Com vendas mundiais consolidadas de 1 461 000 unidades no mundo em 2007 (veículos montados + CKD), a Citroën apresenta um crescimento de 3,9% em relação a 2006, ou seja, o resultado mais forte dos últimos quatro anos.
Estes bons resultados devem ser creditados a uma atividade ainda mais agressiva da Marca na Europa – notadamente na França e na Itália – e a um forte dinamismo na região do Mercosul.
Eles também se explicam pela atratividade de uma gama coerente e ampliada, marcada este ano pelo sucesso da família C4 Picasso, do SUV C-Crosser e do C4 Pallas e Sedan, respectivamente no Brasil e na Argentina. O Grand C4 Picasso (foto), com seu estilo moderno e excelente conteúdo tecnológico, começa a ser vendido no Brasil já no segundo trimestre deste ano.
Europa: crescimento em volumes e participação de mercado Num mercado de renovação de concorrência e estável (+0,7%), os emplacamentos da Citroën totalizam 1.107.000 unidades, com alta de 2,6%. O market-share da marca chegou a 6,6% contra 6,4% no ano anterior.
A Citroën lidera o segmento dos monovolumes compactos: um em cada cinco carros vendidos na Europa é um Citroën. O C1, o C3 e o Berlingo continuam registrando bom desempenho. França: forte crescimento em volumes de automóveis Num mercado VP/VUL (automóveis/comerciais leves) em alta de 3,5%, as vendas da Citroën cresceram 5%.
A fatia de mercado da marca se estabiliza em 13,8% contra 13,6% em 2006. Somente no segmento de automóveis, a Citroën apresentou crescimento mais forte em volumes com quase 20.000 veículos suplementares vendidos (+7,5%).
A penetração da marca ganhou meio ponto para estabilizar-se em 13,4%. Estes bons resultados, mais especificamente obtidos nas vendas a pessoas físicas e jurídicas, apóiam-se notadamente no sucesso da família C4 Picasso, responsável por 73.000 unidades vendidas em 2007.
O market-share entre os comerciais leves chegou a 15,6% em 2007 contra 17% no ano anterior. Com um aumento de pedidos no último trimestre, a penetração da marca chegou 16,5% em dezembro.
Espanha: Citroën é líder pelo segundo ano consecutivo Num contexto de ligeira queda do mercado VP/VUL (-1%), a Citroën conserva sua posição de líder com quase 203.000 veículos vendidos e uma penetração de 10,7%.
A marca consolida seu 1° lugar no mercado de automóveis com quase 155.000 vendas, principalmente pelo sucesso combinado do C4 Picasso e do Xsara Picasso, que lideram o segmento dos monovolumes compactos com 28% de penetração.
Embora com uma queda em volume, a Citroën manteve sua liderança entre os utilitários leves com 47.000 unidades e uma penetração de 17,1%. Itália: Citroën assume a liderança em automóveis Num mercado VP/VUL em progressão de 6,2%, animado por uma fiscalização ambiental atrativa, a Citroën aumentou seus emplacamentos de 9,8% com 143.000 unidades.
A fatia de mercado da marca chegou a 5,3% contra 5,1% em 2006. A Citroën passa a ser a 1a marca francesa no mercado de automóveis com mais de 131.000 veículos vendidos (+7,1%) e 5,3% de penetração.
As vendas do C1 e do C3 aumentaram quase 25%. A Citroën é líder do segmento dos monovolumes compactos diante do grande sucesso da família C4 Picasso/Xsara Picasso. A marca cresceu 57% mesmo num mercado de utilitários leves em queda de 1,2%, apoiada nos sucessos do Jumpy e do Jumper.
Reino-Unido: crescimento em utilitários leves Num mercado VP/VUL em alta de 2,8%, as vendas da Citroën cresceram 2,9%, com o marker-share estável em 4,5%. Com quase 20.000 emplacamentos, a família C4 Picasso conheceu amplo sucesso logo no seu primeiro ano de comercialização. No segmento de utilitários leves em alta de 4,2%, os emplacamentos da Citroën cresceram 5,2% com a participação de mercado chegando a 7,4%.
As vendas do Jumpy cresceram 25% e o Berlingo realizou sua melhor performance desde seu lançamento com mais de 15.000 unidades. Alemanha: participação inédita de 5% Num contexto de queda global do mercado VP/VUL (- 7,9%), a fatia de mercado da Citroën chegou a 2,5%, num quadro de queda de volumes no segmento de automóveis (-9,1%).
Mesmo assim, a marca aumentou seu market-share para 3,8% em 2007 contra 3,3% em 2006. O C1 aumentou suas vendas em 8%, e os resultados acumulados da família Xsara Picasso/C4 Picasso cresceram 34%. Num segmento de utilitários VUL em nítido crescimento (+12,6%), as vendas da Citroën subiram 37,3% principalmente pelo sucesso do Jumpy (+67%) e do Jumper (+49%).
A marca chegou a 5,13% de penetração entre os utilitários leves, o melhor índice de todos os tempos. Forte crescimento no Mercosul Brasil: Num mercado VP/VUL muito dinâmico que cresceu 27,6%, a Citroën totalizou quase 50.000 unidades e apresentou um crescimento de 43,2% e uma penetração de 2,1%.
O C3 Flex e o Xsara Picasso obtiveram excelentes resultados: o primeiro representou 57% das vendas de automóveis da marca, enquanto o segundo manteve sua posição de líder no segmento dos monovolumes. O C4 Pallas, desde seu lançamento em setembro, somou 6 700 vendas.
Argentina: O mercado argentino continuou sendo o terceiro em volume na América Latina com 532.000 emplacamentos, ou seja, 26% a mais do que em 2006. Neste contexto, a Citroën ampliou suas vendas em 46,4% e chegou a um market-share de 4% contra 3,5% em 2006.
Estes bons resultados são devidos principalmente às vendas do Berlingo VP/VUL, que cresceram 58% em relação a 2006, e ao sucesso do C4 Sedan, que já líderou o seu segmento nos dois últimos meses do ano (4.000 unidades vendidas desde o lançamento em julho).
China: ano de transição Num mercado de 5.300.000 veículos, em crescimento de mais de 25%, os emplacamentos da Citroën não cresceram (-1,6%), como reflexos de dois fatores muito importantes: o ano passado foi um ano de transição para a marca, tanto em termos de produto e de estrutura comercial.
A queda em volume da gama tradicional com base no ZX não foi compensada pelos bons resultados dos novos modelos, principalmente do novo Xsara Picasso e do C-Triomphe, que venderam o dobro em volume. Na área comercial, as estruturas de vendas e de distribuição foram profundamente remanejadas ao longo do ano. Citroën: gama mais ampla, coerente e atrativa.
Com o C4 Picasso (versão 5 lugares) comercializado desde março, incluindo o Grand C4 Picasso (7 lugares) e o Xsara Picasso, a Citroën vendeu 314.000 monovolumes compactos ao longo do ano 2007, ou seja, cerca de 20% de penetração no segmento.
A marca também ultrapassou muito os objetivos iniciais. O C-Crosser, lançado a partir de julho na França e na Europa, totalizou mais de 10.000 pedidos e tem registrado grande satisfação por parte de seus usuários.
Modelos atuais mantêm bom desempenho • O C1, com 100.000 unidades vendidas, entrou para o grupo dos líderes entre os veículos econômicos e ecológicos. • O C3, no seu quarto ano de vida, manteve-se ao nível histórico de 2006 com 267.000 unidades. • O C6 consolidou sua posição no segmento H com vendas em alta de 6% sobre o ano anterior e uma fatia de mercado de 2,5% na Europa. • O Berlingo manteve-se em seu nível histórico do ano anterior com 185.000 unidades.
A versão de passageiros manteve sua liderança no segmento dos ludospaces. • O Jumpy e o Jumper viram suas vendas crescerem respectivamente 14% e 31%. O Jumpy foi eleito veículo utilitário do ano na Europa.
Performance da Citroën no meio-ambiente Citroën dispõe de uma gama acessível e de bom desempenho ambiental, considerando-se que um em cada dois veículos vendidos pela Citroën na Europa emite 140g ou menos de CO2 por km e que um em cada quatro emite 120 g ou menos de CO2 por km. Estes resultados conferem à marca um status de líder na área do meio-ambiente.
Citroën: liderança consolidada no comprometimento ambiental • AIRDREAM® : assinatura ambiental que permite identificar os veículos da gama cuja performance elevada se inscreve conjuntamente nas áreas do CO2, da fabricação industrial e dos materiais. • -C4 Bioflex : lançado em setembro de 2007 na França e na Suécia, ele se insere nos objetivos da marca de oferecer ampla e eficaz gama de produtos na área dos bio-combustíveis. • C-Cactus: carro-conceito que ilustra o veículo essencial para a Citroën.
O C-Cactus é um sedan ecológico com estilo atrativo e lúdico, equipado com um conjunto hibrido de tração com motor HDi, vendido pelo preço de um C4 de início de gama. Fatos marcantes de 2007
C42: Vitrine temática – Inaugurada no fim de setembro nos Champs Elysées em Paris, a exposição do número C42 da Avenida dos Champs Elysées recebeu 600 000 visitantes em três meses. O tema da inovação sustentável, escolhido como primeiro tema da exposição, deu lugar em dezembro à exploração do espírito de aventura da marca e do esporte.
Motorsport: sucesso de Loeb e Elena com o C4 WRC – Sébastien Loeb e Daniel Elena ganharam o quarto título consecutivo de campões mundiais de rali com o C4 WRC (8 vitórias em 2007). A Citroën conquistou o segundo lugar na classificação das equipes. Sébastien Loeb e Daniel Elena também foram eleitos « Campeões dos Campeões Franceses de 2007 » pela redação do jornal L’EQUIPE.
Perspectivas 2008: aceleração continuada O ano de 2008 será beneficiado pelo pleno potencial dos veículos lançados com sucesso em 2007, principalmente em relação ao C4 Picasso, ao C-Crosser e ao C4 Sedan na Argentina e ao C4 Pallas no Brasil. • Ofensiva no segmento M2 : Novo C5, sedan de status e perua dinâmica Apresentado à imprensa em outubro de 2007, este carro de passeio inteligente, concentrado de tecnologia e de inovações, ele se destaca por um estilo arrojado e estatutário bem como por uma qualidade visual reforçada, um grande espaço interno e performances elevadas. Ele se posiciona como um verdadeiro veículo de conquista destinado em fidelizar e seduzir clientes tais como as empresas e as frotas. Ele será comercializado a partir da primavera de 2008 na Europa.
• Ofensiva em utilitários: NEMO, Novo BERLINGO e BERLINGO FIRST Quase um veículo Citroën em cada cinco vendidos no mundo é um VUL e quase um VUL em cada 10 vendidos na Europa em 27 países é um veículo da Marca. A operação VUL representa então um desafio importante para Citroën. Em 2008, a gama VUL da Citroën será mais ampla e mais completa do que nunca.
Depois das novas versões dos Jumper e Jumpy, respectivamente em 2006 e 2007, dois novos VUL serão comercializados este ano. • O Nemo VUL, novo pequeno utilitário astucioso, econômico e robusto, aceita uma carga útil até 610 kg e constitui o início da gama VUL da Citroën. Ele será comercializado na França em fevereiro e, em seguida, mais amplamente na Europa ao longo do primeiro semestre.
• O Novo Berlingo VUL alia estilo dinâmico e moderno a uma funcionalidade notável, bem como a prestações de conforto e de segurança excepcionais. Ele oferece uma capacidade de carga até 850 kg. O Novo Berlingo será comercializado no segundo trimestre 2008 junto com o Berlingo atual que passa a ser BERLINGO FIRST (acabamento de início de gama).
Ofensiva no segmento dos ludospaces: BERLINGO e NEMO O Berlingo criou o segmento dos ludospaces como líder incontestável deste segmento desde 2003 na Europa.
• O Novo Berlingo VP reconduz o caráter familiar e ultrafuncional de seu antecessor e reforça sua personalidade com um design ao mesmo tempo dinâmico e valorizador. Ele oferece um conforto similar ao de um sedan, e adota uma praticidade inspirada dos monovolumes, além de oferecer um comportamento dinâmico de referência em estrada. O novo BERLINGO será comercializado no segundo trimestre 2008, juntamente com a versão VUL.
• O Nemo VP se beneficia das vantagens da versão utilitária em termos de modernidade, de compacidade e de capacidade e completa a oferta proposta pelo novo Berlingo, apresentando-se como opção econômica e de qualidade no início da gama VUL. Ele será comercializado no decorrer da primavera 2008.