A BMW é a primeira fabricante de carros Premium a oferecer uma frota de veículos elétricos a 500 clientes especiais para uso diário.
A fábrica, conhecida por seus carros de grande desempenho e agilidade, garante que seu novo carro de emissões zero não abandona a alegria de dirigir
O Mini E tem um motor elétrico de 150 kW (204 hp), uma bateria recarregável de íons de lítio de alto desempenho e uma caixa de câmbio de estágio único (uma só marcha) helicoidal quase absolutamente silenciosa.
O carro, que funciona sem emissões, será entregue inicialmente a clientes selecionados, tanto privados como corporativos, como parte de um projeto piloto nos estados americanos de Califórnia, Nova York e Nova Jersey. A BMW pensa em estender este projeto piloto à Europa, mas ainda não se decidiu.
O trem de força elétrico produz um torque máximo de 220 Newton metros, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada a 152 km/h.
O sistema de suspensão foi elaborado para trabalhar com a nova distribuição de peso, garantindo a estabilidade e a agilidade características da marca.
A unidade de armazenamento de energia é uma bateria de íons de lítio feita especificamente para uso no Mini E, que será disponível apenas como um veículo de dois lugares – já que o espaço anteriormente dedicado aos passageiros de trás é agora ocupado pela bateria, que tem capacidade máxima de 35 quilowatts hora (kWh) e entrega energia ao motor elétrico sob a forma de corrente direta a 380 volts nominais. Ela é composta de 5.088 células agrupadas em 48 módulos, acondicionadas em três elementos compactos.
Seus componentes básicos são baseados no mesmo princípio tecnológico utilizados nos telefones celulares e nos computadores portáteis.
A bateria pode ser plugada em qualquer tomada elétrica para ser recarregada, com tempo de recarga total dependendo da tensão e amperagem fluindo pela rede. Nos Estados Unidos os usuários poderão recarregar a bateria que estiver completamente drenada em tempo bastante curto, através da utilização de uma ‘caixa de parede’ que vem com cada Mini E.
Esta caixa será instalada na garagem do cliente (privativa e fechada) e garantirá uma amperagem mais alta que permitirá recargas em tempos muito curtos – tipicamente, duas horas e meia. A recarga total puxa um máximo de 28 kilowatt horas da rede. Cada kilowatt hora equivale a um uso de 8,65 km.
Esta bateria, de trabalho pesado, entrega sua energia a um motor elétrico montado transversalmente sob o capô.
O torque máximo de todo motor elétrico ocorre a zero rpm, o que significa acelerações ótimas, sempre melhores do que a de um motor a combustão interna de potência semelhante. O motor elétrico, quando o motorista tira o pé do pedal acelerador, passa a agir como gerador, e portanto como freio-motor. A energia cinética recuperada é entregue de volta à bateria.
Em trânsito urbano, cerca de 75% de toda a desaceleração do veículo pode então ser feita sem o uso dos freios de serviço.
O Mini E pesa 1.465 kg, distribuídos quase exatamente 50/50, e seu sistema de controle eletrônico de estabilidade dinâmica está adaptado às cargas de roda específicas para este modelo.
Seu sistema de freios vem com uma recém-desenvolvida bomba elétrica de sub-pressão. Já o sistema de assistência elétrica da direção é o mesmo dos Mini de produção normal. Os dois sistemas reagem às condições momentâneas de uso e são muito eficientes, levando em conta até mesmo o uso eventual do compressor elétrico do ar-condicionado.
Identificá-lo na rua vai ser fácil: ele é pintado em duas cores, prata escura em baixo e prata clara em cima, com seu número de série marcado nos repetidores laterais de pisca-pisca. Mais visível ainda é o logotipo amarelo, mostrando um plugue de força na forma de um E sobre o fundo prata.
Este logotipo é usado, menor, também na frente e na traseira da capota, na tampa da entrada do carregador, no painel de instrumentos e na ombreira das portas. Detalhes amarelos estão também nas bordas da capota, nas carcaças dos retrovisores e em vários pontos do interior.
No painel de instrumentos, bem em frente ao motorista, está um indicador de descarga e do nível de energia ainda existente na bateria, mostrado em percentuais. O consumo é indicado em vermelho, e a recuperação em verde.
Os 500 Mini E estão sendo produzidos nas mesmas plantas do Mini comum, em Munique, na Alemanha, e em Oxford, na Inglaterra – e todos deverão estar prontos até o fim do ano.
Engenheiros da BMW manterão contato próximo com esses clientes, analizando tanto os carros como a maneira como estão sendo dirigidos. Os clientes ficarão com o carro por leasing durante normalmente um ano, com opção de extensão.
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