Empresa foi a primeira a lançar veículo com a tecnologia no País. BlueMotion Total Flex esteve na 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis
A indústria automobilística nacional comemorou a marca de 7 milhões de veículos bicombustíveis produzidos no Brasil.
Destes, 27% carregam o emblema da Volkswagen, empresa pioneira na fabricação dos modelos no País. O sucesso da tecnologia foi celebrado durante a 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, promovida pela Apex-Brasil entre os dias 17 e 21 de novembro, em São Paulo.
No evento, a montadora também apresentou mais uma inovação que chega ao mercado nacional: os carros BlueMotion equipados com motor Total Flex.
A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa da indústria automobilísitica a oferecer aos seus consumidores um carro com motorização bicombustível.
O evento de lançamento da tecnologia aconteceu em março de 2003, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), durante as comemorações dos 50 anos da Volkswagen no País.
Durante a festa, o Gol Total Flex número 1 foi abastecido com álcool e gasolina pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O carro, líder de vendas no Brasil há 22 anos consecutivos, acrescentou mais este pioneirismo a sua lista de inovações, que inclui itens como a introdução da injeção eletrônica de combustível no Brasil (Gol GTi, em 1988).
Hoje, cinco anos após o lançamento, toda a linha nacional da Volkswagen é equipada com motores Total Flex. Em qualquer modelo, o consumidor pode escolher qual tipo de combustível vai utilizar na hora de abastecer ou até misturá-los em qualquer proporção.
“A tecnologia bicombustível é democrática e sustentável. Ela proporciona liberdade de escolha para o cliente e utiliza um dos únicos combustíveis renováveis produzidos em larga escala: o etanol. Temos o compromisso de oferecer estes benefícios aos nossos consumidores e por isso estamos sempre inovando”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Novas tecnologias – Pioneira no lançamento de tecnologias revolucionárias, a Volkswagen do Brasil inova mais uma vez. Agora, a marca apresenta no Brasil o conceito BlueMotion, que foca a consciência ambiental e tem como objetivo principal a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2.
Na Europa, o conceito BlueMotion está sendo empregado com sucesso pela montadora em diversos modelos movidos a diesel. A Volkswagen do Brasil é a pioneira na aplicação deste conceito em motores de ciclo Otto.
No País, o programa terá como ponto de partida os modelos Polo, Fox e Novo Gol equipados com motor VHT (Volkswagen High Torque) 1.6 Total Flex.
Os três foram apresentados como protótipos no estande da Volkswagen no 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que terminou no último dia 9.
Os modelos BlueMotion nacionais ainda estão passando por uma profunda fase de estudos, mas já se sabe que eles terão uma redução de até 15% no consumo de combustível. Para chegar a estes resultados, os veículos BlueMotion recebem uma série de melhorias mecânicas, eletrônicas e aerodinâmicas.
São utilizados materiais mais leves, suspensões rebaixadas, peças que melhoram a penetração aerodinâmica, pneus “ecológicos” (que geram menos atrito) e rodas de liga de alumínio.
Também é feito um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, entre outras alternativas. Tudo para aumentar a eficiência e diminuir sensivelmente o consumo de combustível.
Com isso, mais do que oferecer modelos com baixo consumo, a Volkswagen do Brasil pretende oferecer produtos afinados com as causas ambientais e com as opiniões dos consumidores que se preocupam com a sustentabilidade.