quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Sistema i-VTEC Flex objetiva potência e economia

Tecnologia presente no Honda City permite o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas

Com única opção de motorização, o Honda City conta com o motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5l em todas as versões (LX, EX e EXL). A tecnologia varia tanto o tempo quanto a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de marcha.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Assim, além de um bom desempenho, o que se vê é economia de combustível e reduzida emissão de poluentes, seja em altas ou baixas rotações.

Destaque – O propulsor do Honda City gera 115 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, e 116 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. O motor possui torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm.

Todas as versões possuem transmissão automática e manual de cinco velocidades, semelhante a utilizada no New Fit e que possibilita oferecer um melhor escalonamento, aproveitando mais o rendimento do motor em diversas faixas de rotação e de carga.

- Publicidade -

Destaque – A terceira geração do sedã dispõe de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection).

O sistema computadorizado conta com um módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo.

A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o desempenho do Honda City.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A versão EXL, a top de linha do modelo, será produzida no mercado nacional com o avançado Paddle-Shift. Trata-se do sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, assim como nos carros de F-1.

Esse item também remete à esportividade. Aliás, o modelo dispõe dos modos “D” (Drive) e “S” (Sport). Neste caso, da primeira à quinta marcha é possível contar com uma relação escalonada para melhor aproveitamento da potência e do torque em condução esportiva.

Destaque – O chassi tem a tecnologia Global Small Plataform, que possibilita a instalação do tanque de combustível, com capacidade de armazenamento de 42 litros, sob o assoalho, centralizado abaixo dos bancos dianteiros.

A suspensão do Honda City está assim distribuída: localizada na parte dianteira, a estrutura McPherson adota molas que anulam as forças laterais, eliminando a necessidade de sobreposição da mola com o amortecedor, o que reduz o espaço necessário para a suspensão.

Isso faz com que os componentes trabalhem suavemente e que as curvas sejam feitas com maior estabilidade, em razão da pouca variação de cambagem ao longo do curso vertical da roda.

Destaque – Na traseira, o eixo atua como se fosse uma barra de torção, criando uma estrutura de alta rigidez da carroceria e dos pontos de fixação, o que beneficia a dirigibilidade.

O posicionamento da bucha do braço oscilante é inclinado, para adequar a força lateral de esterçamento, estabilizando ainda mais o automóvel.

Honda City – Tecnologia

Honda City – Aguarde matéria completa na próxima edição da Revista multimídia Mecânica Online
Saiba mais: http://www.mecanicaonline.com.br/revista

Veja também: Honda City: produzido no Brasil modelo chega com única motorização e três versões
Terceiro automóvel na história da Honda a ser produzido na fábrica de Sumaré, São Paulo, tem motorização única de 1.5 litro disponível nas versões LX, EX e EXL

Fabricado no Brasil, Honda City tem tecnologia como diferencial – Terceiro automóvel na história da Honda a ser produzido na fábrica de Sumaré, São Paulo, tem motorização única de 1.5 litro e está disponível nas versões LX, EX e EXL. Os preços variam de R$ 56.210 a R$ 71.095

SAIBA MAIS:
Matéria completa na Revista multimídia Mecânica Online – Edição 07

(*) Repórter viajou a convite da Honda do Brasil
Mecânica Online – Com Assessoria de imprensa LinkPress/Honda
Fotos: Caio Mattos / Tarcisio Dias

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil