Primeiro caminhão Actros para transporte rodoviário de cargas no mercado brasileiro, modelo 2646 LS 6×4 apresenta novas e avançadas tecnologias Telligent® da Mercedes-Benz: sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, bloqueio de deslocamento para partida em rampa e assistente ativo de frenagem
Reportagem | TARCISIO DIAS
Com Assessoria de imprensa da Mercedes-Benz do Brasil
O mercado de caminhões pesados não está fácil. De janeiro a setembro de 2009 a Mercedes-Benz mantém a liderança como a marca com mais vendas no mercado interno, mas marcas como Scania e Volvo começam a surgir em seu retrovisor ameaçando a ponta.
Para tentar manter a ponta do mercado surgem novos produtos e tecnologias para fazerem diferenciais entre seus concorrentes.
Um dos principais destaques do estande da Mercedes-Benz no Salão Internacional do Transporte – FENATRAN 2009, o Actros 2646 LS 6×4 é o primeiro caminhão da família que chega para o transporte rodoviário no mercado brasileiro. um cavalo mecânico que conta com o motor V6 de 456 cv.
Produzido na Alemanha, o Actros 2646 LS introduz novos padrões de conforto, desempenho, tecnologia e segurança para o transporte de cargas, trazendo para o Brasil avançadas tecnologias, como o câmbio totalmente automatizado sem pedal de embreagem, exclusivo sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, bloqueio de deslocamento para partida em rampa e assistente ativo de frenagem, bem como ABS, ASR e retarder.
Actros foi o grande destaque da Mercedes-Benz na FENATRAN 2009 – Além da tecnologia embarcada, o novo Actros rodoviário se destaca por sua suspensão a ar e pela inédita cabina Megaspace com piso totalmente plano (uma exclusividade da marca no Brasil), assegurando elevados níveis de conforto de dirigibilidade, o que se traduz em melhor desempenho do caminhão e maior produtividade do motorista.
Ele é o primeiro modelo rodoviário da linha Actros que chega ao Brasil com o status de “O Caminhão do Ano 2009”, título conquistado no último Salão IAA em Hanover, na Alemanha.
Com entreeixos de 3.300 mm, o Actros 2646 LS 6×4 permite a utilização de diversos semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, grãos, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner, entre outros.
Este caminhão é indicado especialmente para longas distâncias rodoviárias e para multicomposições, como bitrem (7 eixos e 57 toneladas de PBTC) e rodotrem (9 eixos e PBTC de 74 toneladas).
Ele já atende à resolução Contran 326/09, que, a partir de 1º de janeiro de 2011, tornará obrigatório o uso da tração dupla 6×4 em composições com PBTC de 57 toneladas.
Tecnologias – Lane Guidance System (Sistema de orientação de faixa de rolagem) – Uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda.
Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação.
Lane Guidance System (Sistema de orientação de faixa de rolagem) – Proximity Control System (Sistema de controle de proximidade) – Um exclusivo sensor de radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente.
Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do Actros às variações do tráfego, mantendo uma distância segura, diminuindo assim o risco de eventuais colisões.
Este sistema assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias. Ilustração na figura ao lado.
Active Brake Assist (Assistente ativo de frenagem) – Se o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio do sistema de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos.
Se há risco de colisão, o sistema ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
Este Active Brake Assist funciona acima de 60 km/h. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista.
Este inovador componente do caminhão pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências.
Brake System Telligent® with ABS and ASR (Sistema de Freios com ABS e ASR) – Além de ampliar a eficiência de frenagem, o Telligent® assegura maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, controlando o funcionamento do ABS e do ASR. Permite também a equalização do desgaste das pastilhas de freio.
O sistema antibloqueio de rodas ABS permite a dirigibilidade do caminhão nas frenagens de emergência ou pisos escorregadios, aumentando sensivelmente a segurança. O ASR garante o controle da tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência.
Roll Back Prevention (Bloqueio de deslocamento para partida em rampa) – Este dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, sem necessitar do acionamento do freio de estacionamento, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré. Isso traz maior conforto para o condutor e mais segurança para o caminhão.
Mecânica Online – Câmbio totalmente automatizado, sem pedal de embreagem – Importante novidade do trem-de-força do Actros 2646 LS é o exclusivo câmbio PowerShift G 330 de 12 marchas, solução desenvolvida e produzida pela própria Mercedes-Benz.
Trata-se de um câmbio totalmente automatizado, que não utiliza pedal de embreagem. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista.
Dessa forma, fica sempre em posição ideal, independentemente da altura do banco, e o motorista pode realizar os comandos com simples movimentos.
Ao selecionar e acoplar automaticamente as marchas com precisão, o PowerShift torna os engates rápidos e suaves, proporcionando elevados padrões de conforto, desempenho e segurança.
Isso facilita o trabalho do motorista, que pode ficar com a mão no volante por mais tempo, concentrando-se na direção do caminhão, resultando numa condução mais eficiente e segura.
“Graças a sua avançada tecnologia, o câmbio PowerShift aproveita integralmente a força do motor eletrônico OM 501 LA de 6 cilindros em V (potência de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 224 mkgf a 1.080 rpm), com excelentes níveis de desempenho e com redução no consumo de combustível”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto – Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
A harmonia do trem-de-força é complementada pela embreagem dupla, um diferencial da marca, que assegura mais força para a transmissão do caminhão, maior durabilidade e maiores intervalos de manutenção. E também pelos robustos eixos traseiros H7 com redução nos cubos, com capacidade técnica para 9,5 toneladas cada um.
Câmbio totalmente automatizado – Freios – O Actros 2646 LS é equipado, de série, com freios a disco em todas as rodas.
Pode também receber o retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, ampliando ainda mais os níveis de segurança, garantindo maior eficiência e minimizando o desgaste dos componentes do freio de serviço.
A utilização do retarder pode evitar o uso do freio de serviço em cerca de 85% das operações.
Suspensão – O robusto e exclusivo conjunto de suspensão a ar do Actros rodoviário, com 4 bolsões por eixo, oferece um comportamento excelente em termos de estabilidade, resistência ao balanço, precisão direcional e conforto.
Garante ainda máxima tração, melhorando o desempenho geral do caminhão. Esse avançado sistema de suspensão inclui a regulagem de nível Telligent®, que permite a fácil e rápida adequação do cavalo-mecânico às diferentes alturas dos semirreboques.
Mercedes-Benz Actros 2646 LS 6×4 – Conforto – O Actros 2646 LS estabelece no mercado brasileiro um novo padrão de conforto com a cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade.
Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros, essa espaçosa cabina proporciona comodidade para o motorista em todas as circunstâncias, seja como posto de trabalho, sala de estar ou dormitório. O parabrisa de grande superfície e as amplas janelas laterais proporcionam excelente visão panorâmica.
Os diversos compartimentos tornam ainda mais práticas e prazerosas as atividades do motorista no interior da cabina. Uma geladeira de 25 litros oferece espaço apropriado para acomodação de alimentos, sucos e águas.
A cama luxo da cabina Megaspace é um destaque à parte, contando com três compartimentos para objetos e pertences sob o confortável colchão apoiado sobre molas, um diferencial da marca no mercado. Dois desses compartimentos também são acessíveis pelo lado de fora da cabina.
O bem-estar a bordo é incrementado pelo sistema de ar condicionado, que inclui um equipamento auxiliar de condicionamento de ar que funciona mesmo com o caminhão desligado. Esta é mais uma exclusividade da Mercedes-Benz no mercado brasileiro.
O elevado padrão de conforto deve-se ainda a itens como banco e volante de couro sintético, banco pneumático para o motorista e banco do acompanhante com encosto e assento rebatíveis, o que permite maior flexibilidade do uso do espaço interno da cabina.
A cabina Megaspace surpreende também pelo design arrojado e estilo moderno. Externamente, chamam a atenção os defletores aerodinâmicos laterais e de teto, rodas de alumínio polidas, paralamas com anti-spray, faróis bixenônio, faróis de neblina e a estrela Mercedes-Benz iluminada. No interior da cabina, sobressai o acabamento interno em aço escovado.
Os novos padrões de segurança são complementados com o airbag para o motorista e cintos de segurança de três pontos.
Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico e amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, pode ser equipada com sensor de chuva com acionamento automático dos faróis.
O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do “Eco-meter”, indicador de faixa econômica de condução do caminhão.
As operações de verificação e manutenção são facilitadas pelo basculamento eletropneumático da cabina.
Equipado com dois tanques de combustível – o principal de 550 litros e o auxiliar de 280 litros – o Actros 2646 LS tem capacidade total para 830 litros de diesel, o que resulta em excelente autonomia, fator importante para a aplicação rodoviária.
Active Brake Assist (Assistente ativo de frenagem) em ação