sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ford anuncia os vencedores do 14º prêmio de Conservação Ambiental

Com assessoria de imprensa da Ford do Brasil

A Ford anunciou na noite da terça-feira, 9, os vencedores do 14º Prêmio Ford de Conservação Ambiental, que este ano teve uma das disputas mais concorridas, com 192 inscritos em cinco categorias.

- Publicidade -

Considerado um dos reconhecimentos mais importantes da área, desde 1996 ele incentiva o trabalho de pessoas e instituições dedicadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável no Brasil.

Os vencedores são: o entomólogo Vitor Becker (Conquista Individual), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas (Negócios em Conservação), Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Meio Ambiente nas Escolas), Programa Biota/Fapesp – Instituto Virtual da Biodiversidade (Ciência e Formação de Recursos Humanos); e Elring Kliger (Fornecedor).

O troféu e o prêmio de R$20 mil a cada participante serão entregues durante a solenidade que será realizada em Salvador, com exceção à categoria Fornecedor, que recebe uma homenagem e também o troféu da montadora.

- Publicidade -

“Preservar o meio ambiente é um desafio de toda a sociedade. O Prêmio Ford de Conservação Ambiental nasceu dentro dessa visão e tem cumprido o seu papel de promover o trabalho feito em diferentes áreas”, diz Rogelio Golfarb, diretor de Comunicação e Assuntos Governamentais da Ford para a América do Sul.

Em suas catorze edições, o prêmio já destacou 65 personalidades e entidades e reuniu mais de 1.800 projetos inscritos, que formam um inventário abrangente do trabalho ambiental no país. Conheça, a seguir, o trabalho dos premiados.

Victor Becker – Com uma história de vida voltada ao meio ambiente e à biodiversidade, o entomólogo Victor Becker foi o vencedor da categoria Conquista Individual.

- Publicidade -

Apaixonado pela natureza, trabalhou em diversas instituições internacionais e mantém uma reserva particular para proteger uma porção significativa de Mata Atlântica, sem interesse financeiro e com recursos próprios.

Entre suas obras destacam-se a segunda maior coleção de mariposas e borboletas neotropicais, uma biblioteca particular sobre Lepidóptera com mais de 5.000 títulos, um centro de pesquisas aberto para a comunidade científica e a criação da organização não-governamental Instituto Uiraçu (IU).

Mesmo aposentado, não parou de trabalhar e ainda envolve a família em seus trabalhos, ensinando a importância da conservação do meio ambiente.

Instituto de Pesquisas Ecológicas – O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, vencedor da categoria Negócios em Conservação, destaca-se como um empreendimento-modelo voltado à sustentabilidade.

Seu objetivo principal é gerar alternativas de renda para as comunidades residentes nos locais onde atua, em parceria com a iniciativa privada.

Projeto inovador, conta com pessoas capacitadas e oferece diversos cursos altamente conceituados. Assim, tornou-se um grande prestador de serviços tanto para empresas como para a comunidade, organizações não-governamentais e sociais, fazendo da sustentabilidade o seu negócio.

Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), vencedora na categoria Meio Ambiente nas Escolas, capacita jovens para a produção de instrumentos musicais, junto com o manejo sustentável de madeiras da Amazônia. Desse modo, contribui para o desenvolvimento social e individual do cidadão.

O trabalho da OELA é pautado por valores éticos, sociais e ambientais. Ela utiliza as artes da luthieria e da marchetaria para ajudar os alunos a estruturar a sua personalidade não só como profissionais, mas principalmente como cidadãos, unido o desenvolvimento intelectual com o humano e o social.

Instituto Virtual da Biodiversidade – O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, conhecido como Programa Biota/Fapesp, da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, foi o vencedor da categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos.

Em dez anos, o programa financiou 90 projetos de pesquisa e treinou mais de 500 alunos, mestres, doutores e pós-doutorandos. Esse trabalho deu origem à descrição de mais de 1.000 espécies novas e mais de 750 artigos publicados em revistas científicas do Brasil e do exterior, 16 livros e dois atlas.

Elring Klinger – A Elring Klinger, vencedora na categoria Fornecedor, mantém um sistema de gestão ambiental completo na empresa, com gerenciamento de resíduos, inventário de emissão de gases de efeito estufa, projeto de compensação de carbono e programas de educação ambiental.

Além disso, investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, como células de combustível e recuperadores de energia das frenagens dos veículos, e processos de fabricação mais limpos, com a eliminação de resíduos e substâncias poluentes.

Prêmio Ford – Da esq. para a dir. Andréa Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE, ganhador da categoria Negócios em Conservação, Victor Becker, ganhador da categoria Conquista Individual, Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, Charlene Ribeiro, representante da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, e Hanz Eckert, diretor geral da vencedora da categoria fornecedor, a Enring Klinger do Brasil.

Matéria completa na Revista multimídia Mecânica Online número 9
Saiba mais: http://www.mecanicaonline.com.br/revista

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn