A PSA Peugeot Citroën investirá R$ 1,4 bilhão até 2012 para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil
A PSA Peugeot Citroën investirá R$ 1,4 bilhão até 2012 para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil.
O anúncio foi realizado por Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, na presença de Sérgio Cabral Filho, Governador do Rio de Janeiro, estado onde está localizado o Centro de Produção do Grupo PSA no país.
O investimento será destinado, principalmente, ao desenvolvimento de novos projetos de veículos das marcas Peugeot e Citroën e de novos motores.
Ele permitirá também o aumento da capacidade de produção do Centro de Produção de Porto Real.
O novo investimento vem se juntar as recentes ações que visam reforçar a presença do Grupo PSA no Brasil e na América Latina e acelerar sua participação nas zonas consideradas prioritárias para o desenvolvimento internacional da empresa.
Em julho do ano passado, a empresa inaugurou uma Unidade de Usinagem de Motores no Centro de Produção de Porto Real.
Já em janeiro deste ano, a empresa contratou 700 novos funcionários para a implantação do terceiro turno de produção de veículos e motores na unidade industrial e, assim, atender a crescente demanda do mercado automotivo no Brasil e na América Latina. Este terceiro turno entrou em atividade no último dia 18 de fevereiro.
Durante a cerimônia realizada no Palácio Laranjeiras, no Rio, Philippe Varin declarou:
“A América Latina e mais particularmente o Brasil são fundamentais para a concretização de nossa ambição de sermos um grupo cada vez mais global. Para preparar seu futuro no continente, a PSA Peugeot Citroën garante recursos para colocar em ação um sólido plano de produtos para suas marcas. Como exemplo, até o fim do primeiro semestre de 2010, a Peugeot lança a picape compacta Hoggar, enquanto a Citroën prepara o lançamento de um novo modelo no segundo semestre. Em paralelo, estamos investindo para aumentar a nossa capacidade de produção em Porto Real”.
Quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90), a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no Brasil desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real.
A unidade industrial já produziu mais de 700 mil veículos desde o início de suas atividades e, atualmente, fabrica os automóveis Peugeot 207, 207 SW e 207 Passion e os Citroën C3 e Xsara Picasso.
A fábrica de motores, inaugurada em 2002, produz propulsores 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina. No ano passado, o Grupo PSA Peugeot Citroën comercializou 151.200 veículos no Brasil e registrou uma participação de mercado de 5%.
Com quase 1.300 patentes em 2009, PSA Peugeot Citroën é o maior depositante francês de patentes – A PSA Peugeot Citroën confirma pelo terceiro ano consecutivo sua posição de maior depositante francês de patentes.
De acordo com a classificação anunciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da França, o Grupo registrou, em 2009, 1.265 patentes, ou seja, 304 patentes a mais do que em 2008.
Apesar do contexto econômico difícil, a PSA Peugeot Citroën prepara o futuro e se dota dos meios necessários para enfrentar os desafios encontrados pela indústria automobilística.
Sua posição como maior depositante francês de patentes reflete não apenas a intensa atividade de inovação do Grupo mas também o envolvimento de seus técnicos e engenheiros nessa dinâmica.
Essas novas patentes vêm reforçar uma carteira de inovações ao serviço das ambições do Grupo e especialmente da ambição de estar um passo à frente em matéria de oferta de veículos com zero emissão de carbono e de design automobilístico.
As patentes abrangem a totalidade de peças e equipamentos que compõem veículos e refletem eixos de inovação estratégicos:
Redução das emissões de CO2 através do controle do motor e da despoluição
Veículos atraentes com inovações no habitáculo
Segurança graças a sistemas de frenagem cada vez mais eficientes
O Grupo considera que este compromisso com a inovação é um de seus trunfos e um verdadeiro potencial de diferenciação» declara Marc Duval-Destin, diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën.
Em 2009, o Grupo PSA investiu 2,1 bilhões de euros em Pesquisa & Desenvolvimento, ou seja, 5,6% do faturamento da divisão automobilística.