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Daily Massimo oferece menor custo operacional e GPS no segmento de 7 toneladas PBT

Com nova suspensão dianteira reforçada e novo sistema de freio pneumático, modelo oferece até 685 kg de carga útil a mais que seu principal concorrente

Reportagem | Tarcisio Dias
Com assessoria de imprensa da Iveco
Sorocaba / SP

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A Iveco apresenta ao mercado de caminhões leves o Daily 70C16 HD Massimo, seu novo caminhão de 7 toneladas de PBT.

Entre outras vantagens, o Iveco Daily Massimo oferece até 685 kg de capacidade de carga a mais que seu principal concorrente e a exclusiva opção de cabine dupla de fábrica para 7 passageiros, incluindo motorista.

Com rodas de 17,5 polegadas, nova opção de entre eixos (4.350mm) e freios a ar no eixo traseiro, tem qualidades de caminhão grande sem abrir mão do conforto, ergonomia e facilidade de condução equivalentes ao de um automóvel.

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Seu custo operacional é o melhor do mercado em operações severas (urbanas). O Daily Massimo também traz de fábrica, como opcional, um GPS com roteirizador Multi Connect, multifuncional que permite o seqüenciamento de até 30 endereços de entregas, reprogramados automaticamente quando ocorre uma mudança inesperada de roteiro.

Essas qualidades fazem do Daily Massimo o máximo em robustez, conforto e eficiência no mercado das 7 toneladas de PBT e ele amplia a modernidade da Iveco em um mercado dominado por veículos de concepção tecnológica antiga.

É ideal para as necessidades da logística urbana e interurbana, na coleta e distribuição de mercadorias, entregas rápidas de cargas de alto volume ou de alto peso específico.

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O Iveco Daily Massimo é uma grande evolução do bem-recebido Daily 70C16, lançado como um sopro de inovação entre os caminhões de 7 toneladas há exatamente dois anos.

Desde então, o Daily 70C16 duplicou o market share da empresa no segmento de 6,1 a 7,9 toneladas de PBT, passando de 4,6% em 2008 para 8,5% em 2009.

“Com o Daily Massimo almejamos uma participação de mercado de mais de 10% já em 2010 e de 12% em 2011, e crescer mais dali em diante”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco America Latina.

Externamente, a diferença mais notável do Iveco Daily Massimo fica por conta da nova grade, com novo desenho e agora na cor preta, a mesma do pára-choque, aumentando visualmente o volume frontal do veículo.

Os pneus maiores elevaram a altura do caminhão cerca de 50 mm. O resultado é um visual mais forte e impactante. Uma faixa lateral na porta traz o nome da versão (70C16HD Massimo).

O roteirizador com GPS MultiConnect, desenvolvido em conjunto com a Magneti Marelli e oferecido como opcional, inclui a inédita possibilidade de seqüenciamento de até 30 endereços de entrega, que são reprogramadas automaticamente toda vez que ocorre uma mudança inesperada de roteiro.

E esse é mais um exclusivo elemento de eficiência do produto. O aparelho vem instalado no local normalmente destinado ao espelho retrovisor interno, posição ideal, pois fica à altura dos olhos.

7,0 TONELADAS DE PBT E MAIOR CAPACIDADE DE CARGA – Projetado dentro do Centro de Desenvolvimento de Produto em Sete Lagoas (MG), o Iveco Daily Massimo é fruto da filosofia da Iveco em ouvir seus clientes no processo de criação de um produto. A opinião de usuários do Daily 70C16 e também de produtos da concorrência foi determinante no projeto.

“Este é um mercado de grandes e pequenas empresas, do transporte porta-a-porta urbano e interurbano, de viagens normalmente curtas, muito pára-e-anda”, explica Marcello Motta, gerente de plataforma de caminhões Leves e Médios da Iveco.

“O comprador deste segmento busca eficiência no custo operacional, durabilidade do produto e conforto para o motorista, exatamente tudo o que o Daily Massimo oferece”, diz o engenheiro.

O pedido por superior eficiência foi atendido com a adoção de novos pneus 215/75, rodas de 17,5 polegadas e suspensão dianteira reforçada. Com isso, o PBT aumentou 400 kg, passando a 7,0 toneladas. A capacidade de carga também aumentou em 400 kg.

“O cliente também pede flexibilidade”, diz Cristiane Nunes, gerente de Marketing do Produto da Iveco. Por isso, um novo entre eixos de 4.350 mm agora faz parte da especificação técnica, ao lado do 3.750 mm já existente.

No primeiro caso a capacidade de carga é de 4.420 kg, e no segundo, 4.525 kg. Na prática, isso significa até 685 kg (ou 18%) a mais que seu principal rival.

O que o principal concorrente carrega em 10 viagens, o Daily Massimo consegue levar fazendo oito e meia viagens, ou seja, ele é mais produtivo para o transportador.

Em qualquer situação, robustez do caminhão é garantida pelo chassi Iveco construído com aço especial de alta resistência. As longarinas são planas, o que permite fácil adaptação de implementos.

No caso da cabine dupla de fábrica, a capacidade de carga é de 4.300 kg. BAIXOS CUSTOS OPERACIONAIS, AINDA MAIS NA APLICAÇÃO URBANA – A concepção moderna confere ao Daily Massimo vantagens ainda maiores quanto ao custo operacional.

Um exemplo é a manutenção, especialmente em aplicações severas (ciclo urbano, que exige mais do powertrain).

Enquanto o Daily Massimo pede a troca de óleo de motor a cada 20.000 km (e 7,6 litros por troca), o principal concorrente exige 15.000 km (e 9,8 litros por troca). Quer dizer: só de óleo de motor o Daily Massimo representa economia de 40%.

Nas trocas de óleo do câmbio o Daily Massimo é 60% mais econômico, com trocas a cada 120.000 km contra 40.000km do principal concorrente. E 50% mais econômico nas trocas de óleo do eixo traseiro.

“Historicamente, o Iveco Daily tem baixíssimo custo de manutenção e pesquisa independente mostrou que isso é ainda mais verdadeiro no caso do Daily Massimo”, revela Mauricio Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco.

“Levando em conta freqüência, conteúdo e preço de peças, somos imbatíveis na aplicação severa (urbana) e nenhum concorrente é melhor na aplicação mista (urbana e rodoviária)”.

Aplicações severas e mistas compõem 90% do perfil de utilização do segmento de 7 toneladas.

Nestas aplicações, o motor Iveco-FPT F1C do Daily Massimo de 155cv é o mais potente e o mais econômico da categoria.

Trata-se de um propulsor diesel de última geração, eletrônico (os concorrentes são mecânicos), com quatro válvulas por cilindro, distribuição por corrente, sistema de injeção commom rail, homologado para utilizar o B5 e preparado para o Euro V.

O torque máximo de 400 Nm é entregue de forma constante em uma faixa de utilização de 900 rpm, mais ampla que a da concorrência.

Assim, sua utilização é elástica e suave, garantindo ao Daily Massimo agilidade nas arrancadas e na mobilidade, força nas retomadas e facilidade para deslocar-se no trânsito das zonas urbanas. A velocidade máxima é a melhor do segmento.

Para completar, a robusta e eficiente transmissão Eaton FSO-4405B de 5 marchas com overdrive tem engates precisos. Fatores que garantem maior produtividade e reduções no tempo das viagens.

Iveco Daily Massimo – Entrevista com Marcello Motta – SISTEMA DE FREIOS A AR: MAIOR CAPACIDADE DE FRENAGEM – O Daily Massimo traz novo sistema de freios de acionamento pneumático com regulagem automática das sapatas de freio no eixo traseiro (Air over Hydraulic Brake System), com compressor de ar Knorr Bremse LK-15 instalado junto ao motor F1C.

É o mesmo conceito empregado nos caminhões médios e pesados: eixo traseiro com freios a tambor e sistema tipo S-CAM para as operações de serviço e câmara do tipo “spring brake” para estacionamento.

Nas rodas dianteiras, continua o freio a disco hidráulico servo-assistido, de eficiência comprovada.

“Essa combinação garante maior eficiência e segurança nas aplicações típicas do mercado de 7 toneladas”, atesta Motta.

“Além disso, devido à sua concepção simplificada, o sistema reduz os custos, facilita a manutenção e requer menor esforço no momento de parar o veículo”.

“É o único Iveco Daily no mundo com freio a ar”, informa Marcello Motta. “O desenvolvimento deste componente demonstra a capacidade da Iveco em entregar ao cliente brasileiro aquilo que ele pede e precisa”.

Ele lembra que algumas das soluções desenvolvidas no Brasil acabam sendo utilizadas pelas plataformas mundiais da Iveco.

No caso, a nova suspensão dianteira e o sistema de direção desenvolvidos para o Iveco Daily 70C16, por exemplo, acabaram sendo a base para o lançamento de um modelo semelhante no mercado italiano e no mercado russo.

CONFORTO PARA O MOTORISTA E FACILIDADE DE OPERAÇÃO – Todos estes detalhes técnicos amplificam os benefícios da moderna cabina semi-avançada do Daily Massimo, desenhada por Giorgetto Giugiaro, o designer do século.

“Este é o caminhão de 7 toneladas mais confortável do mercado, garantindo uma rotina menos desgastante aos ocupantes e, em conseqüência, maior produtividade”, diz Cristiane Nunes.

As portas são grandes e de ampla abertura. Os degraus de acesso têm reduzida altura em relação ao solo e oferecem acesso mais fácil do que os modelos cujas cabines ficam em cima do motor e exigem uma verdadeira escalada até a chegada ao banco.

Quando comparado aos modelos cuja cabina fica atrás do motor, o Daily Massimo oferece maior visibilidade, segurança e facilidade de manobra, bem como melhor aproveitamento do comprimento do veículo.

O design do interior do modelo é ergonômico e funcional e lembra um automóvel de passeio, seja nos bancos mais confortáveis da categoria, no correto acesso aos comandos, no painel eletrônico, no baixo nível de ruído interno. Os retrovisores são amplos e garantem ao motorista maior visibilidade e segurança.

Com duas versões, Luxo e Exclusive, o Daily 70C16 HD Massimo traz um completo pacote de itens de série e opcionais. A versão Luxo sai de fábrica com preparação para som, direção hidráulica e piloto automático.

Já a Exclusive traz ainda trava, vidro e espelhos retrovisores elétricos. Na lista de opcionais estão disponíveis ar-condicionado, CD Player com MP3 e air bag para o motorista.

SERVIÇO DE PLATAFORMA DE AUTO-SOCORRO: NICHO ESPECIAL – A ampla flexibilidade oferecida pelo Daily Massimo aumenta com a possibilidade de customização do produto, por meio do Programa de Veículos Especiais (PVE).

“Cada vez mais profissional, o transportador brasileiro busca a customização do produto para aumentar sua eficiência”, comenta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco. “Podemos adaptar o Daily Massimo para as necessidades do cliente”.

O Daily Massimo pode ser configurado com mais de 50 tipos diferentes de implementos: baú frigorífico, basculante, baú isotérmico, plataforma hidráulica, tanque, transporte de animais, de botijões, guindaste, bombeiro, baú lonado, transporte de bebidas, coleta de lixo etc.

Com o Daily Massimo, inclusive, a Iveco está criando um novo tipo de veículo no mercado: a plataformas de auto-socorro no segmento de 6,1 a 7,9 toneladas com cabine dupla com garantia de fábrica. Essa configuração amplia o escopo do resgate porque permite transportar, ao mesmo tempo, dois veículos (um sobre a plataforma, outro rebocado).

A cabine dupla, por sua vez, oferece o máximo de conforto aos passageiros dos veículos transportados. “É uma inovação do interesse de seguradoras, concessionárias de automóveis que buscam o melhor serviço aos seus clientes, especialmente no socorro prestado em rodovias”.

VISUAL FORTE GARANTE IDENTIDADE PRÓPRIA AO NOVO MODELO – Um verdadeiro 7 toneladas, o Daily Massimo ganhou identidade própria. O modelo tem uma nova grade frontal que o diferencia do restante da gama Daily: a grade tem novo desenho e vem só na cor preta, a mesma do pára-choque, aumentando visualmente o volume frontal do veículo.

Além disso, em função das rodas e pneus maiores, o caminhão ficou cerca de 50 mm mais alto que o restante da linha Daily.

Essa nova “cara” condiz com a missão desse caminhão de 7 toneladas. É um visual robusto que indica a capacidade do Daily Massimo em agüentar todo tipo de aplicações de sua categoria.

O veículo ganhou também uma nova faixa lateral com o nome Massimo e adesivos alusivos às suas novas características, como 70C16 HD (Heavy Duty – Aplicação pesada) e “Air Brake System”.

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