A divulgação do balanço mundial de vendas da Scania mostra a filial brasileira da montadora sueca como a responsável por 27% vendas de caminhões globais.
Em 2010, a Scania Brasil vendeu 15.408 unidades, com crescimento de 85% frente a 2009.
Esse volume também significou 85% das unidades comercializadas pela marca no mesmo segmento na América Latina.
Ao divulgar os resultados nesse início de fevereiro, o presidente mundial da Scania fez questão de destacar a importância do Brasil nos negócios da empresa e como a Scania se adaptou rapidamente para atender a demanda nacional.
“O mercado brasileiro, que passa por um grande momento econômico, atingiu um patamar de volumes elevado e consistente. A Scania aproveitou as vantagens de sua estrutura de produção global para fornecer componentes a partir de suas unidades industriais européias e atender a forte demanda local”, afirma Leif Östling, presidente mundial da Scania.
Participação das vendas dos veículos da Scania em 2010 em comparação a 2007
O relatório anual divulgado pela Scania também destaca as vendas de ônibus no Brasil, que representaram 13% do total de vendas mundiais e 43% na América Latina.
Segundo Leif, a previsão é que o mercado de veículos pesados continuará aquecido no primeiro semestre de 2011.
“A Scania acredita que a demanda mundial neste começo de ano será similar a identificada durante o segundo semestre de 2010”, ressalta o executivo.
Na América Latina, a Scania comercializou 18.056 caminhões pesados (+89%) e 2.104 ônibus (+48%) em 2010.
No mundo, foram 56.837 caminhões (+54) e 6.875 ônibus (+4). A montadora apresentou um resultado operacional positivo, de 1, 416 bilhão de euros frente a 239 milhões de euros em 2009.
“Os volumes maiores de veículos e serviços e a melhor utilização de nossa capacidade instalada explicam esses resultados positivos”, destaca Leif.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos.
Os produtos de serviços m participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional.
Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.
Em 2010, as receitas totais da Scania alcançaram 78 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,1 bilhões de coroas suecas.