Caravana Siga Bem cobrirá 10 estados brasileiros em seis meses desenvolvendo várias ações, com destaque pelos direitos das mulheres e contra exploração de crianças e adolescentes
Com assessoria de imprensa da MM Editorial
Começou dia 29 de setembro o maior e mais importante projeto de responsabilidade social das estradas brasileiras.
Trata-se da “Caravana Siga Bem”, apoiada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora e que, neste ano, entra em sua quinta edição.
O ponto de partida aconteceu com um grande evento no Posto Sakamoto (km 210,5 da Via Dutra, sentido Rio/São Paulo) e contou com a presença dos dirigentes das duas empresas e ministros de estado ligados às causas de direitos humanos, proteção à mulher e desenvolvimento social.
A Caravana Siga Bem envolve diversas ações de responsabilidade social como a campanha Siga Bem Criança de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes com a divulgação do disque 100 para denúncias; o Siga Bem Mulher, que envolve ações de conscientização alertando sobre como prevenir e eliminar a violência doméstica e familiar contra as mulheres com um canal aberto para ajuda, orientação e denúncias, o Ligue 180; orientações sobre segurança nas estradas e atitudes mais conscientes ao dirigir, bem como em relação ao meio ambiente.
Voltada essencialmente para caminhoneiros, a Caravana Siga Bem cobrirá grande parte do território brasileiro (10 estados), em uma extensão aproximada de 15 mil quilômetros, com caminhões e carretas e fará paradas em postos da nova rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora. Nestas paradas, além das ações sociais, os profissionais da estrada também contarão com atividades de lazer e culturais.
“O grande objetivo é valorizar e conscientizar os motoristas profissionais sobre temas ligados às questões sociais, a segurança e ao meio ambiente”, destaca Wilson Santarosa, Gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, empresa que patrocina a Caravana desde sua primeira edição, em 2004.
Em defesa das mulheres, crianças e adolescentes – Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 200 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,2 milhões de motoristas profissionais em 457 eventos durante 828 dias na estrada.
“Antes da primeira edição da Caravana o disque 100 recebia cerca de 12 denúncias por dia. Na última edição, fruto de uma campanha maciça de conscientização nas estradas, as denúncias envolvendo situação de risco contra crianças e adolescentes já haviam saltado para 90 por dia”, conta Santarosa.
O Siga Bem Mulher é uma ação da Petrobras, desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, que visa conscientizar a população sobre a lei Maria da Penha e divulgar o Serviço Ligue 180, que tem como objetivo orientar as mulheres sobre os seus direitos e divulgar os serviços públicos especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.
Do mesmo modo, o sistema Petrobras contribui para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes através do Siga Bem Criança.
É uma ação que visa divulgar o Disque 100, Serviço da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDH), desenvolvido em parceria com o CECRIA – Centro de Referência, Estudos e Ações sobre as Crianças e Adolescentes.
Rede Siga Bem, compromisso com a excelência e o social – Neste ano, a Caravana Siga Bem, com duração de seis meses, fará 22 paradas nos postos BR identificados com a nova comunicação visual.
“São os postos Premium da rede BR”, explica Luiz Sanches, diretor da rede de postos da Petrobras Distribuidora. De acordo com Sanches, em muitos destes postos a passagem da Caravana marcará, também, a festa de reinauguração do estabelecimento, agora com a marca de excelência da “Rede Siga Bem”.
Um posto com a marca Siga Bem oferece a seus usuários uma série de comodidades e serviços diferenciados, além de seguir, rigorosamente, os padrões de qualidade estabelecidos pela Petrobras Distribuidora para postos com este perfil.
“Nestes postos, os usuários têm a garantia de encontrar produtos da mais alta qualidade, serviços profissionais, segurança efetiva e um sério compromisso com o meio ambiente e as ações sociais capitaneadas pela Petrobras”, destaca Sanches.
Cultura, diversão e segurança – Como já se tornou tradicional em todas as paradas da Caravana, os motoristas e seus familiares, têm a oportunidade de participar de diversas brincadeiras e ações lúdicas, assistir, gratuitamente, espetáculos de teatro, envolvendo temas sociais e ambientais e, também, grandes produções do cinema nacional.
Os espetáculos de teatro, cujo elenco é composto pelos próprios profissionais que acompanham a Caravana ao longo do seu percurso, inclusive seus motoristas, interpretam roteiros relacionados à segurança nas estradas, que também é tema central de palestras ministradas por profissionais do Departamento de Ensino da Polícia Rodoviária Federal.
O objetivo é a conscientização sobre os níveis alarmantes de acidentes fatais nas rodovias brasileiras.
De acordo com estatísticas do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com base em dados da Polícia Rodoviária Federal, no ano passado 7.383 pessoas perderam a vida em acidentes nas rodovias federais.
É uma triste média estatística de 20 mortes por dia em acidentes de trânsito sendo que, na maioria das vezes, houve evidente imprudência ou desrespeito às normas mais elementares de trânsito.
O ano passado foi o pior ano dos últimos 12 anos em acidentes fatais. Em 2008 foram registradas 6.945 mortes nas estradas. E, neste ano, o quadro não apresentou, até agora, melhorias: até junho 4.068 pessoas já perderam a vida em acidentes com veículos nas estradas.
Caminhoneiro do ano – Além das atividades culturais e educativas, a equipe da Caravana aplicará aos caminhoneiros testes de conhecimentos em computadores instalados em carreta lan especialmente desenvolvida.
O conteúdo abordará temas sobre Código Nacional de Trânsito, Mecânica, Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
A cada mês, três motoristas serão selecionados pelo maior número de acertos no menor espaço de tempo.
No final da Caravana, serão 18 motoristas selecionados, mais três por repescagem, perfazendo 21 profissionais que virão a São Paulo e enfrentarão, durante todo o dia, uma bateria de testes, desta vez escritos , orais e práticos, realizados no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, quando será consagrado o “Caminhoneiro do Ano” que, como prêmio, ganhará um caminhão zero quilômetro.
Lançamento da Caravana Siga Bem
Cobertura completa
Na TV: Todas as etapas da Caravana serão transmitidas pelo programa “Brasil Caminhoneiro”, exibido aos domingos, em cadeia nacional, às 10h30, pela Rede Bandeirantes de Televisão.
No rádio: O programa “Siga Bem Caminhoneiro”, ancorado pelo cantor Sérgio Reis e transmitido diariamente em 170 emissoras de todo o País, será o canal oficial da Caravana.
Na WEB: O site www.brasilcaminhoneiro.com.br e o Hot Site www.caravanasigabem.com.br farão a cobertura ao vivo das ações da Caravana nas estradas e interagir com muita informação e entretenimento, levando o roteiro e todos os conteúdos de serviços e cidadania que marcam as atividades da Caravana Siga Bem.
Idealizada pelo Grupo Cobram, empresa de marketing e comunicação que, entre outras atividades, produz o programa “Brasil Caminhoneiro”, a Caravana Siga Bem é a maior ação social e promocional itinerante realizada nas estradas da América Latina.
PERFIL DA CARAVANA SIGA BEM:
Período: outubro de 2010 a março de 2011
Equipe: 30 profissionais
Caminhões/Carretas: 4
Veículos de apoio: 3
Quilometragem total: 15 mil
Número de estados: 10
Número de cidades visitadas: 31