O ano de 2010 também foi muito imporante para o Gol, que fechou o período como líder de vendas do mercado brasileiro pelo 24º ano consecutivo.
O modelo, que foi completamente renovado em 2008, teve vendas de 294 mil unidades, com uma vantagem de mais de 65 mil veículos para o segundo colocado.
Outro modelo que contribuiu para o bom desempenho da Volkswagen em 2010 foi o Fox. Renovado em 2009, o veículo fechou o ano como o quarto carro mais vendido do País, com, aproximadamente, 144 mil unidades comercializadas.
Em junho, o modelo atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2003.
Cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas em toda sua história – os anteriores foram Fusca, Brasília, Kombi e Gol.
Para 2011, a Volkswagen já anunciou que novos modelos serão incluídos ao seu portfolio como o novo Jetta, novo Passat, nova Touareg e a pick-up Amarok cabine simples.
Na categoria de veículos ambientalmente amigáveis, o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion – apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo – se juntarão ao Polo Bluemotion.
“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, afirma Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos ainda mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.
Na linha de sustentabilidade, a Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica –, que se juntará à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada ano passado.
Juntas, as duas terão uma capacidade instalada de 45MW/h, gerando também mais de 40 mil toneladas de crédito de carbono por ano. Com essa energia, a empresa pretende não só abastecer as suas unidades produtivas, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.