sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Vela de ignição: diagnóstico em uma peça

Condição da vela de ignição usada pode ajudar a identificar problemas diversos da motocicleta

Reportagem | Mecânica Online® & Literato Comunicação e Conteúdo

Você vai ligar sua motocicleta, mas ela apresenta dificuldade de partida.

- Publicidade -

Qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Pane elétrica? Combustível de má qualidade?

São muitos os motivos que podem levar a problemas de partida e uma simples avaliação da vela de ignição pode ajudar a identificar a causa.

“A condição da vela de ignição da motocicleta pode ajudar a diagnosticar o motivo de diferentes panes nas motocicletas.

- Publicidade -

No caso da dificuldade de partida, por exemplo, se a vela de ignição estiver encharcada, a causa do problema pode ser motor afogado (mistura extremamente rica), filtro de ar obstruído ou a folga entre os eletrodos está fora do padrão”, comenta Marcos Pauletti, da engenharia da Magnetron.

Mas esse mesmo problema – dificuldade de partida – pode ter outras causas.

Se a vela de ignição estiver carbonizada, o motivo pode estar no abuso do afogador, ponto de ignição atrasado, problema no sistema de ignição, baixa velocidade de uso, combustível adulterado, vela muito fria para as condições de utilização ou mesmo folga de eletrodos inadequada.

- Publicidade -

“Se a carbonização for úmida, além dessas causas, o problema pode estar no desgaste dos anéis dos cilindros, pistões ou falta de assentamento das válvulas”, explica Pauletti.

Essas condições da vela de ignição – carbonização úmida, carbonização seca e encharcamento – também apontam para as mesmas causas em outras panes que a motocicleta pode apresentar como marcha lenta irregular ou funcionamento irregular do motor.

“Se as falhas acontecerem em média e alta rotação, deve-se observar se há resíduos, como álcool, na vela de ignição. Se houver, é porque há aditivos no álcool ou lubrificante ou mesmo impurezas que não se queimam em determinadas condições”, ressalta.

Há ainda outras duas condições da vela de ignição que pode ajudar a identificar a causa de problemas como perda de potência na aceleração, batida de pino e furo ou erosão no pistão.

“Esses são problemas de pré-ignição e a vela pode apresentar superaquecimento ou detonação.

Nesse caso, os motivos podem ser mistura pobre, ponto de ignição adiantado, utilização de combustível errado (motor a gasolina usando álcool, por exemplo), falta de aperto na vela, vela muito quente para as condições de utilização, taxa de compressão muito alta. Além disso, pode ser um alerta para níveis muito baixos de óleo ou de água”, salienta Pauletti.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Mais notícias em nossa área sobre Seu Veículo

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn