sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

A solução completamente automática para betoneiras

Durante a Concrete Show foi apresentada a solução automática desenvolvida pela Allison/Volkswagen que resultou no caminhão VW 24.250E Worker 6x2, equipado com a transmissão automática da Série 3000

Recife (PE)

Reportagem | Com assessoria da Press Consultoria

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Durante o Concrete Show, maior evento Internacional de Tecnologia em Concreto da América Latina, que aconteceu de 31 de Agosto a 2 de Setembro no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, a Allison apresentou o conceito do caminhão totalmente automático para aplicação em serviços de concreto.

A atividade dos caminhões que trabalham com concreto é especialmente pesada, enfrentando percursos difíceis e acesso complicado às obras.

- Publicidade -

Muita lama, terrenos irregulares, aclives e declives acentuados são apenas algumas das dificuldades encontradas nas operações do dia-a-dia das empresas.

Mas a partir de agora essas adversidades podem ser perfeitamente superadas com a chegada do modelo VW 24.250E Worker 6×2, equipado com a transmissão automática da Série 3000.

O trabalho árduo e toda a capacidade tecnológica investidos pela Allison Transmission e MAN Latin America – que detém a marca Volkswagen Caminhões – resultaram em um modelo perfeitamente adaptado a esse tipo de atividade.

- Publicidade -

Também é interessante observar quer o desenvolvimento do VW 24.250E Worker 6×2 automático contraria uma tendência do segmento: na atualidade os modelos que atuam como betoneiras se utilizam de tração 6×4 ou 8×4.

Usar tração 6×2 para este tipo de aplicação somente foi possível graças às características da transmissão automática, que tem participação decisiva no desempenho do caminhão.

Além de proporcionar desempenho semelhante aos dos modelos com tração mais elaboradas em determinados serviços, colabora para um custo inicial do veículo significativamente mais acessível.

Os VW 24.250E Worker 6×2, equipados com a transmissão automática da Série 3000, são mais produtivos e mais fáceis de operar nestas situações.

Eles permitem maior precisão do controle da dosagem de potência e torque no acelerador, diminuindo a patinagem das rodas motrizes em terrenos escorregadios e de acesso precário.

A seguir, algumas das principais características das transmissões Allison quando instaladas nos veículos voltados para o trabalho com concreto, as betoneiras:

Baixa velocidade de operação: a betoneira Volkswagen equipada com a transmissão automática Allison pode operar em velocidades extremamente baixas (0,18 km/h) com precisão, facilitando a construção de guias, calçadas e meio-fio, sem causar nenhum dano ao trem de força/linha de transmissão do veículo.

Menor custo de manutenção: sem embreagem, a transmissão automática Allison foi projetada para uso severo, operando com uma longevidade inigualável e intervenções de rotina programadas para a troca de óleo e filtros, diminuindo significativamente as paradas por quebra do veículo.

Mecânica Online® – Maior produtividade: trocas de marchas mais rápidas e maior agilidade na partida do caminhão. Isso é possível graças ao conversor de torque, que inibe a interrupção da transmissão tanto da potência quanto do torque para as rodas.

A transmissão automática Allison proporciona à betoneira VW 24.250E Worker 6×2 uma velocidade média maior, descarregando maior volume de concreto por dia de trabalho.

Disponibilidade: com menor tempo de manutenção, o veículo com transmissão automática permanece mais tempo em operação.

Controle do veículo: maior precisão do controle da dosagem de potência e torque no acelerador, diminuindo a patinagem das rodas motrizes neste tipo de terreno.

Desempenho: troca de marchas rápidas, sem erros, e sempre nos tempos corretos, resultam em melhores respostas de aceleração.

Segurança e facilidade para o motorista: além de dirigir com as duas mãos no volante e se concentrar somente na sua operação, o processo de treinamento do motorista é muito simplificado.

Ao final de um dia de trabalho ele também estará com níveis de estresse significativamente menores.

Partida em rampa: maior segurança e capacidade de partida em rampas acentuadas é uma característica garantida pelo conversor de torque.

Com a ausência da embreagem o veículo não rola para trás, além de poder aproveitar melhor o torque máximo do motor.

Tomada de força na transmissão: provisão de tomada de força na transmissão automática, com projeto sensivelmente mais econômico que os despendidos pela instalação das tomadas frontais ou no motor.

Para Adriano Caputo, gerente de contas da Allison Transmission, o desempenho apresentado pelas transmissões automáticas da marca no caminhão VW 24.250E Worker 6×2 em serviços de concreto não surpreende: “Em muitas outras aplicações de grande solicitação, as nossas transmissões tem se saído extremamente bem. Elas foram idealizadas justamente para enfrentar e resistir aos mais pesados e exaustivos trabalhos. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos por este caminhão”.

Mecânica Online®

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Truck

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn