Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online®
Quando temos um veículo que possui motor de seis cilindros é muito interessante e válida a tecnologia de desativação dos cilindros em situações que o modelo não necessita de toda força motriz gerada pelo motor.
O ganho resulta em economia no consumo de combustível e redução na emissão de gases na atmosfera.
A Honda é uma das marcas que domina bem essa tecnologia, já presente em alguns dos seus modelos.
Agora você imagina como essa tecnologia pode se tornar ainda mais efetiva quando aplicada em motores de quatro cilindros? A Volkswagen sai na frente entre as grande fabricantes e revela o desenvolvimento para produção em série de motores com essa característica. A estreia acontece no motor 1.4 TSI.
Além da desativação de um ou até dois dos quatro cilindros, que resulta numa economia de 0,4 litro para cada 100 km, com a incorporação da função start-stop, que usa o motor em marcha lenta, essa economia aumenta para 0,6 litro por 100 km rodados.
Os maiores efeitos são alcançados com o veículo em velocidade constante na casa de 50 km/h, em terceira ou mesmo quarta marcha, que pode assim, alcançar uma economia de até 1 litro a cada 100 km.
Essa melhora na eficiência já foca o futuro na norma Euro 6. Um fator importante que foi considerado nesse desenvolvimento é o aspecto vibratório que o motor desenvolve quando funciona, por exemplo, com apenas dois cilindros, necessitando de elementos que mantenham seu equilíbrio.
Como sempre, o fator determinante de funcionamento do motor acontece através de sensores instalados no pedal do acelerador do veículo, permitindo reconhecer o modo de condução do motorista.
Confira nas imagens abaixo como acontece o funcionamento da tecnologia e os ganhos.
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