A linha 2012 de chassis de ônibus da Scania oferece dentro do seu portfólio de produtos a exclusividade do motor movido a etanol.
A marca é a única no Brasil a oferecer o motor movido pelo combustível renovável, que reduz em até 90% a emissão de CO2 e atende às exigências da legislação Proconve P7, que entra em vigor em janeiro de 2012.
“A cidade de São Paulo foi a primeira metrópole a investir em uma frota de ônibus movidos a etanol. Agora, vamos expandir essa participação apresentando e negociando em outras regiões. Nosso objetivo é oferecer uma solução de transporte ambientalmente sustentável e economicamente viável. O etanol é a única solução disponível hoje e que atende à Lei Ambiental da Cidade de São Paulo, onde será exigida a eliminação do uso de combustíveis fósseis a partir de 2018”, afirma Eduardo Monteiro, responsável por Vendas de ônibus Urbano da Scania no Brasil.
Os veículos movidos a etanol são equipados com motor de 9 litros, 270 hp de potência e torque de 1.200 Nm já a partir de 1.100 rpm.
Os veículos serão abastecidos com etanol adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição. Esses motores também atendem às exigências da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia.
“A comercialização do modelo movido a etanol para o mercado brasileiro confirma o pioneirismo da marca em explorar nichos de mercado. Já existem negociações em outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que se mostraram interessadas em avaliar esta nova alternativa de combustível para seu transporte urbano. É um novo segmento de transporte mais sustentável que começa a se consolidar no País”, completa o executivo.
60 ônibus a etanol rodam na cidade de São Paulo – Na capital paulista, a adesão pelo modelo de transporte de passageiros sustentável da Scania é uma realidade.
Somente em 2011, a montadora sueca comercializou 60 chassis de ônibus com motor a etanol para operação na cidade de São Paulo.
Antes da venda, a Scania já havia cedido para o município dois veículos movidos pelo combustível para que fossem usados durante três anos em operação e tráfego normal. A primeira unidade foi entregue em 2007 e a segunda em 2009.
Para Scania o etanol é agora – A fabricante sueca decidiu adotar como estratégia global de negócio a comercialização de produtos que oferecem as melhores soluções na redução para emissão de gases poluentes, aliando economia de combustível e eficiência operacional.
Para a Scania, o combustível etanol representa a principal solução sustentável para o transporte de passageiros.
Por acreditar no ônibus a etanol desde a década de 80, a Scania adquiriu ao longo dos anos uma enorme experiência no segmento.
“Há 20 anos comercializamos o produto na Europa, existindo hoje aproximadamente 800 unidades operando, especialmente em Estocolmo. Agora, saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro“, ressalta Eduardo Monteiro.