Recife (PE)
Com assessoria da Renault
CDs Mecânica Online®
O ano de 2011 é marcado pelos excelentes resultados e conquistas da Renault do Brasil, frutos de uma estratégia de ampliação e renovação da gama de produtos além de uma forte expansão da rede de concessionárias. A Renault também é a marca que mais ampliou sua participação de mercado no ano.
“A Renault do Brasil registrou o melhor desempenho de sua história em 2011 graças a uma estratégia bem planejada, que consistiu, entre outros objetivos, na oferta de novos produtos em segmentos onde a Renault não atuava. Temos muitos motivos para celebrar o melhor momento da marca no País”, comemora Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil. Os motivos para celebrar são muitos:
• A Renault registrou crescimento de 21,6% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período em 2010. Este resultado é cinco vezes o crescimento do mercado nacional, de 4,3% no mesmo período, o que faz da Renault a marca que mais aumentou a sua participação no mercado brasileiro em 2011;
• A maior participação de mercado da história da marca no Brasil: 7,2% em novembro contra 5,2% na comparação com o mesmo mês de 2010;
• 12 lançamentos, entre novos modelos e versões: Fluence, Duster, Novo Sandero, Novo Sandero Stepway, Sandero Automático, Stepway Automático, Clio 2012, Logan Automático, Logan Avantage e Logan Up (séries limitadas), além do Master Vitré e da Master Minibus L3H2;
• Consolidação do Sandero, que figura entre os 10 mais vendidos do mercado brasileiro. De maio a novembro, suas vendas são 32,9% maiores que no mesmo período do ano passado;
• Fluence figura entre os principais sedãs médios do País. As vendas crescem mês a mês. Em novembro, foram emplacadas 1.693 unidades, um volume 81% superior ao mês de agosto, por exemplo;
• Sucesso absoluto do Duster. Em novembro, primeiro mês completo de vendas, foram emplacados 3.877 carros, um volume 41% maior que o concorrente direto, assumindo a liderança do segmento. Esse número coloca o Brasil como o segundo maior mercado do Duster, atrás somente da França;
• De janeiro a novembro de 2011, o modelo Grand Tour registrou 8.489 emplacamentos. Em 2010, esse volume foi de 2.464, crescimento 244,5% superior.
• As vendas da Master registraram um aumento de 32,2% em relação ao ano passado, enquanto o segmento de veículos utilitários cresceu somente 12,5%;
• Após reposicionamento de preços no início do ano que deixou o Kangoo Express mais competitivo frente o principal concorrente, os emplacamentos cresceram 30,8% em relação ao mesmo período de 2010;
• Expansão da rede comercial e superação da marca de mais de 200 concessionárias em todo o território nacional. Em janeiro, eram 176 concessionárias. O ano encerra com 204. Destas, 20 foram inauguradas em cidades onde a Renault não estava presente;
• Com tudo isso, a Renault do Brasil passa a ser o segundo maior mercado da marca, atrás somente da França e superando a Alemanha;
• Em outubro, a Renault anunciou investimentos de R$ 500 milhões para elevar a produção da fábrica em mais 100 mil unidades/ano. Com este aporte, os investimentos somam R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015;
• Para acompanhar o crescimento comercial, em junho, a Renault deu início ao do terceiro turno e realizou 1.000 novas contratações. Hoje são mais de 6.200 colaboradores diretos;
• Em junho, a Renault comemorou mais de 1 milhão de unidades emplacadas desde sua chegada no Brasil;
• O Complexo Ayrton Senna comemorou a produção de mais de 2 milhões de motores e mais de 1 milhão de veículos de passeio;
• Instituto Renault completa 1 ano de vida em 2011, com investimentos de R$ 4,8 milhões em projetos que impactaram diretamente mais de 200.000 pessoas;
• Na Fórmula 1, a Renault comemora o 9º titulo mundial dos seus motores. A conquista se deu com o bicampeonato de Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing Renault. Esse resultado demonstra a qualidade, confiabilidade e alta tecnologia da Renault na principal categoria do automobilismo mundial.
Perspectivas para 2012 – O próximo ano inicia com uma nova gestão na Renault do Brasil.
Enquanto Jean-Michel Jalinier volta para a França para assumir o comando da Renault Sport F1, no Brasil ele será sucedido por Olivier Murguet, que será o novo presidente da Renault.
“Estou confiante na estratégia desenhada para a Renault nos próximos anos e no potencial da Brasil em 2012”, afirma Murguet.
O executivo já tem uma longa relação com o País e já esteve à frente da direção de vendas na Renault Comercial do Brasil entre 1996 e 1999.
Diplomado pela Escola Superior de Comércio de Paris e pela London Business School, Murguet começou sua carreira na Renault em 1990, em Portugal, como controlador de gestão.
Em 1996, foi nomeado Diretor de Vendas e Rede na Renault Comercial do Brasil, onde permaneceu até meados de 1999, quando voltou para Paris na função de Diretor Regional Rede Paris Ile-de-France e, depois, Diretor de Rede França.
A partir daí, exerceu sucessivamente as funções de Diretor Geral da Renault Polônia, Diretor Geral da filial comercial da Renault Espanha e Diretor Geral da Renault México. Em 2010 torna-se Diretor Comercial da Região Américas.
Para 2012, a Anfavea espera que o mercado cresça em torno de 4% e que o mercado total de veículos no Brasil supere os 3,8 milhões de carros.
Neste cenário, a Renault do Brasil planeja repetir um crescimento acima do mercado.
O objetivo é de conquistar mais um ponto percentual, chegando a 6,5% de participação de mercado no final de 2012, dando continuidade aos planos anunciados de conquistar 8% do mercado nacional até 2016.
Prêmios e reconhecimentos em 2011
Executivos
• Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil, recebe o título de “Personalidade do Ano 2011” pela Revista AutoData;
Produtos
• “Melhor Sedã Médio – 2012”, da revista Car&Driver, para o Fluence;
• “Melhor Compra – 2011”, da revista Quatro Rodas, para o Fluence e outros quatro modelos da marca: Logan, Novo Sandero, Novo Sandero Stepway e Grand Tour;
• “Qual Comprar 2011”, da revista Autoesporte, para o Fluence;
• “Melhor Carro do Brasil”, pelo Jornal do Carro, para o Fluence;
• “Compra Certa – 2011”, pela revista especializada Car & Driver” para os modelos Sandero Expression 1.6 (categoria até R$ 30.000) e Fluence Privilège 2.0 (categoria até R$ 70.000)
Meio Ambiente
• Prêmio AEA 2011 de Meio Ambiente na categoria “Responsabilidade Ambiental”
Responsabilidade Social
• Prêmio de Responsabilidade Social Zilda Arns Neumann 2011
Saiba mais sobre a Renault do Brasil
• Engenharia
Mais de 600 engenheiros em São José dos Pinhais (PR) fazem parte dos cerca de 1.000 engenheiros do Renault Tecnologia Américas, que tem ainda unidades na Argentina, Colômbia e Chile.
• Design
Renault Design América Latina com sede em São Paulo.
• Produção
Fábrica de Veículos de Passeio: mais de 1milhão de carros produzidos desde 1998
Fábrica de Veículos Utilitários: mais de 171 mil produzidos desde 2001
Fábrica de Motores: mais de 2 milhões produzidos desde 2000
• Capacidade produtiva
Fábrica de Veículos de Passeio: 224 mil unidades/ ano
Fábrica de Veículos Utilitários: 59 mil unidades/ano
Fábrica de Motores: 380 mil unidades/ano
• Vendas
Mais de 1 milhão de veículos emplacados até 2011
• Rede de concessionárias
Mais de 200 concessionárias no Brasil
• Mão de obra
Conta com mais de 6.200 colaboradores diretos.
Gera cerca de 25.000 empregos indiretos na região.
• Dados Instituto Renault
Eixo Preservar: Sustentabilidade Ambiental e Mobilidade
A Renault tem o compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, gerenciamento de resíduos e impacto ambiental, mobilidade sustentável e responsabilidade com as gerações futuras.
- Complexo Ayrton Senna – Certificada com a ISO 14.000 de gestão ambiental
- Área preservada – 2,5 milhões de m2 com 60% de mata preservada, onde habitam 110 espécies de aves e 28 de mamíferos.
- Consumo de energia – redução de 42 % de 2007 a 2010
- Reciclagem – Mais de 40 mil toneladas de material reciclado em 2010. O índice de reciclabilidade de materiais fabris é de 96%
- Critérios mundiais do selo eco2 – emissão de menos de 120 g CO2/km ou ser movido a biocombustível; conter uma quantidade de plástico proveniente de reciclagem superior a 7% de sua massa total de plástico e ser valorizável à ordem de 95% de sua massa em fim de vida.
Eixo Transformar: Desenvolvimento Social
Cerca de 80.000 pessoas são atendidas anualmente através da parceria com a Associação Borda Viva (São José dos Pinhais) nos seguintes projetos: Cozinha Comunitária (que fornece diariamente refeições para 200 crianças e jovens), aulas de ballet, projetos profissionalizante em culinária e costura para mulheres da região, entre outros.
Eixo Educar: Educação
Mais de 14.000 estudantes universitários já participaram dos projetos de educação promovidos pelo Instituto Renault. O objetivo é trazer a prática do dia-a-dia do mercado para o público universitário e fortalecer a educação infantil e fundamental através da formação de educadores e gestores, além de possibilitar a formação profissional para jovens. Entre os principais projetos estão o Renault Experience (para o público universitário), Árvore dos Sapatos (centro de educação infantil para crianças de 0 a 6 anos), Hora do Conto, Cor e Encanto (leitura para crianças de entre 7 e 14 anos), parcerias com o SESI e FAMEC, entre outras ações educativas.
Eixo Proteger: Segurança no trânsito
Estimular as práticas de direção segura e ações educativas para incentivar a harmonia no trânsito focando a conscientização, prevenção de acidentes e violência no trânsito é o foco desse eixo. Mais de 37 mil pessoas já passaram por treinamentos de direção apoiados pela Renault em parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini desde 2003. O Instituto também mantem parceria com o GRSP (Global Road Safety Partnership) e desenvolve ações educativas com crianças.
GRUPO RENAULT
Com mais de um século de história, o grupo Renault está presente nos cinco continentes nos 118 países onde atua. Contando com mais de 122 mil colaboradores e um faturamento anual de mais de € 38 bilhões em 2010, a Renault é uma das empresas que mais crescem no cenário automotivo em todo o mundo.
Treinamentos Online Mecânica Online®
Plantão de notícias – Mercado / Economia
Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção