Inicialmente importado, a Mercedes-Benz realizou essa semana o lançamento oficial do GLA no mercado brasileiro. O Mecânica Online® foi até a cidade de Iracemápolis, em São Paulo, conhecer de perto a novidade que chega nas lojas no mês de outubro. Serão oferecidas três versões com preços entre R$ 132,9 mil e R$ 152,9 mil.
A previsão é que o modelo será um dos primeiros a fazer sua estreia nacional em 2016, na fábrica no mesmo lugar da apresentação do seu lançamento.
Baseado na plataforma do Classe A, o utilitário esportivo compacto vem ao Brasil como um jipinho puramente urbano – nenhuma das versões trazidas inicialmente têm opção de tração 4×4. Por outro lado, a lista de equipamentos de conforto e auxílio ao motorista é extensa.
Quando o assunto é Mecânica Online, a Mercedes oferece a motorização 1.6 litro turbo que produz 156 cavalos de potência, que trabalha juntamente com à transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades.
Nesta configuração, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge velocidade máxima de 215 km/h (limitada eletronicamente). Para reduzir o consumo de combustível, ele também possui o sistema que desliga o motor em paradas (start/stop) como item de série.
“Com suas características marcantes, o GLA incorpora nosso pensamento evolutivo e cativa por seu design esportivo e dinâmico, além de possuir proporções que conferem praticidade ao modelo”, explica Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. “Nós acreditamos que o modelo irá fascinar tanto aqueles que já são clientes da marca, quanto um novo público ainda mais jovem e conectado”.
O GLA pesa 1.435 kg distribuídos em 4,41 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,49 metro de altura. O volume do porta-malas é de 421 litros, próximo ao do BMW X1 (420 litros) e menor que o Audi Q3 (460 litros) – os principais rivais diretos que já se estão no Brasil há algum tempo.
Na Europa, o utilitário compacto da Mercedes é comercializado também com motor 2.0 litro a gasolina (211 cv) e outras duas opções a diesel – apenas estas versões podem ser equipadas com tração nas 4 rodas (4Matic).
O GLA traz os genes marcantes dos SUVs da Mercedes-Benz, mas é mais jovem e escultural. As linhas laterais longas, as grades do radiador e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual.
A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade e força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo.
O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta, reforçando as características SUV do GLA. Esses reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
Da mesma forma, as laterais do GLA transmitem força e dinamismo. Seguindo a filosofia de design da marca, a linha descendente nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C.
O contorno da curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.
Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas.
Graças às proporções traseiras típicas de SUVs, a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo.
Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31.
As boas características do fluxo de ar, um importante fator para o baixo consumo de combustível em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas incluem o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos externos.
Na traseira, os recursos incluem o spoiler do teto e o formato das lanternas. O design da traseira assegura que o fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras medidas de otimização.
A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel. Numerosas medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, por exemplo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto.
Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações. O ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna A e pela fixação dos espelhos exteriores à carroceria por meio de hastes.
Sistemas de assistência – Vários sistemas de assistência dão apoio ao motorista no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.
Conectividade e interatividade – A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos.
O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
Confira preços e versões do GLA no Brasil
GLA 200 Advance – R$ 132.900
A unidade mais básica já possui sistema de estacionamento sem atuação do motorista, sensor de chuva, piloto automático, ar-condicionado digital, faróis bi-xenônio com LED, pneus run flat (que roda mesmo depois de furado), tração eletrônica em cada roda e assistente de saída em rampa. Além disso, o pacote inclui volante multifuncional e bancos esportivos em couro, pneus de liga leve com 18 polegadas, sistema de som com Bluetooth e airbags laterais e de joelhos.
GLA 200 Vision – R$ 149.900
Embora seja R$ 17 mil mais caro, as diferença são poucas. Esta versão tem banco com ajuste elétrico e lombar para o motorista, teto-solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e sistema multimídia com navegação na internet, GPS e 10 GB de disco rígido para guardar músicas.
GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900
É apenas uma edição especial, que tem os mesmos itens da Vision e se difere por rodas de liga leve na cor preta, espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.
Revisões com preços fixos – A Mercedes-Benz lançou recentemente o programa de revisão declarada para os modelos de entrada da marca, oferecendo aos clientes maior transparência e confiança, com o objetivo de mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da marca e assim fidelizar os clientes. O programa, que estabelece preço fixo nas revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil.
Os preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
Outra novidade na área de pós-venda é o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção com preço fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher o pacote que mais se adequa ao seu perfil.
Os preços dos contratos de manutenção para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00