sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Centro Tecnológico: apoio e incentivo às atividades acadêmicas

Tão importante quanto desenvolver novas tecnologias e se manter na vanguarda da engenharia automobilística mundial é colaborar para a excelência do ensino das universidades e na formação dos seus alunos. E foi partindo dessa premissa que a MAHLE Metal Leve vem desenvolvendo desde 2012 parcerias com algumas instituições de ensino por algumas iniciativas, entre elas o patrocínio às equipes dos projetos Fórmula SAE e Fórmula Baja, composta por alunos destas universidades.

O intuito desse projeto é valorizar a educação e contribuir para a formação de profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho. Também ficou constatado que a iniciativa do Centro Tecnológico MAHLE, além de estreitar laços com as instituições acadêmicas, vem criando oportunidades concretas para a identificação de novos talentos que venham a atuar profissionalmente no setor automobilístico.

Programa de Educação Corporativa – Este ano o patrocínio foi além da colaboração tecnológica nos projetos e na construção dos veículos que participam dos campeonatos Fórmula SAE BRASIL e Baja SAE BRASIL, o Centro Tecnológico MAHLE encontrou uma forma interessante de colaborar da maneira ainda mais eficaz com as equipes dessas universidades.

Ao invés da simples transferência de verbas para as equipes, optou-se por uma maior integração entre o Centro Técnico MAHLE e os alunos que participam dessas competições de engenharia. Foi desenvolvido e oferecido a dez integrantes de cada equipe um Programa de Educação Corporativa, com carga horária de vinte horas, ministrado por colaboradores MAHLE e que aconteceu nas dependências do Centro de Tecnológico, na cidade de Jundiaí – SP.

Essa uma boa forma de estreitar o relacionamento do Centro Tecnológico MAHLE com as universidades, ou seja, envolver ao redor do mesmo objetivo representantes do meio acadêmico, alunos e colaboradores MAHLE. A iniciativa, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos alunos integrantes dos projetos de Fórmula SAE e BAJA, oferece ferramentas e informações que venham a contribuir para a profissionalização das equipes e consequentemente melhores resultados em suas competições.

Para Andréa Maria Pereira, que coordenou este projeto dentro do Centro Tecnológico MAHLE, “Os participantes do nosso Programa de Educação Corporativa saem com uma ampla visão de toda cadeia de concepção de um projeto, desde a sua idealização até terem o produto final pronto para competir. Acreditamos na valorização das pessoas e na influência do conhecimento como matéria prima para a construção do nosso futuro, por isto, a ideia deste programa está totalmente alinhada aos valores da MAHLE”.

Sobre o Tech Center – A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da Mahle, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 91 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da Mahle e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão, camisas de cilindros e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.mahle

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn