quarta-feira, 24 julho , 2024
28 C
Recife

Como agir ao encontrar uma enchente pela frente? Qual o melhor caminho?

As tempestades que alagam ruas e avenidas nesta época do ano são um desafio para os motoristas. As oficinas, durante os períodos de chuva, aumentam o fluxo em quase 15% somente de clientes que buscam consertos emergenciais dos pneus ou suspensão de seus veículos. Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal recomenda algumas ações antes de pegar o trânsito e durante uma situação de passar por uma enchente:

1. ANTES DE PEGAR O TRÂNSITO

- Publicidade -

a. Verifique o estado das palhetas do para-brisa. Para se ter uma ideia, as palhetas tem vida útil média de um ano.
b. A chuva em alta intensidade prejudica a visibilidade do motorista. Mantenha vidros limpos e com uma película impermeável, que facilita o escoamento da água.
c. Verifique o estado dos pneus, eles devem estar no mínimo dentro da marquinha de segurança. Aquaplanagem é um dos grandes problemas que observamos em situação de pista molhada.
d. Não busque caminhos alternativos, nesta situação é melhor sempre passar por locais que você já conhece “os buracos”. Buraco escondido é uma das principais causas de cortes laterais em pneus.

2. PASSANDO POR UMA ENCHENTE

a. O motor é o grande prejudicado quando um carro entra em contato com a água. No conserto, ele será aberto, para realizar uma limpeza e este procedimento é bem caro. Então ao atravessar uma enchente, reduza a marcha e mantenha a aceleração do veículo em alta, passe devagar evitando que água que respinga no motor contamine os componentes eletroeletrônicos.
b. Não vá logo atrás de outro carro, geralmente o veículo cria ondas que são maiores que o nível de água acumulado e esta água pode entrar pela tomada de ar do veículo e causar sérios danos ao veículo.
c. Muitos veículos em uso não possui sistema de freios ABS, portanto nunca breque bruscamente sob o pavimento molhado, isto pode causar uma aquaplanagem e o motorista vai perder o controle total de seu veículo.
d. Se após sair da enchente perceber algum barulho diferente vindo da suspensão, conduza o veículo em baixa velocidade para um local seguro e busque ajuda profissional na primeira oportunidade.
e. Não foi possível sair ileso da enchente, ao chegar em casa deixe as portas do carro abertas, em alguns casos, é preciso trocar o estofamento.
f. Acompanhe o veículo por algumas semanas, o ideal é que ele passe por um check-up e fique de olho no sistema de injeção, que pode apresentar problemas inesperadamente.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão