quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Focus RS estreia no Salão de Nova York

O novo Focus RS foi a grande atração do Salão de Genebra, na Europa, e está pronto para estrear nos Estados Unidos. O esportivo é um dos lançamentos da Ford no Salão de Nova York, que abre para o público no próximo dia 3 de abril.

O modelo de alta performance traz como principal novidade o sistema de tração integral com vetorização dinâmica de torque para oferecer a maior velocidade em curvas da categoria.

Primeiro modelo da grife RS a ser vendido em todo o mundo, o Focus RS começa a ser produzido no final do ano em Saarlouis, na Alemanha, e deve chegar ao mercado norte-americano no segundo trimestre de 2016. Ele é dos mais de 12 esportivos que a Ford vai lançar em todo o mundo até 2020.

“Os clientes têm pedido o lançamento do Focus RS nos Estados Unidos há muitos anos”, disse Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “Agora, podemos dizer que eles estão recebendo um dos modelos RS mais inovadores, potentes e belos de todos os tempos. A linha RS tem uma história orgulhosa de avanços técnicos. É um grande exemplo da nossa paixão pela inovação e desempenho, criando veículos que fazem o coração das pessoas disparar.”

O Focus RS com tração integral desenvolvida pela Ford Performance se destaca pelo desempenho emocionante e prazer de dirigir, proporcionado pela velocidade inigualável em curvas. Ele também é o primeiro RS da Ford equipado com opções de modos de direção ?- incluindo o modo drift, pioneiro na indústria, e controle de arrancada.

A terceira geração do esportivo de alto desempenho tem um motor EcoBoost de 2.3 litros com mais de 320 cv – que compartilha o mesmo bloco do novo Mustang – e também o sistema de frenagem mais poderoso já usado na linha. O design refinado contribui para a aerodinâmica, refrigeração e estabilidade.

A tração integral com vetorização dinâmica de torque dá ao Focus RS um novo nível de desempenho e dirigibilidade. O sistema baseado em dois conjuntos de embreagem controlados eletronicamente, gerencia a distribuição do torque dianteiro/traseiro e também podem controlar a distribuição de torque em cada roda traseira. Essa tecnologia inovadora permite fazer as curvas no limite.

O carro traz também suspensão esportiva, com amortecedores ajustáveis, rodas de 19 polegadas e pneus especiais 235/35R-19 desenvolvidos pela Michelin.

O motorista conta com quatro modos de direção para cada condição de pista: normal, esporte, pista e drift. Um controle ao lado da alavanca de câmbio permite escolher as configurações de tração nas quatro rodas, amortecedor, controle eletrônico de estabilidade, direção e resposta do motor, além do som do escapamento.

O modo drift, pioneiro na indústria, é especialmente calibrado para a tração nas quatro rodas e modifica a distribuição de torque para que o motorista possa ter um sobre-esterço controlado na pista.

O controle de arrancada configura o chassi, o motor e o turbo para a aceleração mais rápida possível.

O motorista só precisa selecionar o modo no painel, engatar a primeira marcha, acelerar fundo e liberar a embreagem. O carro faz o resto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn