Novo motor VTEC TURBO de 2,0 litros de alta aceleração oferece maior potência, torque e resposta que qualquer motor de um veículo de produção da Honda – Após uma espera de cinco anos, 2015 vê a chegada do hot hatch mais aguardado do mundo, o Honda Civic Type R. Anunciado como um “carro de corrida para as ruas”, o novo Civic Type R estabelecerá novos padrões para o segmento hot hatch com tração dianteira.
A versão de produção será revelada pela primeira vez no 85o Salão de Genebra (de 5 a 15 de março).
Os veículos Type R atraíram a atenção sendo cultuados por todo o mundo e o novo modelo está mais do que à altura dessas elevadas expectativas. A utilização, pela primeira vez, do novo motor Honda VTEC TURBO de 2,0 litros, o estilo agressivo e as tecnologias pioneiras do chassi são combinados no novo Civic Type R para entregarem uma das mais imersivas e gratificantes experiências ao volante, disponíveis hoje em qualquer segmento.
O novo Civic Type R 2015 será movido pelo motor mais extremo e de maior performance dos 22 anos de história do emblema ‘H’ vermelho, indicando o início de uma nova era de alta performance da marca Honda.
O novo propulsor VTEC TURBO de 2,0 litros – No coração do Civic Type R está o novo motor a gasolina VTEC TURBO de 2,0 litros de injeção direta turbocharger que entrega potência, torque e desempenho em números sem iguais no segmento hot hatch com tração dianteira. O pico de potência é de 310 PS a 6.500 rpm, e o pico do torque é de 400 Nm a 2.500 rpm – ambos mais altos dos que o de qualquer outro modelo Honda Type R.
Ao se alcançar a marca vermelha dos 7.000 rpm, o motor (parte da série da nova geração Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado turbocharger com a tecnologia VTEC que aumenta o torque final e entrega uma aceleração contínua.
O desempenho arrebatador do Civic Type R é único no segmento hot hatch com tração dianteira: a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 5,7 segundos – tornando-o o hot hatch com tração dianteira de aceleração mais rápida – e a velocidade máxima, onde permitida, é líder de categoria, 270 km/h.
O novo motor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades de troca suave, garantindo uma conexão recompensadora e íntima com o drivetrain, e a potência é direcionada pelas rodas dianteiras.
Funcionalidade dita a forma – As exclusivas modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva, porém, quase todas possuem um propósito funcional. O design dinamicamente eficiente e suave reflete um carro desenvolvido para alta performance. O foco na aerodinâmica garantiu a estabilidade em altas velocidades e altos níveis de pressão aerodinâmica (downforce).
Para atingir este objetivo, o Civic Type R foi submetido a exaustivas análises, testes e desenvolvimentos aerodinâmicos. A equipe de desenvolvimento perseguiu seus objetivos de maneira incansável por meio de modelos DCF (Dinâmica Computacional de Fluídos) em computadores e testes no túnel de vento nas instalações de esportes automotivos da Honda em Sakura, Japão; casa do desenvolvimento do motor de Fórmula 1 da Honda.
Este trabalho de desenvolvimento foi validado por meio de extensivos testes de protótipos tanto nas ruas como nas pistas, incluindo no circuito de Fórmula 1 de Suzuka, em Nürburgring Nordschleife e na pista de testes da empresa em Takasu.
Uma nova, quase que completamente plana, parte inferior do veículo auxilia a passagem de ar e é combinada com um difusor traseiro para otimizar a pressão aerodinâmica (downforce) –‘colando’ o carro no asfalto de maneira eficaz.
A asa traseira foi recriada a partir do Type R Concept. As estruturas do aerofólio – seu ângulo, altura e forma, assim como suas placas finais verticais – foram cuidadosamente construídas para otimizar a pressão aerodinâmica sem causar um aumento significativo no arrasto em altas velocidades. Isso auxilia na melhoria de sua aderência à pista, em particular em curvas de alta velocidade.
Um grande splitter frontal e saias laterais aerodinâmicas também administram o fluxo de ar e reduzem a sustentação, enquanto o pára-choque dianteiro foi desenhado especificamente para restringir a turbulência causada pelo ar em torno das rodas dianteiras, aumentando a estabilidade em altas velocidades e reduzindo a sustentação aerodinâmica.
A administração das altas temperaturas foi outro ponto central para a equipe de design, influenciando diversas importantes modificações no design externo. Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um maior volume de ar de refrigeração no compartimento do motor. O fluxo de ar é canalizado para difusores acima das rodas nos para-lamas e entradas de ar dos ampliados arcos das rodas dianteiras para proporcionar um melhor resfriamento e ventilação ao motor de alta performance.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. O conjunto é complementado por pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo.
Para ajudar o condutor a controlar a extraordinária potência, o carro é equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para ele. Na parte dianteira, pinças de quarto pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm frisados.
O Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White – compartilhado com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R–, os consumidores podem ainda escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
Uma cabine com um ambiente esportivo – Uma série de melhorias estéticas e funcionais na cabine reforça o caráter esportivo do Type R. Assim como nos modelos anteriores, a manopla da alavanca do câmbio é feita em alumínio usinado. Bancos esportivos com encosto elevado, com acabamento em tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, proporcionam ao condutor e ao passageiro do banco dianteiro um amplo apoio lateral nas curvas mais fechadas.
A costura dupla vermelha também está presente no revestimento do volante em couro preto e da cobertura preta da alavanca do câmbio. O forro do teto traz acabamento em tecido preto, proporcionando um ambiente mais amplo.
Novas tecnologias de suspensão para uma condução mais ágil – Uma série de novos sistemas de suspensão, exclusivos do Type R, foram introduzidos para produzirem uma condução recompensadora e maximizarem a transferência de potência.
Um novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas, desenvolvido especialmente para o Type R, permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar uma excepcional aderência ao asfalto, uma limitação da transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, e a manutenção de uma viagem suave e estável. Isso também significa que os percursos do dia a dia e as viagens mais longas são mais confortáveis e macias.
Um sistema avançado de Suspensão Dianteira de Eixo Duplo ajuda a reduzir a derrapagem nas acelerações em 50 por cento em comparação com a configuração padrão da suspensão do Civic, melhorando a estabilidade em altas velocidades, curvas no limite e sensação ao volante. Na parte traseira, a suspensão com barra de torsão em forma de H é construída sob medida para melhorar a rigidez de rolagem traseira em 180%, aperfeiçoando ainda mais a estabilidade em curvas de alta velocidade.
Estes sistemas são complementados por uma Direção Elétrica de Pinhão Duplo que ajuda a entregar uma rápida e linear resposta do volante, além da sensação de muito controle.
Novo modo +R aumenta a resposta para uma condução com mais emoção – O novo Civic Type R marcará a estreia do novo botão ‘+R’ que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado é uma experiência ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma condução esportiva genuína.
Quando o modo +R estiver ativado, a resposta do motor é aumentada com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade. A assistência à direção é reduzida e o volante fica mais sensível aos comandos do motorista, e a força de amortecimento básica do novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%. Isso significa um comportamento mais firme e ágil do carro para uma condução de alta performance.
Novo Pacote GT oferece melhorias adicionais – Os consumidores terão a opção de customizar seu novo Civic Type R com o novo Pacote GT.
Externamente, imprime sua assinatura em destaques vermelhos nos splitters dianteiros e difusores traseiros para causar um impacto visual ainda maior, mas é de baixo da pele que as melhorias do Pacote GT mais expressivas serão encontradas.
O condutor se beneficiará ainda com características de comodidade extra, tais como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, limpadores de para-brisa automáticos com sensores de chuva e rebatimento elétrico dos retrovisores. Navegação Garmin integrada via satélite (incluindo quatro anos de atualização gratuita dos mapas) é acrescentada ao sistema Honda Connect. Audiófilos serão cativados pelo CD player e um sistema de som Premium com oito alto falantes e potência de 320 watts.
Todos os ocupantes irão apreciar o controle de ar condicionado dual zone automático e a sofisticação da cabine potencializada com uma luz ambiente vermelha.
O Pacote GT também inclui os Sistemas de Assistência ao Motorista Avançados (Advanced Driver Assist Systems) da Honda. Trata-se de um abrangente conjunto de tecnologias de segurança baseadas em sensores Forward Collision Warning, Lane Departure Warning, Traffic Sign Recognition system, High-Beam Support System, Blind Spot Information, e Cross Traffic Monitor.
O sistema City-Brake Active da Honda virá de série no Civic Type R.
O novo Honda Civic Type R chegará às lojas da Europa a partir deste verão. As especificações completas do veículo serão anunciadas no devido momento.