Mais jovem motorista de caminhão, Lars Søndergård, vence competição realizada pela Scania e ganha um caminhão como prêmio. Mais uma vez foi emocionante a competição final para descobrir o melhor motorista de caminhão da Europa, que por lá, como há um limite de idade, é também considerado como o mais jovem.
A competição é similar a realizada pela Scania no Brasil para descobrir o Melhor motorista de caminhão do Brasil, com ampla cobertura Mecânica Online®, e que em sua última edição foi vencida por Eliardo João Locatelli, que entre os vários prêmios que conquistou, ganhou uma viagem com acompanhante à Suécia para ver de perto a grande final, com provas similares á vencida por ele aqui no Brasil.
A grande final na Europa contou com 26 jovens e talentosos motoristas de todos os países da Europa, sendo realizada na sede da Scania, em Södertälje, na Suécia, sendo vencida por Lars Søndergård, denominado o Truck European Young Driver.
Com mais de 10 mil espectadores e também com transmissão ao vivo através da internet, a competição mostrou ser um grande desafio, e claro, após a conquista, não poderíamos esperar respostas diferentes: “Eu não posso acreditar, a concorrência era muito apertada”, diz Lars Søndergård. “Foi fantástico ver a concentração de todos os motoristas finalistas durante a competição”, diz Erik Ljungberg, vice-presidente sênior e diretor de Relações Corporativas da Scania. “Há apenas um que pode chamar-se o melhor motorista jovem de caminhão jovem na Europa, mas eu acho que todos 26 pode chamar-se vencedores.
“Quando chegou a hora para o exercício final, o Super Z, os únicos três países que poderiam vencer era Patrick Schildmann, da Alemanha, Thomas Knüsel da Suíça e Lars Søndergård da Dinamarca.
A conquista na Europa é bem gratificante. O vencedor leva um caminhão Scania no valor de 100.000 €.
A edição 2015 contou com a participação de mais de 22 mil motoristas de caminhão em toda Europa e com menos de 35 anos de idade. Durante dois dias foram realizadas as provas finais, com destaque para economia de combustível, direção defensiva, acondicionamento da carga, verificações antes da condução, combate a incêndio, manobras seguras e o clássico, supere o Rei.
“O motorista é absolutamente o fator mais importante no transporte de veículos pesados”, diz Erik Ljungberg. “Os veículos e infra-estrutura são, obviamente, de grande importância, mas a condução de maneira eficiente e segura é essencialmente uma questão de comportamento humano. Através do YETD, a Scania quer ajudar a elevar o status dos motoristas profissionais e enfatizar a sua grande importância para a rentabilidade das empresas de transporte e para a segurança rodoviária, bem como a redução do impacto ambiental. Queremos ajudar a atrair motoristas capazes mais jovens para o negócio de transporte.”
“Caminhão European Young Driver de competição da Scania tem o aval da Comissão Europeia e da União Internacional dos Transportes Rodoviários. Seus patrocinadores são Michelin e Volkswagen. A Scania também está executando competições similares na América Latina, África e Ásia. Essa edição 2014/2015 da competição por todo o mundo atraiu um número recorde de cerca de 100.000 participantes.