Mercedes-Benz

GLA 250 chega com 211 cv de potência nas versões Vision e Sport

- Scania 65 anos

Nova opção do GLA fica entre a nervosa 45 AMG e 200 Black Edition, permitindo configuração que combina bom rendimento energético e equipamentos de série com itens exclusivos – A Mercedes-Benz apresenta a mais nova versão do SUV GLA 250, ampliando a linha do modelo lançado no ano passado. O Mecânica Online® participou da apresentação e rodou com as duas versões. Confira as primeiras impressões.

Oferecido nas configurações Vision e Sport, o GLA 250 se caracteriza pelo comportamento dinâmico e eficiência proporcionados pelo motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. O conjunto leva o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos e permite chegar à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).

Outro grande atrativo do GLA 250 é a ampla relação de equipamentos de série presentes no veículo. O GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport, que se destaca pelo dinamismo proporcionado pelo kit visual AMG, oferece também câmera de ré como equipamento de série.

Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente). Considerando os valores que são oferecidos, o GLA deveria ter esses comandos nas duas versões.

O acabamento de alta qualidade reflete a atenção aos detalhes característica da Mercedes-Benz. O interior é simultaneamente sofisticado e funcional: o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros. A bagagem e outros objetos podem ser carregados sem nenhuma dificuldade, graças à soleira baixa e à larga porta de acesso ao compartimento traseiro.

Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil
Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil

“São duas novas versões que chegam ao mercado para completar a família de um dos principais produtos do nosso portfólio. Com isso teremos sete diferentes configurações do modelo para atender demandas específicas dos nossos clientes”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Design já conhecido – As linhas laterais longas, as grades do radiador e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual. A dianteira vertical, com a estrela ao centro demonstra força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo. O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Os reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.

As laterais do GLA transmitem força e dinamismo. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da curvatura, captando a luz, se une à linha de contraponto na altura da saia lateral para criar um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.

Entrando no GLA – O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça e nos painéis de revestimento das portas. No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.

Mecânica Online – O motor do GLA 250 possui 211 cv e tem torque máximo de 350 Nm, presente entre 1.200 e 4.000 rpm. O desempenho esportivo se completa com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. Durante nossa primeira impressão, o conjunto motor e transmissão trabalharam muito bem oferecendo um excelente desempenho. Basta pisar no acelerador e as retomadas acontecem de forma fácil.

A tecnologia incorporada a este eficiente motor de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz. O processo de combustão, por exemplo, é baseado na terceira geração da injeção direta da marca, que utiliza a precisa tecnologia da múltipla injeção piezelétrica.

Função ECO start/stop com partida direta – O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.

Transmissão e conjunto suspensão – Toda a eficiência do motor turbo 2,0 litros é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86 kg, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha – acima ou abaixo – são quase imediatas, sem perda da força de tração.

A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo.

A eficiência geral e o dinamismo do GLA 250 são resultado da perfeita integração entre a transmissão e o motor. As unidades eletrônicas de controle dos dois componentes trocam dados continuamente, levando ao melhor aproveitamento do motor em quaisquer circunstâncias.

A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.

A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

A carroceria do GLA combina materiais de alta qualidade, criando uma célula de sobrevivência reforçada para a melhor proteção possível dos ocupantes. 66% dos seus componentes são aços de alta resistência. As características acústicas e de vibração são otimizadas pelas fortes articulações, utilização de aderentes de alta resistência e técnicas de montagem inovadoras.

Sistemas de assistência – Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.

Conectividade e interatividade – O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Sport, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.

Família GLA – O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC.

Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.

O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.

No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.

O GLA, juntamente com o Classe C, foi responsável por viabilizar a fábrica da Mercedes-Benz que está sendo construída em São Paulo. A previsão é que no segundo semestre de 2016 o modelo seja fabricado por aqui. Enquanto isso o GLA 250 Vision tem preço inicial em R$ 171.900 e o GLA 250 Sport parte de R$ 189.900, com disponibilidade já nesse mês de abril na rede de concessionárias da Mercedes-Benz.

Nova versão de entrada por R$ 128.900 – O crossover conta ainda com uma nova versão de entrada, a GLA 200 Style, oferecida a partir de R$ 128.900. Em comparação com o GLA 200 Advance (R$ 136.900), o modelo perde os bancos esportivos com apoio de cabeça integrado, a ponteira de escape dupla e o acabamento interno é mais simplificado.

Com a motorização 1.6 turbo há ainda as configurações GLA 200 Vision (R$154.900) e GLA 200 Black Edition (R$ 157.900). Já o topo da gama é a variante esportiva GLA 45 AMG (R$ 298.900) equipada com o motor de 2.0 litros turbo de 350 cv de potência.

Especificações técnicas

GLA 250 Vision GLA 250 Sport
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada (cm³) 1.991 1.991
Potência (cv/rpm) 211/5.500 211/5.500
Torque máx. (Nm/rpm) 350 / 1.200 – 4.000 350 / 1.200 – 4.000
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,2 7,2
Velocidade máxima (km/h) 235* 235*
Peso (kg) 1.455 1.455
Pneus 235 / 50 R 18 235 / 45 R 19
Capacidade do porta-malas (L) 421 421
Tanque de combustível (L) 50/6 50/6
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
4.417
2.022
1.494
4.417
2.022
1.494
Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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