quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Vídeo | Primeiras impressões com o Fiat Mobi

- Publicidade -

Hora de você conferir nossas primeiras impressões com o Fiat Mobi, o mais novo modelo da Fiat para o mercado brasileiro. Durante nosso curto teste drive com o agitado percurso urbano da capital paulista, identificamos que a dirigibilidade é muito similar entre o Mobi e o Uno.

Apesar da Fiat afirmar que apenas a parede de fogo (a divisão entre o cofre do motor e a cabine) do Novo Uno é aplicada no Mobi, como peça semelhante, assim como a motorização, o comportamento foi bastante parecido.

O Uno Vivace deixa de ser oferecido com a chegada do Mobi. A versão Attractive 1.0 passa a ser a nova opção de entrada para o Uno.

O visual do Mobi vai de encontro com seu tamanho reduzido. Muitas das peças parecem ter ficado maior que o proporcional esperado, o que termina ampliando a sensação de robustez que o pequeno modelo oferece.

- Publicidade -

Enquanto a Volks preferiu não oferecer a tampa traseira em vidro do Up! no mercado brasileiro, a Fiat resolveu ter esse diferencial. Sem qualquer estrutura metálica, os braços da porta, trinco e amortecedores são fixados diretamente na peça.

A dúvida no aspecto da segurança e resistência logo é provocada junto à área de engenharia da Fiat, que reforçou não apenas o aspecto de durabilidade, como também na espessura do vidro aplicado, de 5 milímetros, medida superior ao das janelas comuns.

Não será fácil transportar cinco pessoas no Mobi, como é a proposta da Fiat. Observamos durante o teste drive, inclusive, que alguns colegas precisaram tirar a trava do banco dianteiro do motorista, para encontrar a melhor posição de condução, levando o banco ainda mais para trás.

Todo Mobi tem banco traseiro bipartido de série, podendo ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem. Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro.

O acabamento do Mobi está adequado para sua proposta. O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

- Publicidade -

Possui ainda indicação para a troca de marcha, instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo.

Dois dos principais pontos de interação do motorista com a cabine, a manopla de câmbio e o volante (que pode abrigar comandos de som e computador de bordo), são outros focos de atratividade.

A garantia total é de três anos. A vivência do pós-venda também será facilitada para o cliente com contratos e serviços Mopar. Ele poderá optar por pacotes de revisões programadas já no momento da aquisição do veículo, da mesma forma que acontece com o recém-lançado Fiat Toro, que estreou essa modalidade – a Revisão sob Medida.

Assim, abre-se a possibilidade de diluir os valores da quantidade de revisões que o consumidor desejar nas parcelas do financiamento, caso seja essa a forma de compra.

Também para o Fiat Mobi será oferecida garantia estendida diretamente da fábrica. O cliente poderá adquirir 12 ou 24 meses a mais de garantia, além da contratual do veículo. E ainda contar com os benefícios do Confiat durante a garantia, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem.

O rodar com o modelo foi muito rápido. A impressão é que o Mobi não é pequeno apenas no nome, mas em todo o seu conceito, faltando também uma motorização pequena, mas com melhor e eficiência energética e moderna.

Levar cinco pessoas não é recomendável, quatro ainda assim, vão reclamando, pois é muito pequeno o espaço entre o banco dianteiro e o traseiro.

Talvez pelo tamanho e falta de inovações (uma nova motorização 1.0 litro de três cilindros seria, sim, uma excelente novidade), fazem do Mobi um veículo novo, mas com características já superadas pelo mercado.

O consumidor, principalmente o mais jovem e urbano, procura sim toda mobilidade e dinâmica que a Fiat diz oferecer com o Mobi, mas talvez não seja o Mobi a melhor opção entre as já oferecidas no mercado nacional.

Para lançar o modelo e tentar alcançar um público mais diferenciado, jovem, alternativo, a Fiat realizou uma grande festa de lançamento e convidou muitos influenciadores de blogs ou redes sociais, mas você leitor do Mecânica Online®, sabe que análise com crítica, conteúdo e fundamentos, você encontra por aqui.

Agora é aguardar o modelo para uma avaliação com mais tempo para analisarmos o comportamento nas mais diversas situações do dia-a-dia.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança