terça-feira, 22 outubro , 2024
28 C
Recife

MAN Latin America cresce 900% em capacitação da rede de concessionárias

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, atingiu o recorde de 100 mil cursos realizados para profissionais da rede de concessionárias e de clientes somente no ano de 2014, o que representa um crescimento de 900% com relação ao ano anterior. A estratégia se traduz em atendimento cada vez mais especializado e qualificado para os clientes no pós-vendas, negócio no qual a montadora avança em média 20% ao ano.

A implantação de cursos e-learning, ou seja, realizados pela internet, foi a grande responsável pelo salto no número de treinamentos. Outras mudanças como a expansão de assuntos e a ampliação dos públicos atendidos também contribuíram para o resultado. Cerca de oito mil pessoas foram diretamente beneficiadas com essa onda de qualificações. No total em 2014, foram mais de 200 mil horas de treinamento abrangendo 75 temas diferentes.

- Publicidade -

Os mais solicitados estão nas áreas técnicas, comercial e administrativa.  Além do público das concessionárias, no módulo de Condução Econômica e Direção Defensiva, realizado para motoristas de frotistas clientes, foram mais de 2.600 profissionais treinados. Os números englobam ainda capacitações realizadas para importadores por toda a América Latina, Oriente Médio e África.

Para se ter ideia, somente nas capacitações mais técnicas, voltadas a produto, o avanço foi de 180% nos últimos cinco anos. Nos relacionados a atividades de apoio e organizacionais nas concessionárias, o crescimento é de 150% no mesmo período. Esses resultados refletem uma estratégia de longo prazo da MAN Latin America e os impactos vão além dos números.

“Temos diversos clientes para os quais nossa política de qualificação é fator de decisão de compra. Soma-se a isso a percepção de uma rede cada vez mais qualificada. E não vamos parar por aqui. Já estamos em preparação para mais temas e também para expandir os cursos e-learning a outras línguas”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

- Publicidade -

Nova estruturação sustenta o crescimento
Como parte dessa estratégia de cada vez mais profissionalizar sua rede, a MAN Latin America criou trilhas de formação por cargo e função dentro dos quadros operacionais das concessionárias, nas quais estabelece pré-requisitos e uma grade curricular que todos os colaboradores devem seguir ao longo de sua carreira. Treinamentos básicos e informativos passam a ser ministrados online. Já os mais complexos, que necessitam de prática, como os ligados à argumentação de vendas e à manutenção dos caminhões em si, bem como os que buscam promover mudanças comportamentais ou de gerenciamento ocorrem presencialmente.

Por trás de todo esse crescimento há uma grande estrutura de administração e gerenciamento montada. Um portal exclusivo permite que a rede de concessionárias acesse todos os conteúdos online dos treinamentos e-learning, gerencie o nível de capacitação dos seus profissionais através das trilhas de conhecimento e realize toda a calendarização das participações em treinamentos de forma autônoma.

Já para os treinamentos presenciais, a empresa conta com um Centro de Treinamento totalmente equipado com os recursos necessários para os mais diversos tipos de aplicação, além de quatro Unidades Móveis de Treinamento — caminhões preparados com os mesmos recursos do Centro de Treinamento, o que os tornam verdadeiras escolas móveis para deslocamento até concessionárias e clientes onde realizam capacitação in locco. Há ainda parceria com o Senai em todas as regiões do Brasil.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Serviço Premiado Chevrolet