sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Ônibus elétrico Volvo, projetado para proporcionar uma experiência aos passageiros

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Incentivar mais pessoas a usarem o transporte público é uma das chaves mais importantes para o transporte sustentável do amanhã e para cidades sustentáveis. Com seu novo ônibus elétrico, a Volvo está dando um passo em direção ao futuro, não apenas em relação às propriedades ambientais, mas também a um projeto.[/box]

- Publicidade -

O interior do novo veículo é claro e arejado, com combinações de cores harmoniosas, assentos confortáveis feitos em material natural, e capacidade de recarregar telefones celulares e de usar a internet a bordo, são características do ônibus elétrico que visam atrair passageiros.

“Andar de ônibus deveria simplesmente ser agradável. Os passageiros deveriam ter uma experiência positiva e poder fazer uso de seu tempo a bordo de forma construtiva. Além disso, embarcar e desembarcar deve ser fácil,” diz Dan Frykholm, diretor de Design da Volvo Buses.

- Publicidade -

O fato é que mesmo visualmente, os ônibus elétrico da Volvo sinaliza que a viagem será fora do comum – e não somente porque o ônibus se desloca silenciosamente e sem emissões. Com seu exterior compacto e aparência amigável, o ônibus tem a personalidade para ser percebido de forma positiva em qualquer ambiente urbano sensível.

Este pode ser até mesmo usado no interior de prédios. Portas centrais largas e uma nova altura de embarque facilitam a entrada. Dentro do ônibus, a decoração é clara e arejada. Bem ao lado da porta há um grande espaço aberto ideal para, por exemplo, carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas.

Na parte dianteira do ônibus existem vários assentos rebatíveis que podem ser recolhidos e travados nesta posição para o tráfego na hora do rush quando há necessidade de mais espaço para passageiros em pé. Os materiais e as cores das superfícies foram cuidadosamente selecionados, do piso ao teto.

- Publicidade -

“Para criar um sentimento de conforto e espaço no interior, temos um teto em arco de acrílico com iluminação oculta para iluminar de forma agradável,” relata Dan Frykholm. O restante do ônibus é dominado por tons de verde.

A intenção é refletir as credenciais ambientais do ônibus elétrico e, ao mesmo tempo, criar um encaixe agradável com o verde da carroceria. Os padrões gráficos usados se repetem dentro e fora do veículo.

O padrão, uma silhueta urbana, demonstra a área de operação do ônibus, e está repetido até no estofamento dos bancos.

Qualidade sustentável  – “Visamos uma harmonia para o todo que cria uma atmosfera agradável a bordo. As cores e padrões são bastante discretos, mas olhando de perto, verá que tudo foi pensado nos menores detalhes.

Até a escolha dos materiais ajuda a reforçar a experiência. Procuramos qualidade sustentável em tudo,” diz Ingrid Karlsson, responsável pelo design dos materiais superficiais e têxteis do ônibus elétrico.

O estofamento dos bancos é um exemplo perfeito. É uma trama de jacquard em lã pura. “A lã é durável e um autêntico material natural com aparência atraente e confortável para sentar. É quente quando o clima é frio, e fresco quando for quente. É extremamente adequado para um ônibus projetado como meio de transporte sustentável.”

A tarefa de transformar as ideias dos designers de pensamento em têxteis funcionais caiu para Bogesunds Weaving Mill em Ulricehamn. A empresa tem larga experiência no desenvolvimento de materiais têxteis complexos, e não apenas para a indústria automotiva.

“Podemos perceber claramente quanto os fabricantes de ônibus, trens e aeronaves estão dando maior importância para o projeto e o design do interior como forma de agradar os passageiros. É possível fazer muita coisa e, em especial, com luz e tecidos para criar interiores agradáveis. O novo estofamento usado pela Volvo é um bom exemplo disto,” diz Tobias Torsborn, gerente de vendas para Transportes no Bogesunds Weaving Mill.

Para uma vida móvel na cidade – Um deslocamento no trânsito urbano deve ser percebido como uma jornada confortável, do início ao fim. E mesmo que o tempo que o passageiro passe a bordo seja breve, ele ou ela deve poder usá-lo da maneira mais flexível e eficiente possível – quer seja trabalhando, navegando na Internet ou recarregando seu telefone celular. Tudo isso é possível em um ônibus elétrico Volvo – construído para uma vida móvel em todos os sentidos da expressão.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança