O Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, no próximo dia 30, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo/SP, com o tema “Segurança no Veículo Conectado”, vai mostrar ao público presente as inovações dos sistemas de segurança veicular com a introdução, cada vez mas efetiva, da eletrônica embarcada nos atuais veículos, soluções práticas e eficientes que aumentam o grau de segurança para motoristas, passageiros e pedestres.
Na programação, total de 11 apresentações ministradas por profissionais renomados do setor, além de dois amplos debates com a presença dos palestrantes. Os fatores essenciais para a execução do recall e qual a perspectiva para o futuro na visão das partes envolvidas (fabricantes, autoridades, especialistas), considerando as últimas regulamentações do setor, serão discutidas durante evento.
A importância da eletroeletrônica embarcada nas funções de segurança e auxílio ao motorista com sistemas inovadores à segurança veicular e ainda discussões sobre as tendências e vantagens, assim como os riscos com as futuras tecnologias conectadas sob aspectos da distração e intrusão também estão em pautas nas palestras.
No Painel I, a apresentação ‘Smart Light’, a ser ministrada por Thierry Marcondes, da Lux Sensor, vai discutir como os sistemas de iluminação inteligente para veículos podem promover um trânsito mais seguro e com mais mobilidade. Na palestra “Recall em veículos automotores”, Helio da Fonseca Cardoso, da São Paulo Transportes, comenta de forma sucinta o fenômeno recall ao longo do tempo e, em especial, seu incremento nos últimos anos em função de novas tecnologias embarcadas, necessidade de adequação do controle de qualidade sobre componentes e veículos finalizados, detalhando os maiores vilões e possíveis causas.
Já no Painel II, o palestrante Carlos Cavenaghi com o tema “Veículos Acessíveis” vai abordar sobre as transformações necessárias para viabilizar e garantir a segurança na dirigibilidade; facilitar a transferência da pessoa com deficiência de sua cadeira de rodas para o interior do veículo e de seus equipamentos assistivos; ou até mesmo viabilizar o transporte e a dirigibilidade sentado em sua própria cadeira de rodas.
Em palestra “Dinâmica do Acidente”, Adilson Paulus, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), comenta sobre aspectos técnicos que envolvem a análise da cinemática de um acidente de trânsito e a importância do aprofundamento da investigação, objetivando estabelecer a causa determinante e os eventuais fatores contribuintes.
A AEA destina o Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica a engenheiros automotivos, técnicos de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no segmento, fornecedores de equipamentos, concessionárias, profissionais de empresas do mercado de autopeças e indústria automotiva, empresas de reparação de veículos; fabricantes de autopeças, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos e polícias rodoviárias Estadual e Federal.