O protetor de cárter é o acessório que, como o próprio nome diz, protege o cárter, reservatório de óleo de lubrificação do motor. Em uma batida do fundo do carro com uma valeta, lombada ou pedras soltas, existe o risco do cárter se romper e o óleo vazar, fundindo o motor. Por isso, antes de pegar a estrada para as viagens de férias, é importante verificar a conservação desse acessório.
O Grupo Cequent se coloca à disposição para falar sobre os pontos abaixo:
– a principal função do protetor de cárter é proteger o cárter, tanto de impactos quanto de sujeiras, como grama ou barro. Protege também outras partes do motor, como suspensão e caixa de câmbio, além do menor desgaste do coxim (elemento de fixação de algumas partes do motor e que com a passagem de vibração pode se soltar ao longo do uso);
– também chamado de peito de aço devido ao seu formato retangular com hastes para serem fixadas nas partes inferiores do carro;
– para identificar se o veículo possui ou não protetor de cárter, basta olhar a parte frontal do veículo, onde está o motor, e o acessório é facilmente identificado pelo seu formato e posição, uma placa de aço que vai desde o radiador, no para-choque dianteiro, até a metade do motor;
– sua resistência é relativa e não é um acessório que possa ser reparado. Por ser um produto de aço inox é bastante resistente a impactos de lombada e pedras. No entanto, não possui manutenção e, quando danificado, deve ser trocado. Além de danificar algumas partes do veículo, seu mau estado pode fazer a peça vibrar e provocar ruídos;
– Valor: de R$ 50 a R$ 120, com custo de mão de obra incluso;
– é facilmente encontrado em lojas de acessórios para veículos.
É importante ressaltar que outros itens do veículo também devem passar por revisão antes de pegar a estrada, entre eles pneus e freios. Verifique a calibragem dos pneus antes de viajar, inclusive do estepe. O sistema de freios também precisa de atenção. Ele possui uma luz de anomalia no painel eletrônico e, se ela estiver acesa na cor vermelha, é preciso verificar o problema. A vibração no volante e os ruídos quando o freio é acionado também podem ser indícios de que o sistema está com problemas.