quarta-feira, 24 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Verifique o protetor de cárter antes de cair na estrada

O protetor de cárter é o acessório que, como o próprio nome diz, protege o cárter, reservatório de óleo de lubrificação do motor. Em uma batida do fundo do carro com uma valeta, lombada ou pedras soltas, existe o risco do cárter se romper e o óleo vazar, fundindo o motor. Por isso, antes de pegar a estrada para as viagens de férias, é importante verificar a conservação desse acessório.

O Grupo Cequent se coloca à disposição para falar sobre os pontos abaixo:

- Publicidade - Ofertas FIAT

– a principal função do protetor de cárter é proteger o cárter, tanto de impactos quanto de sujeiras, como grama ou barro. Protege também outras partes do motor, como suspensão e caixa de câmbio, além do menor desgaste do coxim (elemento de fixação de algumas partes do motor e que com a passagem de vibração pode se soltar ao longo do uso);

– também chamado de peito de aço devido ao seu formato retangular com hastes para serem fixadas nas partes inferiores do carro;

– para identificar se o veículo possui ou não protetor de cárter, basta olhar a parte frontal do veículo, onde está o motor, e o acessório é facilmente identificado pelo seu formato e posição, uma placa de aço que vai desde o radiador, no para-choque dianteiro, até a metade do motor;

- Publicidade -

– sua resistência é relativa e não é um acessório que possa ser reparado. Por ser um produto de aço inox é bastante resistente a impactos de lombada e pedras. No entanto, não possui manutenção e, quando danificado, deve ser trocado. Além de danificar algumas partes do veículo, seu mau estado pode fazer a peça vibrar e provocar ruídos;

– Valor: de R$ 50 a R$ 120, com custo de mão de obra incluso;

– é facilmente encontrado em lojas de acessórios para veículos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

É importante ressaltar que outros itens do veículo também devem passar por revisão antes de pegar a estrada, entre eles pneus e freios. Verifique a calibragem dos pneus antes de viajar, inclusive do estepe. O sistema de freios também precisa de atenção. Ele possui uma luz de anomalia no painel eletrônico e, se ela estiver acesa na cor vermelha, é preciso verificar o problema. A vibração no volante e os ruídos quando o freio é acionado também podem ser indícios de que o sistema está com problemas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil