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750S é o McLaren de produção em série mais leve e potente já produzido, com relação potência/peso líder do segmento

Novo 750S, que já está disponível para pedido, inclusive no Brasil. As primeiras unidades deverão chegar ao País no último trimestre de 2023.

Com o novo 750S, a McLaren define uma nova referência para desempenho de supercarros e satisfação do motorista. O McLaren de produção em série mais leve e potente é, sem inibição, um supercarro para os puristas.

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Projetado e desenvolvido após uma análise meticulosa do renomado McLaren 720S, o novo 750S combina avanços em economia de peso, desempenho do trem de força, aerodinâmica e excelência dinâmica para elevar a novos patamares uma experiência de direção que já era referência.

Cerca de 30% dos componentes do 750S são novos ou alterados para oferecer essas melhorias e, com elas, uma conexão emocional ainda maior com o carro.

“Quando você tem um carro reconhecido por tantos pilotos como referência, é preciso examinar cada detalhe e realmente pressionar muito por melhorias para fazer algo ainda melhor. Isso é o que fizemos com o novo 750S. O baixo peso, o desempenho do motor V8 e as excelentes habilidades dinâmicas se combinam para oferecer uma experiência de direção de supercarro que atinge novos patamares, com níveis verdadeiramente emocionantes de conexão emocional”.
Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive

Com 1.389 kg (DIN), o McLaren 750S coupé já é 30 kg mais leve que o 720S. Com todas as opções disponíveis de fibra de carbono e baixo peso selecionadas, o coupé “emagrece” para 1.277 kg a seco, o que oferece uma relação peso-potência líder do segmento de 1,70 kg/cv ou 587 cv por tonelada. São 193 kg menos do que seu concorrente mais próximo.

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O 750S Spider foi projetado com o mesmo foco em minimizar o peso. Possui capota rígida retrátil (RHT), sistema de proteção contra capotamento e estrutura superior traseira feita sob medida para o monocoque construído de fibra de carbono.

Tal é a resistência desse monocoque que nenhum reforço adicional é necessário, uma vantagem inerente sobre os supercarros conversíveis rivais construídos em alumínio e aço.

Isso garante que o Spider, na configuração padrão, pese 1.438 kg. Na configuração mais leve (1.326 kg), ele é líder do segmento com 1,81 kg/cv (566 cv por tonelada).

Os níveis extraordinários de prazer, precisão, agilidade, sensação e feedback que o 750S oferece são imediatamente aparentes para o motorista, mesmo em velocidades mais baixas – e o baixo peso é um fator chave em seu desempenho dinâmico. Com apenas 1.389 kg (DIN), ele pesa 30 kg a menos que um 720S – um exemplo claro da dedicação da McLaren à engenharia leve.

As novas rodas forjadas de 10 raios são as mais leves já instaladas como padrão em um McLaren de produção em série e economizam 13,8 kg em relação às do 720S. O novo painel de instrumentos do motorista é 1,8 kg mais leve. Até o vidro do para-brisa contribui para a redução de peso em 1,6 kg.

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O motor V8 biturbo de 4,0 litros com potência de 750 cv e torque de 800 Nm oferece desempenho feroz, com o 750S sendo capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 7,2 segundos (no caso do Spider, 7,3 segundos) e de 0 a 300 km/h em menos de 20 segundos (no Spyder, 20,4 segundos).

Os números dão conta dos fatos, mas é a sensação visceral de desempenho e velocidade que surpreende e emociona. Desde o momento em que o V8 ganha vida, passando pela imensa entrega de torque na faixa intermediária do motor biturbo e pela emocionante subida até o limitador de rotações a 8.500 rpm, a conexão emocional do motorista com o 750S é extraordinária e uma experiência que é tornando-se cada vez mais raros e procurados.

Construção monocoque de fibra de carbono é essencial para o baixo peso do veículo; o 750S é 30 kg mais leve que o 720S (norma DIN) e tem peso seco de 1.277 kg, notáveis 193 kg menos que seu concorrente mais próximo

A suspensão hidráulica vinculada ao Proactive Chassis Control, agora na geração “PCC III”, é conhecida por combinar controle surpreendentemente preciso com um ritmo de passeio notavelmente compatível. O sistema de nova geração oferece níveis ainda mais altos de desempenho da suspensão e é parte integrante das habilidades dinâmicas do 750S.

As molas da suspensão são mais macias na frente e mais rígidas na traseira do que no 720S, o que, juntamente com a reconfiguração dos elementos passivo e ativo sob medida e uma nova abordagem para ajustar a suspensão (ajustando os acumuladores nos suportes, o que é usado pela primeira vez no 750S), beneficia o conforto de condução, o controle de rolagem, a sensibilidade da direção e o equilíbrio nas curvas.

Além disso, o novo design de mola e amortecedor reduz o peso em 2 kg. As alterações combinadas de hardware e software feitas para o PCC III significam que a amplitude dinâmica do 750S é ainda maior do que o do 720S, mantendo os níveis de conforto do antecessor enquanto oferece desempenho significativamente melhorado. Um circuito de rolagem hidráulico substitui as barras estabilizadoras mecânicas convencionais.

O 750S também é mais ágil do que o carro de referência que substitui, com melhor aderência frontal (ajudada por uma bitola dianteira 6 mm mais larga e nova geometria da suspensão). A direção eletro-hidráulica da McLaren, amplamente reconhecida por sua precisão e clareza de reações, agora possui uma relação de direção mais rápida e uma nova bomba de assistência elétrica. E oferece um veículo ainda mais ágil, que contorna as curvas com mais precisão e inspiram ainda mais confiança ao piloto.

O interior do 750S combina tecnologia inovadora com materiais requintados, mas o mais importante é um design ainda mais focado no motorista. No centro da experiência do motorista estão os novos visores cujo movimento acompanha o da coluna de direção.

Este monitor centrado no motorista é montado em uma bitácula que possui os controles para selecionar os modos Powertrain e Handling localizados em ambos os lados, o que significa que o motorista pode se mover sem esforço entre as configurações Comfort, Sport e Track Active Dynamic enquanto mantém as mãos no volante e foco total na estrada à frente.

Ao mesmo tempo, o controle variável de derrapagem (VDC, Variable Drift Control) permite ajustar o nível de intervenção do sistema de controle de tração independentemente da configuração do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, na sigla em inglês). Essa capacidade de ajuste significa que o motorista pode mover-se perfeitamente do estágio em que os sistemas eletrônicos do carro intervêm regularmente para um estágio em que eles não intervêm.

O Controle de Largada McLaren (MCL, McLaren Control Launcher) é outra nova tecnologia da marca que estreia no 750S e adiciona outra dimensão à interface do motorista com o carro. Ativado por meio de um botão com o famoso McLaren Speedmark, o MCL permite que o motorista personalize sua experiência de dirigir na McLaren. As preferências dinâmicas selecionadas (sua combinação favorita de configurações aerodinâmicas, manuseio, powertrain e transmissão) podem ser recuperadas instantaneamente com um toque do botão MCL.

Os pilotos também se beneficiarão de novos recursos, como o Apple CarPlay e a nova Tela Central de Informações (CIS, Central Information Screen), que apresenta gráficos mais ricos e detalhados para aprimorar ainda mais a experiência do motorista.

O sistema de câmera Rear View e Surround View (visão traseira e do entorno) também foi atualizado para maior definição e clareza, e um novo sistema de elevação do veículo levanta a frente do 750S em apenas quatro segundos, em comparação com os 10 segundos que leva em um 720S.

Uma conexão física e emocional intensificada entre o motorista e o carro é auxiliada pelo ajuste personalizado do suporte do motor, bem como um novo layout de escapamento de saída central inspirado no McLaren P1 que é acusticamente ajustado para dar um tom claro e distinto e um crescendo nítido à medida em que o motor atinge rotações mais altas.

O formidável desempenho de frenagem é aprimorado pela maior área de superfície da asa traseira ativa, que se abre totalmente em menos de meio segundo, aumentando a força descendente traseira para melhorar a estabilidade em alta velocidade durante a frenagem e reduzir as distâncias de frenagem.

Os clientes do 750S que planejam dirigir em circuitos de corrida podem optar por uma atualização de freio usando discos de cerâmica de carbono com 390 mm de diâmetro e pinças monobloco derivadas do sistema do McLaren Senna, juntamente com um novo servofreio e bomba de vácuo e tecnologia de resfriamento de pinças integrado inspirado no da Fórmula 1.

Novos bancos de corrida de fibra de carbono, com 17,5 kg a menos que os assentos esportivos de série do 720S, estão disponíveis como opção, assim como pneus Pirelli P ZERO Trofeo R de pista e parafusos de roda leves, feitos de titânio.

Visualmente, o 750S refina o design de seu antecessor com uma nova seção inferior do nariz com divisor dianteiro estendido, entradas de ar mais estreitas que envolvem os faróis, novas entradas de ar nas soleiras e saídas de ar dos para-lamas traseiros.

As revisões aerodinâmicas traseiras incorporam um deck traseiro redesenhado e alongado, que canaliza o ar para uma asa traseira ativa de fibra de carbono elevada e alongada, posicionada acima do escapamento de saída central.

A área de superfície da asa traseira ativa alongada é 20% maior do que a da asa do 720S, mas o componente é 1,6 kg mais leve devido à sua construção em fibra de carbono. Um recorte na seção central mantém a visibilidade traseira e também garante que as altas temperaturas do escapamento não afetem a asa quando o veículo está parado após um circuito prolongado. Acionada hidraulicamente, a asa possui configurações de ângulo e velocidades de veículo distintas para o coupé e o Spider, com três posições operacionais principais:

– Driver Downforce: asa ativa parcialmente acionada, dependendo da velocidade, é ativado quando o botão Aero é pressionado na cabine, aumentando os níveis de carga aerodinâmica durante as curvas de alta velocidade;

– O DRS fornece automaticamente a funcionalidade de redução de arrasto ao acelerar em linha reta, até a velocidade máxima do veículo;

– A frenagem de alta velocidade implanta totalmente a asa ativa em menos de meio segundo, proporcionando uma força descendente traseira significativamente maior que melhora a estabilidade de frenagem em alta velocidade e reduz as distâncias de frenagem.

Os contornos dos faróis agora podem ser opcionalmente na cor da carroceria ou em fibra de carbono. O novo para-choque traseiro e as aberturas do para-choque dianteiro também estão disponíveis no material leve característico da McLaren.

A construção monocoque de fibra de carbono facilita a visibilidade de quase 360 graus, com uma escotilha baixa, pilares A ultrafinos e, no coupé, pilares C envidraçados, todos se beneficiando da propagação de luz natural na cabine.

A iluminação ambiente nítida, nova e personalizável destaca os detalhes do design da cabine à noite. No coupé, o motor V8 pode ser visível de dentro da cabine por meio de um painel de vidro duplo situado no porta-malas traseiro, expondo a parte superior do trem de força por trás dos ombros do motorista.

O 750S Spider apresenta contrafortes laterais envidraçados que, além de guiar o fluxo de ar sobre a cobertura traseira, aumentam a visibilidade lateral. Para incidir luz adicional para a cabine, o teto rígido retrátil (Retractable Hard Top, RHT) está disponível opcionalmente com vidro eletrocrômico, aumentando a sensação de ambiente ao ar livre, mesmo quando fechado.

O RHT pode ser aberto em menos de 11 segundos com o veículo em movimento a velocidades até 50 km/h. A remoção do teto fixo para o 750S Spider requer uma revisão da posição do amortecedor a gás e do sistema de dobradiça da porta, mas nesta área, as únicas diferenças externas visíveis para o coupé 750S são uma asa dianteira mais longa, porta mais curta e janela sem moldura.

Como em todos os McLaren, o volante do 750S é deliberadamente livre de quaisquer botões ou interruptores, permitindo que o motorista se concentre na sensação e reação do chassi e da estrada. Os detalhes de informações e entretenimento são acessados por meio da nova tela do motorista e da tela central de infoentretenimento aprimorada por gráficos mais sofisticados e maior sensibilidade ao toque.

Interior totalmente revestido em couro Nappa ou uma combinação de Alcantara e couro Nappa estão disponíveis com os novos temas internos TechLux e Performance. A Bowers & Wilkins, parceira de áudio da McLaren, desenvolveu um novo sistema para o 750S, com um amplificador mais potente e os alto-falantes de cone Continuum.

“Nós nos propusemos um desafio extremamente difícil com o 750S, ou seja, trazer um grau significativo de agilidade, sensação e resposta do McLaren ‘Longtail’, ao mesmo tempo em que garantimos que o conforto e a usabilidade não sejam comprometidos – a combinação ‘melhor de ambos’ que nossos clientes nos dizem querer.

O resultado é uma enorme variedade de habilidades para um desempenho dinâmico de supercarro de referência”. Jamie Corstorphine, Diretor de Estratégia de Produto, McLaren Automotive.

“Todos os McLaren são projetados com precisão e notavelmente rápidos, mas com o novo 750S nos concentramos em enriquecer toda a gama de características que proporcionam a alegria experimentada ao dirigir o carro, aquela conexão emocional pura tão procurada pelos entusiastas.”
Ben Gulliver, chefe de desenvolvimento de veículos, McLaren Automotive

Além da seleção de acabamentos de pintura exterior padrão, uma variedade de cores Elite está disponível. A McLaren Special Operations (MSO), o braço de personalização da McLaren Automotive, pode colaborar com os clientes em opções adicionais ou trabalhar com eles para criar uma pintura personalizada própria.

Garantia abrangente de três anos para o veículo e um plano de serviço e manutenção programada de três anos estão incluídos como padrão no novo 750S, que já está disponível para pedido, inclusive no Brasil. As primeiras unidades deverão chegar ao País no último trimestre de 2023.

McLaren 750S – Especificações técnicas

Motor: M840T, V8 biturbo de 4,0 litros (3.994 cm³), central longitudinal

Potência: 750 cv (552 kW) a 7.500 rpm

Torque: 800 Nm a 5.500 rpm

Transmissão: SSG de 7 velocidades, modos Comfort, Sport e Track

Tração: traseira

Direção com assistência eletro-hidráulica

Chassis – coupé: Monocoque Monocage II em fibra de carbono com estruturas dianteiras e traseiras em alumínio; Spider: Monocoque Monocage II-S de fibra de carbono com estruturas de colisão frontal e traseira em alumínio

Suspensão: amortecedores adaptativos independentes, braços triangulares duplos em alumínio, sistema PCC III ligado hidraulicamente. Modos Comfort, Sport e Track.

Freios: discos de cerâmica de carbono (390 mm na frente; 380 mm atrás) com pinças de alumínio (6 pistões na frente; 4 pistões atrás)

Rodas: dianteiras, 19 x 9J; traseiras, 20 x 11J

Pneus: Pirelli P-ZERO; frente: 245/35/R19 93Y (GG); Traseira: 305/30/R20 103Y (XL). Pneus Pirelli P-ZERO Corsa e P-ZERO Trofeo R disponíveis como opcionais.

Comprimento: 4.569 mm

Distância entre eixos: 2.670 mm

Altura: 1.196 mm

Largura com espelhos: 2.161 mm

Largura com espelhos dobrados: 2.059 mm

Largura sem espelhos: 1.930 mm

Bitola – dianteira: 1.680 mm; traseira: 1.629 mm

Peso seco mais leve: coupé, 1.277 kg; Spider, 1.326 kg

Peso DIN (fluidos + 90% de combustível): coupé, 1.389 kg; Spider, 1.438 kg

Capacidade do tanque de combustível: 72 litros

Capacidade de bagagem: coupé, 150 litros na frente e 210 litros na traseira;

Spider: 150 litros na frente e 58 litros na traseira

Dados de desempenho

0-100 km/h: coupé e Spider, 2,8 segundos

0-200 km/h: coupé, 7,2 segundos; Spider, 7,3 segundos

0-300 km/h: coupé, 19,8 segundos; Spider, 20,4 segundos

0-400 metros (¼ de milha): coupé, 10,1 segundos; Spider, 10,3 segundos

Velocidade máxima: coupé e Spider, 332 km/h

Frenagem 200-0 km/h: coupé e Spider, 113 metros

Frenagem 100-0 km/h: coupé e Spider, 30 metros

Eficiência

Emissões de CO2, WLTP EU (combinado) – coupé e Spider, 276 g/km

Consumo de combustível, WTLP EU combinado: coupé e Spider, 8,1 km/l

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