sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen beneficiou mais de 94 mil pessoas

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen beneficiou diretamente 94.359 pessoas com o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, realizado em parceria com a ONG terre des hommes – Alemanha e apoio da Volkswagen. Estima-se que indiretamente, o programa tenha beneficiado mais de 490 mil pessoas.

- Publicidade -

O programa lançou 12 projetos sociais inéditos, em janeiro de 2013, no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – SP; e São José dos Pinhais – PR), que utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e cultura de paz; os projetos e outras diversas ações foram promovidos até o fim de 2014.

O evento de conclusão do programa foi realizado no último dia (30/6) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Entre as ações do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” estiveram a promoção de cursos, workshops, seminários e uma conferência para capacitação de ONGs e educadores, com apoio da Fundação Volkswagen – que coordena investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecendo projetos Educacionais e de Desenvolvimento Social – e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas para promover cidadania e paz.

- Publicidade -

A partir de agora, essas entidades e profissionais poderão multiplicar os conhecimentos, dando continuidade às ações em prol da sociedade.

O programa também lançou o “Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, disponível gratuitamente na internet (www.a-chance-to-play.de/home/actp-brasil/o-guia-do-brincar.html) como importante ferramenta de formação de educadores; a tiragem impressa foi de 5.000 exemplares.

“Acreditamos que o ‘brincar’, as atividades culturais e esportivas são ferramentas poderosas para a construção de uma cultura de paz e não violência.

Ao brincar, crianças e adolescentes se realizam, descobrem o mundo e seus direitos na sociedade. Brincar cria relações, supera distanciamentos, trabalha valores como respeito e companheirismo.

As histórias de vida dos participantes do ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ revelam o grande potencial transformador do programa. Esse resultado positivo desafia toda sociedade a continuar lutando pela efetivação do direito de brincar”, afirma Tuto Wehrle, coordenador do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha, entidade com experiência de mais de 45 anos de trabalho na área social e com a infância.

- Publicidade -

Esta é a segunda vez que o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é realizado. A primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança