sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

Hyundai inicia construção de Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil

A Hyundai lança hoje a pedra fundamental de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no hemisfério sul, que será construído na planta brasileira de Piracicaba (SP), onde é fabricado o HB20, modelo desenvolvido exclusivamente para o País.

- Publicidade -

Quinto laboratório de P&D da montadora no mundo – ao lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha -, terá como objetivo viabilizar o desenvolvimento de motores com tecnologia flex.

Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2016 e investimentos de R$ 100 milhões, o centro atende às demandas do Inovar-Auto, regime automotivo do Governo Federal que estimula a produção local de conteúdo e tecnologia.

“A construção do Centro de P&D da Hyundai no Brasil demonstra nosso comprometimento com os clientes e com os programas do Governo Federal para estímulo da pesquisa e desenvolvimento. Será um recurso fundamental para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos, eficientes e modernos”, afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.

A estrutura terá como principal objetivo desenvolver tecnologias voltadas ao mercado brasileiro, amplamente dominado pelos motores flex.

- Publicidade -

Para tanto, contará com laboratórios para teste de desempenho e durabilidade de motores, redução de emissões e melhoria da eficiência energética e da partida de motores em baixas temperaturas, crítico para combustíveis como o etanol.

Participaram da cerimônia, realizada na fábrica da Hyundai em Piracicaba, o prefeito da cidade, Gabriel Ferrato; membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo).

Programa Ciência Sem Fronteiras – Na mesma oportunidade, a Hyundai anunciou a renovação do patrocínio ao programa do Governo Federal “Ciência Sem Fronteiras”.

Única montadora de automóveis a apoiar o projeto, a Hyundai fará um investimento de R$ 3 milhões, durante o período de 2015 a 2017, para atender cerca de 300 estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outras.

Durante a primeira vigência do acordo, de 2012 a 2014, a Hyundai financiou 254 bolsas de estudo para alunos brasileiros na Coreia do Sul, o que incluiu estágio de quatro semanas em uma das seis empresas do Grupo Hyundai Motor.

- Publicidade -

O “Ciência Sem Fronteiras” é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é fruto de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.       

Empresa livre de assédio moral – Complementando o evento, a Hyundai Motor Brasil assinou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representado pelo próprio ministro Manuel Dias, compromisso para erradicar o assédio moral no ambiente de trabalho.

A montadora conta com um programa contínuo de cursos de conscientização sobre o tema para os 2,7 mil colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho, além da distribuição de materiais informativos e reuniões para encorajar a denúncia de qualquer possível caso por meio de um canal sigiloso chamado “Ethics Line”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais