O lucro líquido da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) registrou 69% de aumento no segundo trimestre de 2015 para € 333 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme relatório financeiro preliminares publicado hoje. O lucro líquido ajustado para compensar itens extraordinários mais que dobrou, em comparação com o segundo trimestre de 2014, totalizando € 450 milhões.
Conforme balanço divulgado em Londres, o EBIT ajustado cresceu 58% para € 1,525 bilhão, liderado pelo Nafta, que mais que dobrou sua performance para € 1,327 bilhão, com um forte crescimento da margem de 4,9%, no mesmo período de 2014, para 7,7%. A região EMEA também ampliou seus resultados durante o trimestre e registrou EBIT ajustado de € 57 milhões, comparado com equilíbrio no segundo trimestre do ano passado.
Em contrapartida a esse crescimento, a APAC registrou ganhos menores e houve perda na região LATAM, onde os resultados foram negativos devido à retração de mercado e amortização de investimentos.
O faturamento líquido global do grupo no trimestre cresceu 25%, para € 29,2 bilhões.
As vendas mundiais totalizaram 1,2 milhão de unidades, em linha com o mesmo período do ano passado, com forte crescimento no NAFTA e no EMEA atenuado, em parte, pela continuidade das condições fracas de mercado na América Latina.
O segundo trimestre foi encerrado com um dívida industrial líquida de € 8 bilhões, € 600 milhões abaixo do fechamento do primeiro trimestre.
A marca Jeep continua a se expandir ao redor do mundo e as vendas cresceram 27% em relação a 2014.
Outro destaque do trimestre foi o lançamento do modelo Giulia, da Alfa Romeo, completamente renovado, a reinauguração do recém-reformado Museu Histórico Alfa Romeo, em 24 de junho, no 105º aniversário da fundação da Alfa Romeo em Milão.
O modelo Giulia é um produto estratégico para as aspirações de revitalização da Alfa Romeo, possibilitando sua presença global.