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Mecânica em Dias | Testes com dummies virtuais analisam reação humana antes mesmo do acidente

A condução de um veículo requer muita responsabilidade por parte do motorista. Mas algumas vezes é inevitável o acontecimento de um acidente. Se você é o motorista, é bem provável que você pise no pedal do freio e busque mover a direção para tentar livrar um acidente maior.

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Agora, se você estiver no papel do passageiro, vendo que em instantes um acidente vai acontecer, com certeza, você vai buscar uma melhor posição para diminuir os efeitos do impacto.

É aí que entra a tecnologia. Os bonecos utilizados normalmente num crash test de um veículo são denominados “Dummies”.

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Eles servem principalmente para a análise dos efeitos físicos que o motorista, passageiros e até mesmo pedestres pode sofrer quando de um acidente real com o veículo avaliado.

O que vai variar muitas vezes nas sequelas para os envolvidos num acidente pode ser o comportamento, ou seja, a postura, considerando que o corpo estava relaxado ou então apoiado, tenso, e como será sua reação.

Buscando entender melhor esse comportamento, a Toyota produziu um novo software para o seu THUMS – modelagem humana virtual que replica esses tipos de reações antes da colisão.

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A mais recente versão adiciona um recurso de modelagem muscular que pode simular a atitude corporal de diferentes ocupantes do veículo, de descontraído para preparados, permitindo a análise computacional mais detalhada das colisões e ferimentos que podem ser causados, ou mesmo, evitados.

Dessa forma, a nova versão permite controlar as alterações antes de um impacto vir a acontecer, resultando na análise de desempenho dos cintos de segurança, airbags e outros equipamentos de segurança, que podem ser estudada com mais precisão, bem como sistemas de pré-colisão mais avançada.

A inteligência adquirida vai ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias de segurança que podem proporcionar uma melhor proteção dos ocupantes.

THUMS versão 5 já foi adotado por dezenas de empresas, incluindo veículos e peças de fabricantes, e está a contribuir para a investigação de segurança do veículo em todo o mundo.

THUMS – Simulador de muitas características de diferentes partes do corpo humano, desde sua forma global para os ossos e a pele, permite a análise detalhada do tipo de lesões que podem ocorrer em uma colisão do veículo, tais como fraturas e ligamentos rompidos.

A Toyota iniciou o desenvolvimento do THUMS em 1997, trabalhando com a Toyota Central R & D Labs. A primeira versão surgiu em 2002, seguida pela versão 2 em 2004, que acrescentou rosto e ossos para o modelo; a versão 3 em 2006, com um modelo de cérebro preciso; e a versão 4, em 2010, que ganhou a modelagem detalhada de órgãos internos.

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