Para você que curte carros de verdade, o mercado brasileiro ganha duas boas novidades nesse mês de julho. A japonesa Subaru que havia revelado o WRX e o WRX STI na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, chegam pra valer para aumentar a concorrência entre os sedãs esportivos, com o diferencial de combinar eficiência dinâmica, consumo e custo de aquisição de forma bastante atrativa para o consumidor.
A mais nova geração do WRX, importada do Japão pelo grupo CAOA, tem como objetivo oferecer o verdadeiro espírito esportivo juntamente com conforto e amplo espaço interno para o uso diário nos centros urbanos, mas que revela, aos comandos do motorista, a sua real vocação para a dirigibilidade e desempenho.
Quando o assunto é Mecânica Online, o Subaru WRX vem equipado com o motor “FA20” Boxer Turbo 2.0 litros, com injeção direta de combustível (DIT), que atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e 35,7 kgfm a 5.200 rpm, oferecendo rápidas respostas ao motorista, além de favorecer a economia de combustível.
Pela primeira vez no mercado brasileiro, o modelo WRX chega equipado com transmissão automática.
Denominada Sport Lineartronic, ela foi desenvolvida para enriquecer a experiência de condução do motorista. Com até oito velocidades e opção de troca manual de marchas, por meio das paddle shifts instaladas atrás do volante, essa caixa de câmbio proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.
Avaliamos o modelo na pista do circuito instalado na Fazenda Capuava, Indaiatuba, São Paulo. Respostas rápidas, barulho do motor que agrada aos ouvidos e condução dinâmica, literalmente com o carro na mão. Já imaginou levar as crianças para escola com “um carro” assim? Vão chegar bem animados! E as compras?
Um modelo que supera qualquer expectativa e vai além não apenas no motor, mas em todo conjunto, com esportividade por todos os lados. Pena que foram apenas duas voltas no circuito, mas o bastante para compreender que se trata de um verdadeiro esportivo sedã.
O SUBARU WRX contará com versão única de acabamento e com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18” de liga-leve, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.
Evolução – A SUBARU criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), naquela ocasião chamado de Impreza GT.
O resultado dessa empreitada foi a conquista do tricampeonato dessa categoria (1995, 2001 e 2003) e uma enorme legião de apaixonados pela marca. A nova geração do WRX traz esse DNA de competição para as ruas e estradas.
Mecânica Online – O WRX traz o DNA de competição para as ruas com um motor SUBARU Boxer turbo com injeção direta de combustível (DIT), que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura.
O motor Boxer turbo 2.0 litros conta com SUBARU Dual Active Valve Control System (D-AVCS – duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 270 cv (268 hp) de potência máxima. Com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.
O novo motor Boxer Turbo 2.0 litros, quatro cilindros e injeção direta de combustível, tecnologia “DIT”, favorece a economia de combustível e reduz os níveis de vibrações e ruídos.
Desenvolvido pela SUBARU para equipar os modelos esportivos de alta performance da marca, como, por exemplo, o WRX, o motor Boxer “FA20” atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e uma ampla curva de torque, chegando a 35,7 kgfm, entre 2.000 e 5.200 rpm. Em sintonia com o exigente perfil dos consumidores brasileiros, este modelo oferece torque a partir dos 2.000 rpm, proporcionando respostas mais ágeis do motor aos comandos do motorista.
A equipe de engenharia da SUBARU optou por utilizar nesse motor uma medida de diâmetro versus curso dos pistões de 86 mm x 86mm, elevada taxa de compressão (10,6:1) e turbo twin-scroll. Com isso, foi possível otimizar a combustão, o que, consequentemente, possibilitou extrair todo o potencial dessa motorização, maximizando os benefícios da injeção direta de combustível e contribuindo para a redução das emissões de poluentes.
O WRX apresenta uma nova transmissão automática, batizada de Sport Lineartronic, desenvolvida para enriquecer a experiência de condução de alta performance. Esse câmbio também permite o motorista realizar a troca manual de até 8 marchas, utilizando as borboletas posicionadas atrás do volante.
Essa transmissão também conta com o SUBARU Intelligent Drive (SI-DRIVE), que permite a escolha das características de direção do veículo entre três modos – “Intelligent”, “Sport e “Sport Sharp”.
A nova transmissão trabalha com a versão da Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD). O sistema VTD otimiza a distribuição do torque conforme as condições de condução e dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, promovendo uma dirigibilidade mais ágil.
Active Torque Vectoring – O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. O modelo conta também como Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.
Design – O design do SUBARU WRX mescla, inteligentemente, uma atitude agressiva com a temática clássica dos sedans esportivos. A parte frontal incorpora, por exemplo, uma das características mais marcantes da identidade de design da marca, que é a imponente grade hexagonal integrada ao para-choque.
Faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura em LED, evocam o olhar de um animal de rapina e ladeiam a grade hexagonal da SUBARU. A entrada de ar no capô para o intercooler foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
Nas laterais, a aparência robusta e esportiva foi incrementada com novas rodas 18”, que formam um conjunto harmônico com os para-lamas mais largos e com vinco acentuado, que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma WRX. Especialmente criadas para este modelo, as portas traseiras dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado.
O desenho traseiro ressalta a esportividade, sem abrir mão do conforto e praticidade. O para-choque possui um extrator de ar integrado e dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas. O acesso ao porta-malas é facilitado pela grande tampa, que possui amplo ângulo de abertura e conta com um aerofólio incorporado à sua parte superior.
Conforto interno – Visando oferecer o máximo de conforto e comodidade para os clientes brasileiros, o SUBARU WRX, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, contará com uma ampla e completa lista de equipamentos de série.
A sensação de alta performance se inicia assim que o motorista segura o novo volante com base plana forrado de couro, com altura e profundidade ajustáveis. O volante traz controles de áudio e Bluetooth. Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar abre uma polegada a mais que a versão anterior.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas, no volante e na alavanca do câmbio.
O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE”, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.
Na parte central do painel do WRX está instalada uma tela touchscreen de 6,2”. Nela, o motorista poderá controlar, com um simples toque, todas as funcionalidades do sistema de áudio – como, escolher estações de rádio, escolher músicas e sincronizar o dispositivo com o celular por intermédio do Bluetooth -, além de visualizar a imagem da câmera de ré.
Há, ainda, um outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe inúmeras informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.
Carroceria – A distância entre-eixos é 25 mm maior do que a da versão anterior, o que contribuiu para um habitáculo mais espaçoso nesta nova versão. O para-brisa é mais inclinado, com a base da coluna “A” deslocada 200 mm para frente, melhorando a visibilidade, auxiliada pelo painel mais baixo e colunas mais estreitas. Soleiras laterais mais baixas e portas com ampla abertura facilitam o acesso ao carro. O espaço para pernas no banco traseiro cresceu 50 mm e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
O trabalho realizado pela equipe técnica da SUBARU resultou na redução dos níveis de torção da carroceria e em uma calibragem de suspensão mais alinhada com o perfil esportivo do modelo, sem que isso representasse abrir mão do conforto, proporcionando uma melhora da velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, a elevação dos limites de desempenho nas curvas.
No que se refere à segurança, o WRX utiliza a estrutura de carroceria ultra-rígida conhecida como “célula de sobrevivência”. Eventuais impactos são amortecidos pelas zonas de deformação progressiva situadas nas extremidades da carroceria. Visando a segurança dos ocupantes do habitáculo, a equipe de engenharia da SUBARU reforçou a robustez de diversos pontos da carroceria, utilizando aço de altíssima resistência. O resultado desse trabalho contribuiu para que o modelo atendesse as elevadas exigências de segurança nos crash-tests realizados pela IIHS (América do Norte) e JNCAP (Japão).