segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nissan apresenta o crossover esportivo e radical Gripz Concept no Salão de Frankfurt

Pioneira no segmento de crossovers, a Nissan revelou hoje o Gripz Concept, carro-conceito que aponta para o futuro criativo deste mercado.

Desenvolvido por designers da Nissan na Europa e no Japão, o novo modelo mistura a praticidade e a capacidade de um crossover compacto com o desempenho e o entusiasmo de um veículo esportivo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com um design emocional e aventureiro – que mistura o estilo crossover com uma pegada ainda mais esportiva – e um avançado powertrain, o Gripz Concept é a aposta da Nissan para uma virada no jogo do segmento dos crossovers compactos, que somente um pioneiro pode fazer. É um carro de ”dupla personalidade”, para ser usado tanto no dia a dia como em aventuras de fim de semana.

O design presta homenagem à linha do Nissan 240Z, que disputou e venceu diversos ralis de safari na década de 1970 ao utilizar a experiência da marca no fora de estrada para vencer provas duríssimas como as disputadas na Península de Baja, nas planícies do Quênia, Uganda e Tanzânia.

Este modelo ícone trazia uma linha de cintura alta, suspensão reforçada e acabamento preto para o capô e porta-malas com uma cor vermelho-alaranjado profunda na carroceria. Os modelos Nissan 240Z eram a prova de que carros esportivos não precisavam ser baixos para serem divertidos.

- Publicidade -

O Gripz Concept também traz a simplicidade de alta tecnologia das bicicletas de corrida ao utilizar uma estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. Mesmo sendo um 2+2, o modelo tem fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna B.

Para mover o Gripz Concept, a Nissan aposta em sistemas híbrido e elétrico, baseados na tecnologia ”Pure Drive” e-Power da marca. Assim, o um eficiente motor a gasolina é usado para alimentar o propulsor elétrico, o mesmo utilizado no Nissan LEAF.

A experiência de anos no desenvolvimento de carros elétricos da marca proporciona a este conceito uma aceleração suave, rápida e linear, bem silenciosa, de extrema eficiência. Tudo para oferecer uma experiência de condução suave, refinada e emocionante com eficiência de combustível.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Assim como o conceito Nissan Sway, apresentado em março, em Genebra, e modelos de produção recente, o Gripz Concept traz um painel de instrumentos estilo Gliding Wing, de design elegante e refinado, que combina força com simplicidade.

Os assentos e console central são inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas são em forma de um selim de bicicleta de corrida. O volante de três raios, por sua vez, replica o estilo das rodas.

”Ainda não sabemos quais elementos do Gripz poderão influenciar o design das próximas gerações de crossovers da Nissan, mas estamos ansiosos para conhecer a reação do público durante o salão”, disse Shiro Nakamura, vice-presidente sênior mundial de design da Nissan.

O Nissan Gripz Concept mede 4.100 mm no comprimento, 1.890 mm na largura, 1.500 mm na altura e 2.580 mm no entreeixos.

Outras atrações

O estande da Nissan no evento alemão tem muitas outras novidades. Entre eles, a picape NP300 Navara, a linha 2016 do carro 100% elétrico LEAF, que traz novidades na autonomia, e os crossovers da marca que são sucesso na Europa e em outros mercados: Qashqai, X-Trail e Juke.

O modelo 100% elétrico mais vendido do mundo – com mais de 150 mil unidades comercializadas –, o Nissan LEAF chega à linha 2016 com baterias de 30 kWh, que ampliam a autonomia do veículo para 250 km com uma única carga, 26% a mais que a anterior e sem ocupar mais espaço.

O modelo também passa a contar com o sistema de info-entretenimento Nissan Connect, plataforma global da marca que conecta o carro a smartphones.

A picape NP300 Navara faz sua estreia em solo europeu, redesenhada usando a bem sucedida filosofia dos crossovers da Nissan.

A marca japonesa empregou toda sua experiência de 80 anos atuando no segmento de picapes para criar um modelo com design arrojado e tecnologia inteligente, criando novos padrões para esse tipo de veículo. Entre eles estão o Around View Monitor (AVM), sistema com câmeras em torno do veículo, e o dispositivo de frenagem de emergência Forward Emergency Braking (FEB).

O estande da Nissan mostra também a aclamada linha de crossovers, que tem algumas marcas comemorativas. A segunda geração do Qashqai, por exemplo, atingiu a produção de 500.000 unidades apenas 21 meses após seu lançamento, enquanto o Nissan Juke sustenta o título de crossover favorito dos consumidores europeus há cinco anos. O também renovado X-Trail apresenta ao público o recém-lançado motor 1.6 turbo diesel.

A presença da Nissan no Salão de Frankfurt marca o bom momento da empresa no continente europeu. Com o lançamento de nove modelos desde 2004, a fabricante japonesa fortaleceu sua imagem e vendas, que atingiram marcas recordes. Até agosto, a Nissan totaliza mais de 500 mil unidades comercializadas na região, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2014.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil