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Honda Civic completa 18 anos de produção nacional e evolução tecnológica

Sucesso de vendas no segmento de sedãs médios, o Civic foi o modelo que inaugurou a produção da Honda Automóveis no Brasil, há 18 anos (outubro de 1997), na fábrica em Sumaré (SP). Era o passo inicial para o surgimento de um ícone do setor automotivo no país.

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A história do Honda Civic no Brasil começou em 1992, quando o governo brasileiro reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o modelo.

O carro estava em sua 5ª geração mundial e possuía mecânica moderna em comparação aos automóveis nacionais da época. Em seu primeiro ano de importação, foram apenas 280 unidades, mas em 1993, o volume subiu para 3.285 veículos.

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O Civic foi muito bem recebido pelo consumidor brasileiro, especialmente por ter linhas modernas, tecnologia e confiabilidade. Passados cinco anos e superando 12 mil unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré, iniciando as atividades em outubro de 1997.

Para começar a ser produzido no país, o modelo passou por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Naquela época, o Civic estava em sua 6ª geração mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica, equipado com vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS em algumas versões.

Essa geração ainda trouxe para o mercado o motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.

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Nos três primeiros meses de comercialização do Civic nacional, foram vendidas 867 unidades. Em 1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos. A demanda pelo modelo aumentou e, gradativamente, a capacidade produtiva da fábrica também cresceu.

O auge de vendas do Civic foi atingido em 2008 com a 8ª geração, fechando o ano com mais de 67 mil unidades comercializadas – na ocasião, a fábrica já produzia também o Fit e começava a linha do City.

Nessa geração, foi introduzida a tecnologia flex e, na seguinte, houve a extinção do subtanque de gasolina para partida a frio.

Ao longo de seus 18 anos de produção no país, o Civic agregou diversas tecnologias, muitas delas pioneiras no mercado brasileiro, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.
Evolução no Brasil

1997 – A Honda inicia a produção do Civic brasileiro, na 6ª geração do modelo.

 

 

  • Um dos veículos nacionais mais completos de fábrica;
  • Motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.

 

2001 – Lançada a 7ª geração do Civic.

  • Motor 1.7;
  • Assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.

 

2006 – Lançamento da 8ª geração – New Civic.

  • Design futurista;
  • Painel de instrumentos em dois níveis;
  • Motor 1.8;
  • Câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante);
  • Adoção do sistema flex (novembro);
  • Ganhou os principais prêmios da indústria automobilística do Brasil e do mundo.

 

2007 – Lançamento do Civic Si.

  • Versão equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.

 

2011 – A Honda lança a 9ª geração do modelo, atualmente no mercado.

 

  • Comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;
  • Computador de bordo em LCD de 5” (i-MID);
  • Teto solar;
  • Navegador touchscreen integrado ao trânsito.

 

 

2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR.

 

  • Além dos motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa o subtanque de partida a frio.

 

 

2015 – Retorno da versão top EXR com mudanças no exterior e interior.

 

  • Atualmente, a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR;
  • Versão intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), também presentes na versão EXR;
  • EXR ganha sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.

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