terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Novo A4 chega em 2016 ao Brasil. Confira primeiras impressões direto da Itália

(*) Veneza é uma mais antigas e belas cidades no mundo. Com seus 270 mil habitantes, dezenas de ilhas e centenas de canais, a cidade italiana é única no planeta. E foi justamente aqui, entre uma gôndola e outra, que a Audi decidiu lançar o modelo mais esperado da marca dos últimos anos: a nova geração do A4, o carro de quatro argolas que mais vendeu no mundo, com 12 milhões de unidades comercializadas.

O teste drive obviamente não foi através dos canais venezianos, mas entre as pequenas cidades e estradas da região do Vêneto.

Por fora e por dentro o A4 é outro veículo, com cerca de 90% de peças totalmente novas. Ainda que no design exterior tenha ficado um pouco sereno demais em relação aos concorrentes, não há dúvidas que o novo A4 impressiona logo de cara.

As linhas bem desenhadas e esportivas na frente e na traseira salientam a largura do carro. A grade no estilo single frame é larga e baixa e os faróis são em LEDs.

Comparadas as do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi reduzido em até 120 quilos, dependendo da motorização.

O Audi A4 também lidera a classe em termos de níveis de ruído, chegando a ter o mesmo do luxuoso A8, ou seja, quase imperceptível.

Mas é internamente que o novo A4 realmente se destaca. O painel apresenta uma ampla variedade de saídas de ar e boa ergonomia. A qualidade dos matérias também impressiona.

Os dois novos modelos oferecem uma série de tecnologias, tendo como foco duas inovações: o cockpit virtual que é um instrumento combinado totalmente digital que apresenta uma tela LCD de 12,3 polegadas e mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

Já o MMI Navigation plus com MMI touch é visualizado através de um grande monitor de 8,3 polegadas, sendo toda a lógica de controle MMI semelhante a de um Smartphone e inclui uma função inteligente de free-text.

Os passageiros podem navegar na internet e enviar e receber e-mails com seus dispositivos móveis por meio de um ponto de Wi-Fi, enquanto o motorista pode utilizar os serviços personalizados do Audi Connect.

O Audi phone box conecta os celulares à antena interna e os carrega por indução, segundo o padrão Qi. O carro pode vir ainda com o sistema de som Bang & Olufsen, com o inovador som 3D, que introduz a dimensão adicional da altura. Na parte de trás do veículo os passageiros podem se divertir ou se informar com o Audi tablet conectado a internet.

Os novos Audi A4 e A4 Avant serão lançados na Alemanha com uma gama de sete motores, três TFSI e quatro TDI. Sua potência aumentou significativamente e vai de 150 cv a 272 cv, mas o consumo de combustível foi reduzido em até 21 por cento. O A4 2.0 TDI ultra obtém médias de consumo de até 27,07 km/litro. Os números do modelo Avant correspondente são 26,31 km/l.

São três tipos de câmbio: manual de seis marchas, a S tronic de sete marchas e a tiptronic de oito velocidades. As transmissões automáticas agora oferecem uma função roda-livre para maior economia de combustível.

Andamos durante todo o dia em vários modelos do novo A4. A dirigibilidade do carro impressiona pela estabilidade e pela esportividade. Alternamos o nosso teste entre largas rodovias onde o carro alcançou grandes velocidades e em apertadas ruas de pequenos vilarejos italianos com muitas subidas e descidas.

O Audi A4 e A4 Avant possuem numerosos sistemas de assistência ao condutor. Ao todo são quase 30, muitos tirados do A8 e do Q7. Tem desde ajuda ao motorista a economizar combustível, passando pela ajuda a manter o carro na faixa com a mesma velocidade do carro da frente no engarrafamento sem precisar de nenhuma interferência do motorista, até o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito por meio de câmeras.

O compartimento de bagagem do novo A4 Avant, tem 505 litros de espaço. Já com os encostos dos bancos traseiros rebaixados o volume pode chegar a 1.510 litros. No A4 Sedan a capacidade do porta malas é de 480 litros.

O A4 Sedan e o A4 Avant serão lançados no último trimestre do ano na Europa e a chegada ao Brasil esta marcada para o primeiro semestre de 2016.

(*) Por Henrique Flávio Neves, de Veneza – Itália

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn