sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

ZF patrocina o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha 2015

O engenheiro e seu papel na competitividade brasileira. Este será o foco central do evento que será realizado pela Associação Brasil Alemanha de Engenheiros, VDI-Brasil, no próximo dia 22 de outubro.

- Publicidade -

O presidente da ZF América do Sul – também presidente da VDI-Brasil Wilson Bricio, fará a abertura do e participará dos painéis ao longo do dia, além de entregar a primeira edição do Prêmio VDI-Brasil, nas categorias “Destaque de Engenharia Brasil-Alemanha 2015” e “Prêmio Embaixador VDI-Brasil”.

Em sua sétima edição, o evento também discutirá os impactos da indústria 4.0 no Brasil e os instrumentos da formação acadêmica para uma carreira do engenheiro na gestão.

Como grande apoiadora da iniciativa, a ZF patrocina o evento que contará com cerca de 500 participantes entre engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de associações e entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa, além de universitários, que terão a oportunidade de se apresentarem para as mais renomadas empresas.

Estarão presentes também dois keynote speakers, que irão abordar os conceitos das engenharias no Brasil e na Alemanha, destacando diferenciais competitivos na engenharia alemã e os desafios da engenharia no Brasil.

- Publicidade -

Sobre o profissional da área, Bricio é categórico ao afirmar que “internacionalidade, flexibilidade e saber inovar frente à conjuntura atual são aspectos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento sustentável da indústria brasileira. Estas são, inclusive, características inerentes ao profissional da Engenharia. Para ele, é inegável que o Engenheiro tem papel fundamental nas mais diferentes indústrias, desenvolvendo soluções de acordo com as características de cada mercado local”, conclui.

O presidente da ZF irá participar da mesa redonda no Painel III – O Engenheiro na Gestão, que tem como o tema “A formação acadêmica oferece os instrumentos para uma carreira na gestão?”. “Fortalecimento da educação técnica – principalmente em cursos de engenharia – adição de valor em termos de infraestrutura, desenvolvimento de novos produtos e inovação constante são os fatores-chave para a retomada da competitividade brasileira” complementa o executivo.

A programação do evento inclui outros dois painéis: Painel I – Os desafios do Engenheiro ante a Indústria 4.0, com o tema “Quais os impactos positivos e negativos da Indústria 4.0? Como preparar as indústrias no Brasil para esta nova etapa?”, e o Painel II – O Engenheiro na Inovação e Produtividade, com o tema “Qual o papel do Engenheiro para o aumento da competitividade da indústria? Engenharia, invenção e inovação”. O encerramento dos debates no Dia da Engenharia será com a mesa redonda sobre o “Wrap-up do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha 2015”.

Ao final do dia será a cerimônia de entrega do 1º Prêmio VDI-Brasil, premiação inédita na qual serão agraciados dois profissionais. A categoria “Destaque da Engenharia” reconhecerá o engenheiro cuja trajetória demonstre a versatilidade da engenharia e como esta formação contribui para a excelência não somente na área técnica, mas também de gestão. Já na categoria “Embaixador VDI-Brasil” será agraciado o profissional que tenha dedicado esforços e contribuído de forma impactante para as atividades da VDI no Brasil, de modo a fortalecer a atuação da instituição no País.

Totens interativos apresentarão as soluções de mobilidade da ZF para o mercado automotivo e industrial.

- Publicidade -

A apresentação dos produtos ZF durante o evento será por meio de totens interativos posicionados no stand da marca. Nestes totens o visitante terá acesso as soluções da empresa para o segmento de carros de passeio, como por exemplo, sistemas de segurança e direção autônoma, bem como as tecnologias aplicadas no Advanced Urban Vehicle, protótipo da marca que reúne diversas inovações no que diz respeito a chassis, driveline e assistência ao motorista.

Além disso, serão apresentados os principais produtos destinados ao segmento de veículos comerciais e tecnologia industrial. Por fim, o visitante terá acesso as informações sobre os 100 anos de fundação da ZF.

A empresa, que comemora seu centenário neste ano, organizou uma linha do tempo ano a ano com os principais acontecimentos durante o período.

Direção autônoma com o Advanced Urban Vehicle

O Advanced Urban Vehicle é o protótipo da ZF que demonstra todo o potencial da integração entre os sistemas individuais de chassis e driveline com o sistema de assistência ao motorista. O protótipo é equipado com o eixo traseiro eTB (do inglês electric Twist Beam) com motores elétricos montados perto das rodas.

Ele também recebe um eixo dianteiro inovador com ângulo de esterçamento que chega a 75°, e dois programas de assistência ao motorista: o Smart Parking Assist, que estaciona o veículo por controle remoto apenas ativando a função em um equipamento móvel, como um smartphone ou um relógio inteligente – e o PreVision Cloud Assist, o sistema de assistência com tecnologia em nuvem capaz de ajustar o torque de acionamento antes do carro fazer uma curva e, consequentemente, reduz a velocidade sem necessidade de frenagem mecânica.

Além disso, o motorista está constantemente em contato com o Veículo Urbano Avançado por meio do sensor de toque e do display instalados no volante.
SERVIÇO
Centro Universitário Senac

Endereço: Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – SP
Data: 22 de outubro
Horário: das 10h00 às 19h00
Local: Centro de Convenções – Auditório 1

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança