sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Ar-condicionado veicular pode interferir na saúde de motoristas e passageiros

No Brasil, o ar-condicionado veicular é um item indispensável praticamente o ano inteiro, por conta das altas temperaturas em quase todas as estações. Também é item de segurança, já que cada vez mais pessoas preferem manter os vidros fechados quando o veículo está parado. Assim, mantê-lo em boas condições é essencial para que o sistema funcione com eficiência, evitando maus odores e, principalmente, protegendo a saúde dos ocupantes dos veículos contra contaminantes atmosféricos.

Como o verão está chegando, a tendência é intensificar o uso do ar-condicionado, por isso um item a ser observado é o filtro de cabine. Ele é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso.

“Conferir o estado do filtro e efetuar a troca periodicamente é imprescindível para a saúde, segurança e o bem-estar dos ocupantes dos automóveis. Pensando nesta necessidade, a Bosch desenvolve produtos com qualidade e tecnologia capazes de reduzir a concentração de partículas e resíduos cancerígenos derivados da combustão e do ar aspirado da atmosfera”, destaca Fábio Juliato, gerente de marketing da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch. Segundo ele, a concentração desses poluentes é ainda mais alta no interior da cabine do veículo e chega a ser até seis vezes superior em relação ao ar externo.

[box type=”warning” align=”aligncenter” ]Filtro de cabine deve ser observado para garantir qualidade do ar no interior do veículo [/box]
Diferenciais
Os filtros de cabine Bosch são capazes de absorver até 100% de partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias, garantindo ar limpo e livre de impurezas. Além disso, possui tripla camada de filtragem e material filtrante resistente à umidade do ar, impedindo a formação de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Outro benefício do componente é proteger demais partes do veículo, pois reduz a contaminação nos componentes e dutos de ar, como ventiladores, sistemas de calefação, painel e para-brisa. Somado a isto, também proporciona melhor ventilação durante os períodos em engarrafamentos ou túneis, pois favorece a circulação de um ar mais limpo no interior do carro.

[box type=”info” ]Produto da Bosch absorve até 100% de substâncias nocivas à saúde, prevenindo doenças respiratórias [/box]

Saúde em foco – Diretamente relacionados à qualidade do ar, que pode interferir na saúde dos motoristas e passageiros, os filtros de cabine contribuem para evitar possíveis complicações respiratórias, principalmente para quem passa h oras no trânsito, portanto, é indicado conferir e trocar este componente conforme a recomendação das montadoras, o que poderá acontecer a cada 10 mil quilômetros, seis meses ou conforme indicado pela montadora.

“Vale ressaltar que o período de substituição do item pode variar de acordo com o local onde o veículo trafega. Em estradas de terra, por exemplo, as trocas do filtro de cabine devem ser mais frequentes”, explica Juliato.

Paralelamente a troca dos filtros, ao realizar a manutenção preventiva outras ações são importantes para garantir o pleno funcionamento do ar-condicionado e prevenir problemas de saúde, entre elas realizar a higienização do sistema.

Mercado de reposição – A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, desenvolveu os filtros de cabine com diferenciais para atender até 95% da frota circulante do país, oferecendo preços competitivos, atrativo custo-benefício e atendendo o padrão de qualidade das montadoras .

Produzida no Brasil, a linha de filtros de cabine Bosch está ainda mais completa com os 30 novos itens lançados neste ano para completar o portfólio já existente.

[box type=”warning” ]Saúde, segurança e conforto de ocupantes são assegurados por meio de trocas periódicas do componente[/box]

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn