segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

CESVI BRASIL anuncia os vencedores do Prêmio CAR Group 2015

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) anunciou nesta quinta-feira (29), durante cerimônia oficial, em sua sede, os vencedores do Prêmio CAR Group 2015. A premiação, que chega à sua sétima edição, é concedida anualmente aos carros que obtiveram os melhores índices de reparabilidade, ou seja, os veículos com a melhor relação entre custo e facilidade de reparos.

Os prêmios foram distribuídos em 13 categorias diferentes e a grande vencedora foi a montadora alemã Volkswagen, que conquistou cinco troféus, ao todo.

As premiações concedidas nesse ano à Volkswagen foram direcionadas ao bicampeão consecutivo UP!, na categoria hatch compacto; Cross UP!, como compacto off-road; Nova Saveiro, como picape compacta simples, e Saveiro Cabine Dupla, como picape compacta. Spacefox, segundo o índice, foi o modelo mais rentável na categoria SW compacto.

Também compõem o ranking de vencedores as francesas Peugeot e Citroën, que levaram, juntas, quatro troféus, distribuídos nas categorias hatch médio (Peugeot 308); utilitário esportivo (Peugeot 2008); minivan compacta (C3 Picasso) e minivan média (C4 Picasso). As japonesas Toyota, Suzuki e Nissan também computaram, juntas, outros quatro prêmios, nas categorias hatch médio off-road (SX4); utilitário esportivo off-road (Jimny), além dos sedans compacto (Toyota Etios) e médio (Novo Sentra).

Criado em 1999, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. O CESVI BRASIL recebe o veículo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.

E, após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio CAR Group, no qual quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.

Segundo Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL, o CAR Group é um índice que serve de referência tanto para o consumidor, que busca uma relação justa de custo e benefício na compra do seu automóvel, quanto para as seguradoras.

“Atualmente, não existem muitas fontes técnicas de consulta para o consumidor na hora de comprar um carro novo, principalmente no que diz respeito às informações sobre reparação. Nesse sentido, o CAR Group passa a ser um grande aliado. Um balizador não só para a pessoa física, mas também para a seguradora, que passa a contar com mais subsídios para precificar seu produto”, afirma o executivo.

Leia a opinião de alguns dos vencedores sobre o índice:

Volkswagen

“Para a marca é uma honra receber estes troféus. Em tempos de crise, estamos investindo. Receber o prêmio em cinco categorias mostra que estamos no caminho certo, oferecendo sempre os melhores automóveis no quesito reparabilidade ao cliente final.”

Ricardo Ploger – gerente de Segurança Veicular

Peugeot / Citroën

“É muito importante receber este prêmio. É um trabalho de muito tempo, um esforço técnico grande, que agora é reconhecido. Estamos muito felizes.”

Thomas Beaugrand – responsável de Segurança

 

Suzuki

“O trabalho conjunto entre a marca e o CESVI é coroado com mais uma premiação. É o reconhecimento de uma tarefa árdua, de sempre oferecer o melhor produto aos nossos clientes.”

Alexandre Zuccato – gerente de Pós-venda

 

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio CAR Group 2015

CATEGORIA MONTADORA MODELO CAR GROUP
Hatch compacto VOLKSWAGEN UP! 11
Hatch compacto off-road VOLKSWAGEN CROSS UP! 10
Hatch médio PEUGEOT 308 34
Hatch médio off-road SUZUKI SX4 41
Minivan compacta CITROËN C3 PICASSO 30
Minivan média CITROËN C4 PICASSO 37
Picape compacta cabine simples VOLKSWAGEN NOVA SAVEIRO 28
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA VOLKSWAGEN SAVEIRO CD 27
Sedan compacto TOYOTA ETIOS SEDAN 16
Sedan médio NISSAN NOVO SENTRA 31
SW compacta VOLKSWAGEN SPACEFOX 21
Utilitário esportivo PEUGEOT 2008 28
Utilitário esportivo OFF-ROAD SUZUKI JIMNY 36

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn