sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Oitava geração do Passat chega ao Brasil em janeiro de 2016 em duas versões

Em sua oitava geração, o Novo Passat foi apresentado mundialmente no Salão de Paris de 2014 e eleito o Carro do Ano 2015 (Car of the Year 2015) na Europa em março deste ano. Ícone da Volkswagen, ao longo de suas gerações e das mais de 22 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o modelo evoluiu de forma constante, oferecendo sempre o melhor em sua classe.

O Novo Passat é produzido em Emden, Alemanha, e estará à venda no Brasil no início de 2016. Há 10 opções de cores para a carroceria (Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson), e três para o revestimento de couro dos bancos (bege, marrom e preta). O sedã tem três anos de garantia total.

[box type=”note” align=”aligncenter” ]Modelo foi eleito o Carro do Ano 2015 na Europa Novo;

Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB);

Itens exclusivos e inovadores, como faróis de LEDs e Painel Digital Programável.[/box]

Exterior. O Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB). Graças a essa plataforma, as proporções foram elaboradas para ser significativamente mais dinâmicas (incluindo carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos, rodas maiores) e seu pacote interno foi melhorado.

Preservando todas as suas virtudes funcionais, o Novo Passat ganhou visivelmente em presença, exclusividade e dinamismo. Mesmo à noite o Novo Passat tem um olhar inconfundível graças aos seus novos faróis de LED (itens de série na versão Highline) e às lanternas traseiras de LED.

Com o Novo Passat, a Volkswagen revela um design que combina clareza elegante a uma imagem poderosa. Cada linha no desenho do Passat tem um propósito. É um projeto que vai deixar marca na história.

Interior. Da mesma forma que seu exterior, o interior do Novo Passat foi desenvolvido com estética, clareza e elementos aprimorados para compor com o sofisticado conceito geral dessa oitava geração.

Com base em inúmeras novas soluções de design, como a faixa horizontal contínua que abrange os difusores de ar e recursos de bordo – incluindo o novo Painel Digital Programável (Active Info Display) e um discreto filete de iluminação ambiente – o interior tem aparência mais vanguardista e exclusiva do que nunca.

Duas versões. A Volkswagen lança o Novo Passat no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).

Comfortline. O Novo Passat Comfortline traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.

Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna.

O Novo Passat Comfortline traz volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas e desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.

Como opcional o Novo Passat Comfortline oferece teto solar elétrico panorâmico.

Highline. Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Passat Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista.

Os faróis são totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as aletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro Nappa.

Como opcional, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema de infotainment Discover Pro, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active, Park Assist 3.0, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist).

Também é opcional para o Novo Passat Highline o teto solar elétrico panorâmico.

Sistemas de assistência e direção

Mais comodidade e segurança. Novos sistemas de assistência, infotainment e conveniência tornam a mobilidade mais sustentável, em rede e comunicativa; eles também passam a desempenhar papel ativo no processo de condução, tornando-o ainda mais seguro. O Passat avançou para se tornar um veículo cujas tecnologias avançam além dos limites do segmento.

Essas tecnologias incluem recursos como Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).

Mecânica Online – O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior.
Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. O Novo Passat dispõe de excelentes 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de expressivos 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm).

O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).

Dimensões. O Novo Passat mede 4.767 mm de comprimento – é, portanto, dois milímetros mais curto que a geração anterior. Ao mesmo tempo, a distância entre-eixos foi alongada em 79 mm, passando a 2.791 mm.

As rodas dianteiras foram deslocadas 29 mm em direção ao para-choque dianteiro, e as rodas traseiras, 17 mm em direção ao para-choque traseiro (o habitáculo foi alongado em 33 mm).

O resultado: balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) mais curtos (redução de 67 milímetros na dianteira e de 13 milímetros na parte traseira).

Ao mesmo tempo, o Novo Passat teve a altura reduzida em 14 mm (1.456 mm) e ganhou 12 mm na largura (1.832 mm). Essas dimensões permitiram uma relação de proporções que formaram as condições ideais para a criação de um projeto tão poderoso quanto exclusivo.

[box type=”note” align=”aligncenter” ]Novos sistemas de infotainment e sistema de som Dynaudio;

Duas versões de acabamento: Comfortline e Highline[/box]

Faróis de LED. A Volkswagen desenvolveu um sistema de iluminação inteiramente novo para o Passat de oitava geração. A versão Highline vem equipada de série com faróis de LEDs (diodos emissores de luz) com tecnologia de projeção.

Dois discretos módulos de lentes projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. O componente central desses faróis é o módulo externo multi-fachos. Além dos fachos baixo e alto (com adaptação de luz), os faróis também geram as luzes dinâmicas de conversão.

O módulo de lentes interno de facho plano é responsável ela chamada “iluminação de campo próximo”. Outro destaque dos faróis de projeção de LEDs são as luzes de condução diurnas com 32 LEDs. Sua assinatura consiste de dois módulos separados: um “U” grande (que incorpora esses dois módulos) e um “U” menor, que contorna os módulos multi-facho. Entre as luzes de condução diurna, o largo indicador (12 LEDs) enfatiza o desenho do farol. Os LEDs dos indicadores de direção estão colocados na parte interna do farol.

Os faróis de LEDs são complementados com o recurso Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmico, DLA). Controlado por meio de uma câmera, o DLA detecta veículos trafegando em sentido contrário ou à frente do Novo Passat, coordenando a distribuição de luz dos faróis, evitando ofuscamento.

Luzes traseiras. O Novo Passat traz luzes traseiras todas em LED. Na versão Comfortline, as luzes traseiras e as funções de freio e indicadores de direção são realizadas na parte exterior dos módulos de luz. O segmento interno (tampa do porta-malas) integra as luzes de marcha à ré e lanternas de neblina.

A versão Highline traz conjunto ótico traseiro diferenciado. Durante a frenagem, a assinatura de luz na posição horizontal passa à posição vertical, causando efeito visual que chama a atenção dos demais condutores, contribuindo para a segurança do tráfego. Junto com as luzes traseiras e luzes de freio, os módulos de luz traseiros laterais também integram a luz indicadora. No módulo interno estão as luzes de direção e de neblina.

Mais espaço a bordo. A Matriz Modular Transversal (MQB) tornou possível melhorar ainda mais o espaço interno. Embora o Novo Passat seja 2 mm mais curto do que o anterior, em seu interior o comprimento cresceu 33 mm. Agora os ocupantes do banco traseiro têm 116 mm de espaço para os joelhos, em relação aos bancos dianteiros.

O porta-malas também cresceu, ganhando 21 litros de capacidade para bagagens, agora totalizando 586 litros.

Saídas de ar em formato horizontal. A meta definida quando foi iniciado o desenvolvimento do Novo Passat, da criação de uma sensação de leveza e de espaço generoso no interior, foi realizada pelos designers com um painel leve, com estrutura horizontal consistente – e os painéis de portas dianteiras também estão estilisticamente incorporados a essas premissas.

O elemento central de design no painel é a inovadora saída de ar, que se estende por toda a largura do interior e foi concebida como um elemento decorativo funcional. Não há ali saídas de ar separadas – mas sim um elemento contínuo somente interrompido pelos instrumentos e pelo relógio analógico, unificando forma e função.

O claro caráter arquitetônico é criado pelo imponente comprimento das aletas cromadas integradas às saídas de ar, com um painel decorativo integrado abaixo. As dimensões das saídas de ar não afetam apenas a concepção do painel de instrumentos, mas também têm efeito positivo sobre o desempenho do controle de temperatura e acústica.

Painel Digital Programável (Active Info Display). No Novo Passat, a Volkswagen está estreando um quadro de instrumentos totalmente digital: o Painel Digital Programável (Active Info Display). Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Easy Open. Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo. Há um sensor de proximidade sob o pára-choques, que detecta o movimento.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn