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Qual combustível usar? Muitas opções e poucas informações. Faça a escolha correta!

Um grande ponto de interrogação aparece na cabeça do motorista quando ele entra em um posto de combustíveis e o frentista pergunta:  Com qual combustível vai abastecer?

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Se o motorista dirige um carro flexivel, a primeira, a natural dúvida que aparece é: se deve abastecer com Etanol ou com Gasolina comum. Embora milhares de matérias já foram veiculadas sobre esta escolha, nem sempre nos lembramos da formula “secreta”.

O mais importante a ser considerado aqui quando for abastecer o seu automóvel Flex é a diferença de preços, já que o consumo de álcool é em media 30 % maior que o consumo de gasolina em um mesmo motor. Assim, a forma mais simples de se calcular qual o combustível mais econômico em determinado posto de abastecimento é multiplicando o valor da gasolina no posto por 0,7. Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool, se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

Ainda parece complicado? Então vamos lá: Hoje existem vários “apps” para celular que efetuam esta conta para você e apresentam com qual combustível obtém-se a maior vantagem econômica, é só baixar o app introduzir o custo por litro de cada combustível e “Voila”! Ele te da a melhor opção.

Se fosse só esta, a única duvida que surge ao motorista no abastecimento, esta, teria sido a coluna mais fácil de ser escrita, porem é aqui que começam surgir as outras questões dado a oferta de opções em nosso mercado.

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Em adição a Gasolina e ao Etanol “comuns”, o mercado de combustíveis Brasileiro oferece hoje produtos como: o Etanol aditivado, a Gasolina comum aditivada e as gasolinas Premium.

ETANOL ADITIVADO – Este produto oferecido por algumas distribuidoras prometem propriedades anticorrosivas, de redução de atritos internos e limpeza interna do motor pela presença de aditivos “especiais”.

A descrição e marketing deste combustível nos parecem bastante interessantes, porem devo dizer, com base na minha longa experiência na indústria automotiva, que os fabricantes testam seus motores a exaustão com Etanol Comum, sem aditivos ou qualquer produto adicional.

O Etanol é um combustível limpo, tem um excelente poder de limpeza, não deixa depósitos no motor mesmo após longas horas ou quilômetros de funcionamento do motor.

Quanto a corrosão e desgaste prematuro dos componentes, comuns nos anos 80, a indústria já solucionou estas questões ao longo dos últimos 40 anos de experiência com este combustível. Novos materiais foram desenvolvidos e introduzidos nos veículos que evitam corrosão, desgastes ou rupturas pela presença do Etanol.

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Outro aspecto a ser observado aqui é que este tipo de combustível tem baixo volume de vendas, não é incomum ver frentistas oferecendo o etanol aditivado com muita ênfase, nos parece que a estocagem deste produto nos postos tem um prazo maior que o etanol comum, o que não é benéfico para o combustível.

GASOLINA ADITIVADA – Diferentemente do ETANOL, a aditivação da gasolina traz real benefícios para o motor, resíduos da queima da gasolina se acumulam no motor formando borras por sobre as válvulas e em alguns casos chegando a componentes superiores do motor como coletor de admissão e injetores.

Com isto o carro pode apresentar falhas de dirigibilidade (Motor engasgando, falhando) ter seu desempenho reduzido (perda de performance, maior consumo de combustível, detonação conhecida popularmente como batida de pino, e o aumento das emissões de poluentes).

Os pacotes de aditivos que são adicionados à gasolina têm como principais componentes um agente detergente e um agente dispersante. Por onde passa a gasolina aditivada, a goma depositada é removida pela ação do detergente e mantida em suspensão no fluido pela ação do dispersante até a câmara de combustão, onde é completamente queimada, sem deixar resíduos.

Seria interessante usar sempre gasolina aditivada, porem em função do seu custo dependendo o quanto o motorista utiliza o veiculo, pode-se alternar o uso de gasolina aditivada com gasolina comum. Utilizar somente gasolina comum também não traz grandes problemas desde que o combustível tenha boa procedência e não fique parado no tanque do seu carro por longos períodos.

Um projeto em andamento do governo Brasileiro prevê a aditivação de toda a gasolina a ser vendida, ou seja, a partir de meados de 2017 a gasolina comum passará a ser aditivada, como ocorre hoje nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Esta ação deve proporcionar veículos com funcionamento regular, mais econômico, e menos poluente.

Uma opção a gasolina aditivada em veículos Flexíveis é a alternância de gasolina comum com Etanol. O Etanol tem poder detergente e mantem o motor limpo, quando utilizado em alternância com a gasolina faz papel de aditivo.

GASOLINA PREMIUM (Alta Octanagem) – São gasolinas com características diferenciadas: possuem octanagem de 91 unidades (IAD – Índice Antidetonante), com aditivos diferenciados. São classificadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), como gasolina tipo Premium. Estas gasolinas, diferentemente das gasolinas Comum e Aditivada tem 25% de Etanol na sua composição.

A Petrobras oferece hoje em seus postos distribuidores a gasolina “Podium”, que pode ser considerada uma gasolina Premium superior com 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante)e baixo teor de enxofre 30 ppm (ao invés de 60 ppm como nas outras gasolinas do mercado).

Cada distribuidora de combustível, batiza sua gasolina Premium com nomes diferenciados, como por exemplo: Podium (Petrobras); Power Racing (Shell) ; Original Premium (Ipiranga) entre outras.

Esta gasolina é recomendada para veículos de alta performance ou que possuem sistema de mapeamento do motor que identifica gasolinas de alta octanagem, alterando os parâmetros de funcionamento do motor obtendo assim o melhor desempenho com esse combustível. Trata-se aqui de veículos importados (exclusivos a Gasolina). A recomendação do uso de gasolina de alta octanagem geralmente se encontra no manual do proprietário do veiculo.

Em um veiculo de passeio, o uso destas gasolinas pode vir a apresentar pequenas, e muitas das vezes, imperceptíveis melhoras de desempenho e consumo de combustível, que não vão trazer um retorno do valor gasto com o combustível. Não existe nenhum problema ou impedimento do uso deste combustível nos veículos em geral, apenas não se obterá os mesmos resultados de um veiculo de alta performance.

COMO SE PRODUZ GASOLINA? A gasolina é obtida do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas.

De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta e o gasóleo para a produção da gasolina. O gasóleo passa por um processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico.

A partir desse processo é obtida uma outra nafta, chamada nafta de craqueamento, que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.

Para a produção da gasolina tipo Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados, que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.

O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do processo utilizado, da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo uma semana.

Após a produção, nas distribuidoras, se executam as misturas com Etanol Anidro. Desde 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de etanol anidro combustível na gasolina de classificação comum é de 27% e na gasolina premium é de 25%.

COMO SE PRODUZ ETANOL? – O Etanol no Brasil é produzido a partir da Cana de Açúcar, que após ser colhida no campo (por processos manuais ou automatizados), é lavada e picada em pequenos pedaços e moída para a extração do caldo, que será transformado em açúcar ou etanol. O que sobra da moagem é chamado de bagaço, um resíduo fibroso que pode ser queimado em caldeiras para a obtenção de energia.

O caldo obtido na moagem vai para tonéis de decantação, onde é misturado com cal e outras substâncias químicas para purifica-lo. Este caldo concentrado passa por outro processo de purificação, recebendo substâncias químicas e sendo movimentado constantemente. Ele é então conduzido a outro tanque e misturado com água e fermento biológico. Esse fermento é um fungo, que se alimenta do açúcar do caldo, liberando gás carbônico e álcool.

A mistura é levada para uma centrífuga, que separa o fermento da parte líquida, chamada de vinho fermentado, que contem álcool, matéria orgânica, minerais e água.

O líquido é então destilado, dando origem ao Etanol Hidratado. Contendo 93% de álcool e os restantes 7% de água, que abastecem carros com motor flexivel e os mais antigos movidos só a Etanol.

Para poder ser misturado à gasolina, passa-se o Etanol Hidratado por uma coluna de recuperação, onde mais um processo químico que o desidrata, o transforma no etanol anidro, com 99% de álcool.

ETANOL POLUI MENOS? – Os veículos devem obedecer as leis de emissões veiculares, no Brasil conhecidas como PROCONVE (Programa de Controle de Emissões Veiculares), independente do combustível que o veiculo esta utilizando , portando no uso diário embora existam diferenças ainda que pequenas a favor do Etanol, entre as emissões de um carro movido a Etanol se comparado ao mesmo veiculo movido a gasolina,  não é no veiculo que encontraremos a um diferencial .

O Etanol é considerado um combustível ecologicamente correto, porque não afeta a camada de ozônio, já que é obtido a partir da cana-de-açúcar, o que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canaviais. Além disso, o plantio e cultivo da cana-de-açúcar aumentam a umidade do ar e a retenção das águas da chuva. Durante a produção de Etanol como sub-produto temos a energia elétrica gerada a partir da queima do bagaço de cana.

Desta forma se olharmos para o ciclo completo de produção e queima de cada um dos combustíveis, pode-se dizer que o Etanol é menos poluente que a Gasolina.

ADULTERAÇÕES DE COMBUSTÍVEL UM CASO DE POLICIA! – São inúmeras as formas de se adulterar combustíveis, as mais comuns são a adição de solventes e Etanol acima da quantidade especificada com o único objetivo de se obter um produto final mais barato. Como solventes, há diversos tipos de produtos como aguarrás e solvente para borracha (SPB). O SPB, também conhecido como benzina industrial, é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do Etanol.

Oficinas tem recebido uma enorme quantidade de veículos com motores danificados pela presença de componentes químicos estranhos ao combustível. Estas químicas não só danificam como podem levar motores a quebras.

No caso do Etanol a adulteração mais comum encontrada é a adição de agua. Em alguns postos já foram encontradas quantidades acima de 15 % de agua no Etanol.  Relata-se em algumas oficinas a presença de sílica nos tanques de combustível o que indica claramente a utilização de agua de poço (com areia).

As distribuidoras de combustível não possuem poder de fiscalizar e/ou multar postos. Essa é uma atribuição da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustível, que não tem capacidade de fiscalizar todos os postos de nosso País. As grandes distribuidoras têm programas de qualidade para monitorar e garantir a qualidade de combustíveis em postos conveniados.

Sempre desconfie de combustível muito barato, não existem milagres nesta área, pois o combustível base, no Brasil vem sempre da mesma fonte: A Petrobras, e não há como se obter grandes vantagens comerciais para se vender gasolina em valores muito inferiores do que a media. Preços podem variar em função de estoque, quantidade de vendas mensais, distancia ate a distribuidora, frete do caminhão de entrega, mas geralmente essas diferenças em uma mesma cidade são muito pequenas. Portanto desconfie de preços muito baixos, procure saber a sua razão.

Da próxima vez que for parar em um posto de abastecimento espero que esta contribuição venha fazer a diferença, e ajudar o leitor a escolher entre as varias opções disponíveis no mercado Brasileiro.

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