A Ford acaba de atingir o marco de 200.000 unidades do New Fiesta produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, menos de três anos após o lançamento do hatch global no Brasil. Introduzindo um novo padrão no segmento de compactos premium, desse total, cerca de 82% foram destinadas ao mercado interno e as demais exportadas para a América do Sul. Esse volume só compreende o período no ABC paulista, uma vez que o Fiesta anteriormente era fabricado em Camaçari, na Bahia.
O New Fiesta é um dos carros mais vendidos do mundo, com mais de 15 milhões de unidades, sendo mais de 1,8 milhão no Brasil. Na nova geração, recebeu mais de 100 prêmios, incluindo os de segurança do Euro NCAP e Top Safety Pick, que o tornaram uma referência em design, qualidade, segurança, dirigibilidade e economia de combustível.
Para a produção do modelo, a fábrica da Ford em São Bernardo recebeu um investimento de R$800 milhões e foi amplamente modernizada. As novidades incluíram uma linha de prensas de última geração, máquinas a laser para controle de geometria da carroceria, pintura com alto teor de sólidos e checagem automática dos componentes elétricos e eletrônicos de 100% da produção.
Design, eficiência e segurança – O design de linhas esportivas e aerodinâmicas é um dos principais diferenciais do New Fiesta. A ampla grade dianteira, o capô esculpido, o perfil ágil e a traseira curta são marcos do seu estilo, o chamado Kinetic 2.0 da Ford. O interior, de estilo “cockpit”, também tem ergonomia e acabamento primoroso.
Seus dois motores da família Sigma – o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando variável e independente de válvulas, de 128 cv, e o 1.5 DOHC 16V Flex, de 112 cv, ambos de alumínio – foram os primeiros da marca com sistema de partida a frio Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina. O 1.6 conta com a opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades e traz sistema de conectividade SYNC com tela multifuncional e comandos de voz.
A segurança é outro ponto forte do hatch. Além de usar aços ultrarreforçados na carroceria, é o único do segmento a oferecer 7 airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey, opcionais, são outras tecnologias para a segurança e dirigibilidade.