domingo, 21 abril , 2024
28 C
Recife

Novo Motor diesel 2.8 e gasolina V6 de 4.0 litros são opções no SW4 2016

A SW4 2016 é equipada com o novíssimo propulsor 1GD (Global Diesel). Ele não só diminui o ruído típico de motores a diesel, como melhora significativamente a aceleração em velocidades baixas e médias, com redução no consumo de combustível.

- Publicidade -

Novo motor Toyota 2.8 litros (1GD) – O Toyota 1GD 2.8 litros, de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Esta evolução melhora o nível de consumo de combustível, na ordem de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm (25% de aumento).

Motor Toyota 4.0 litros V6 a gasolina – O Toyota VVT-i V6 4.0 litros, DOHC a gasolina com 24 válvulas, possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque, a 3.800 rpm.

- Publicidade -

Nova transmissão automática de seis velocidades – A transmissão da SW4 foi desenvolvida para aproveitar todo o potencial do motor. O alcance de relações é mais amplo e atinge melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor.

Com aletas para trocas no volante e o sistema “Super ECT 6” (transmissão eletrônica), essa transmissão adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga, atingindo, simultaneamente, desempenho e durabilidade excelentes e economia no consumo de combustível. Em relação à versão atual, a primeira velocidade é 2% menor, enquanto a sexta marcha, 19% maior.

Sobre a tecnologia aplicada à performance, possui os modos de direção ECO, para uma condução mais suave, com consumo de combustível eficiente, e POWER, que garante uma direção mais emocionante e esportiva.

- Publicidade -

Capacidade off-road – A nova SW4 destaca-se por combinar qualidades que se adequam ao estilo urbano, como elegância e sofisticação, e a força e robustez para transitar em terrenos off-road.

Sua reestilização herda a tecnologia das mais prestigiadas SUV’s da Toyota, ao incorporar um interruptor eletrônico para selecionar a tração 4×4, facilitando a operação e preservando a estética do interior do veículo.

O novo chassi foi desenvolvido para melhorar a durabilidade, conforto e segurança, com o aumento de 20% em sua rigidez. A carroceria, com a adição de aço de alta resistência, tem 66 pontos de solda a mais que a geração anterior, o que torna o modelo ainda mais rígido.

O novo sistema de suspensão traseira, cujo braço de controle inferior foi colocado 20 mm mais para baixo, juntamente com os amortecedores telescópicos, oferece excelente estabilidade e controle em estradas e off-road. Novos sistemas de assistência de condução, além de tornarem a dirigibilidade mais prazerosa, proporcionam maior segurança.

Outros equipamentos que facilitam a condução da nova geração da SW4, em todos os tipos de terreno, são o Assistente de Subida (HAC) e o Assistente de Descida (DAC). O HAC é um sistema específico para manobras em aclives, atuando automaticamente sobre os freios durante a partida em subidas íngremes.

O DAC é acionado quando o freio motor não é suficiente para controlar o carro em descidas mais bruscas. Ele envia, automaticamente, pressão de frenagem às rodas, mantendo o controle estável do veículo.

O Controle de Tração Ativo (A-TRC) é outro sistema de segurança presente na nova SW4. Funciona quando o 4×4 é acionado, permitindo que, em uma situação off-road, as rodas possam tracionar, aplicando a pressão de frenagem adequada.

A SW4 2016 também vem equipada com sistema de bloqueio de diferencial traseiro, responsável por fazer com que as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, facilitando manobras de fuga em uma situação de atolamento, por exemplo.

Segurança – A verdadeira força de um SUV deve ser expressa pela tranquilidade e segurança que proporciona aos ocupantes.

Para atender a este requisito, o chassi e a carroceria da SW4, desde sua estrutura mais primitiva, foram desenvolvidos para absorver e distribuir a energia do impacto de uma colisão.

Para proporcionar maior estabilidade, a barra estabilizadora dianteira foi reforçada, aumentando sua espessura, e uma nova barra estabilizadora foi adicionada à traseira. Comparada à versão anterior, a nova geração da SW4, devido a estas melhorias, obteve uma evolução na sua capacidade antirruído de 10% no trem dianteiro e 30%, no traseiro.

A SW4 2016 incorpora freios a disco ventilados nas quatro rodas, além dos seguintes sistemas de segurança ativa:

  • Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD)
  • Assistente de Frenagens Emergenciais (BA)
  • Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
  • Controle de Tração Ativo (A-TRC)
  • Controle de Estabilidade (VSC)
  • Assistente de Reboque (TSC)
  • Assistente de Subida (HAC)
  • Assistente de Descida (DAC)

O ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) garante a parada do veículo com segurança em qualquer situação, independentemente da quantidade de carga, dando ao condutor a capacidade de manter o controle total da direção.

Por sua vez, o Assistente de Frenagens de Emergência (BA) aplica pressão adicional para o sistema de freio, assim que uma frenagem de emergência é acionada, ajudando o motorista impossibilitado de empregar a força suficiente no pedal. O sistema de Luzes de Frenagem de Emergência (EBS) acende automaticamente quando o veículo realiza uma parada de emergência, chamando a atenção dos motoristas que vêm atrás, reduzindo as chances de acidentes.

O Controle de Estabilidade (VSC) auxilia o motorista, a fim de manter o veículo estável em curvas acentuadas ou com baixa aderência, oferecendo maior controle em qualquer situação.

O sistema opera pelo controle da resposta do motor e freios, aplicando, de maneira seletiva, pressão necessária às rodas, corrigindo a trajetória e mantendo a direção desejada.

O Assistente de Reboque (TSC) ajuda, com o acionamento dos freios e a resposta do motor, a manter o veículo e o reboque em linha reta, compensando o balanço do trailer do engate, ocasionado por ventos cruzados durante uma viagem.

  • A nova SW4 conta, também, com o máximo nível de segurança passiva, o que reduz o risco de lesões em uma colisão:
  • Sete airbags: frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina para ambos os lados;
  • Cintos de segurança de três pontos com pretensionador e limitadores de força para os bancos dianteiros, com alarme indicador de soltura;
  • Três cintos de segurança de inércia de três pontos alocados na segunda fileira, com alarme indicador de soltura, além de três encostos para cabeça;
  • Dois cintos de segurança de inércia de três pontos para a terceira fileira, com dois apoios de cabeça.

Com respeito à proteção para menores, a SW4 vem equipada com ISOFIX e suporte de fixação superior (cadeira de criança com sistema ISOFIX está disponível na rede de concessionárias Toyota) e trava para portas traseiras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança