A Volkswagen do Brasil resolveu sofisticar os modelos Gol e Voyage na linha 2017. E ainda por cima, as novidades conseguiram oferecer preços menores, mesmo depois de todos os ajustes e renovações que a marca introduziu para a nova linha. Confira os detalhes das novidades. Em breve publicamos as primeiras impressões dos lançamentos.
O Novo Gol e o Novo Voyage estão chegando com a evolução do design mundial da marca e muito mais inovação tecnológica. A nova linha está trazendo o motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, um dos mais eficientes nas suas respectivas categorias no País.
Além disso, o Novo Gol e o Novo Voyage passam a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado brasileiro. Os modelos, com ainda mais itens de série, serão comercializados a partir de março nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.
O Novo Gol e o Novo Voyage incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen, que reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro.
Novos para-choques, novos faróis e novas lanternas destacam as linhas horizontalizadas, dando a impressão de os veículos estarem mais largos e baixos. O novo vinco lateral, que contorna quase toda a carroceria, contribui para realçar a precisão e o cuidado nos mínimos detalhes de design.
Os modelos também trazem cores inéditas e rodas exclusivas, que conferem ainda mais harmonia e esportividade.
O novo volante multifuncional é semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro.
Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.
Os modelos adotam o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mercado brasileiro.
A Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento, uma tecnologia global presente também no Novo Passat.
Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes.
E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Para celebrar o Gol mais conectado de todos os tempos, a Volkswagen apresenta o pacote para o Gol Connect, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, dando mais jovialidade ao modelo. A série especial destaca a cor azul na carroceria, no painel e novos tecidos de banco.
O Gol Connect está equipado com a central multimídia topo de linha Discovery Media, que, além do espelhamento, oferece um sistema de navegação totalmente integrado.
O Gol pode ser equipado ainda com o exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa.
A nova série especial também está equipada com adesivos “Connect”, pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e rodas exclusivas de 15 polegadas, em pneus de medida 195/55 R15 “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.
Novo motor 1.0l de três cilindros Total Flex – O Novo Gol e o Novo Voyage serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro. O motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível.
Premiado pela imprensa especializada brasileira, o motor 1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento, proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior.
Por isso, o Novo Gol e o Novo Voyage mantêm a excelente Nota “A” (Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.
O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade.
Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de combustível.
Motor 1.6 Total Flex de 104 cv – A versão Highline do Novo Gol e Novo Voyage vêm equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6.
O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética. Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim.
Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm.
Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
Transmissão I-Motion – O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox).
O Novo Gol e o Novo Voyage I-Motion oferecem o melhor de dois mundos: o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque).
Novos itens de série – O Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores.
Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até as configurações topo de linha, fazem parte da lista de série itens como direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas.
O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. As versões Trendline, Comfortline e Highline reforçam a excelente relação custo-benefício dos modelos, com novos sistemas de som e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, como itens de série.
Robustez e confiabilidade – O Novo Gol e Novo Voyage, conhecidos no mercado brasileiro por sua robustez e confiabilidade, oferecem um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI Brasil.
Isso se traduz em menor tempo e custo de reparo, se comparado a outros modelos do mesmo segmento de mercado. O Novo Gol e Novo Voyage contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do País.
História de sucesso no Brasil – O Gol é o veículo mais produzido, vendido e exportado da história do mercado brasileiro. E essa trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras.
O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País. O primeiro Gol chegou ao mercado em 1980. A segunda geração veio em 1995. Em 1999, foi lançada a terceira a geração, seguida pela quarta geração (2005) e pela quinta geração (2008).
Ao longo desses 36 anos, o Gol já acumula mais de 6 milhões de unidades comercializadas, consagrando-se como o modelo de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira.
Ele também é o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países.
Já o Voyage acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de sua história. O sedã é o derivado do Gol de maior sucesso.
Lançado em 1981, o Voyage já teve mais de 300 mil unidades exportadas para 58 países. Passando por várias atualizações em design e conteúdo, o sedã teve em 1996 sua produção encerrada, após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar na época ao Polo Classic.
Em 2008, após 12 anos de ausência do mercado, o Voyage ressurge desenvolvido juntamente com o Gol.
Confira todas as versões e equipamentos do Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol Trendline 1.0 – R$ 34.890
Volkswagen Gol Trendline 1.6 – R$ 40.190
Itens de série: Direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, ajuste de altura do banco, limpador e desembaçador traseiro e rodas 14″ com calotas e pneus 175/70. Ar-condicionado é opcional por R$ 2.800, junto com os kits de som Media (R$ 835), com entradas auxiliares e Bluetooth ou o multimédia sensível ao toque Composition Touch (R$ 1.755). Por menos de R$ 40 mil, o Trendline 1.0 traz ar e central touch. O pack Connection sai por R$ 2.500 a mais e vale a diferença pelo pacote de itens, que inclui cor metálica azul lagoon.
Volkswagen Gol Comfortline 1.0 – R$ 42.690
Volkswagen Gol Comfortline 1.6 – R$ 47.490
Volkswagen Gol Comforline 1.6 i-Motion – R$ 50.790
Itens de série: acrescenta sobre o Trendline ar-condicionado, entretenimento Media Plus, chave-canivete, faróis de neblina, abertura elétrica do porta-malas, rodas aro 15 com calotas e pneus 195/55. Entre os opcionais, há o pack Urban (R$ 3.350), que soma rodas de liga 15″, travamento à distância, sensor de ré, retrovisores elétricos e computador de bordo I-System, afora a opção do kit Discover Media de R$ 2.360 com GPS.
Volkswagen Gol Highline 1.6 – R$ 51.990
Volkswagen Gol Highline 1.6 i-Motion – R$ 51.990
Itens de série: adiciona vidros elétricos traseiro, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, retrovisores elétricos e sensor de ré por R$ 51.990 no manual e R$ 55.290 no automatizado. Entre as opções, estão o navegador e um kit com rodas de liga 16″, revestimento de couro sintético, banco bipartido, controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e de luz (R$ 3.240). Equipado com tudo, o Highline chega a quase R$ 60 mil. Pelo preço, poderia trazer controle de tração (de série no up! TSI) e de estabilidade ou até airbags laterais.
Volkswagen Gol Connect 1.0 – R$ 45.190
Volkswagen Gol Connect 1.6 – R$ 49.990
Volkswagen Gol Connect I-Motion – R$ 53.290
Preços do Volkswagen Voyage 2017 – Os itens de série são semelhantes aos do Gol.
Volkswagen Voyage Trendline 1.0 – R$ 40.990
Volkswagen VoyageTrendline 1.6 – R$ 44.590
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 – R$ 46.490
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 – R$ 49.790
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 i-Motion – R$ 53.090
Volkswagen Voyage Highline 1.6 – R$ 55.290
Volkswagen Voyage Highline 1.6 i-Motion – R$ 58.590