O BMW Group alcançou pelo sexto ano seguido resultados recordes em 2015, alcançando número inéditos de volume de vendas, receitas e lucratividade, apesar do ambiente de mercado instável.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Novos recordes para volume de vendas, receitas e lucratividade; – BMW Group alcança as metas no ano financeiro de 2015;
– As receitas do grupo aumentaram 14,6%, atingindo € 92,2 bilhões;
– A lucratividade excede 9 bilhões de euros pela primeira vez;
– Margem EBIT no segmento de automóveis de 9,2% está dentro da meta definida;
– O lucro líquido do grupo aumentou em 10% atingindo € 6,4 bilhões;
– Dividendo recorde: € 3,20 por ação ordinária proposta.
– Maior bônus associado pago na indústria de automóveis premium alemã.[/box]
“Nós alcançamos todas as nossas ambiciosas metas para o ano financeiro”, comentou Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG,em Munique. “Com outro conjunto de números impressionantes no exercício, o BMW Group permanece o líder mundial na fabricação de veículos premium e serviços de mobilidade“, completou.
O volume de vendas mundiais de automóveis aumentou 6,1% atingindo um novo recorde de 2.247.485 unidades (2014: 2.117.965 unidades). Com o auxílio de condições cambiais favoráveis, as receitas do grupo subiram 14,6% em 2015 atingindo € 92,17 bilhões (2014: € 80,40 bilhões). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) aumentou 5,2% atingindo € 9,59 bilhões (2014:
€ 9,11 bilhões), principalmente por conta do crescimento do volume de vendas. O lucro antes dos impostos (EBT)aumentou pela primeira vez acima de € 9 bilhões, crescendo 5,9% , o que permitiu atingir um novo nível de € 9,22 bilhões (2014: € 8,70 bilhões). O lucro líquido do grupo aumentou pela primeira vez acima de € 6 bilhões, crescendo 10%, o que permitiu um novo recorde de € 6,39 bilhões (2014: € 5,81 bilhões).
Dividendo de € 3,20 por ação ordinária proposta – “O comprometimento exemplar da nossa força de trabalho e a confiança inabalável de nossos acionistas são os principais tópicos que estão presentes em toda a história de sucesso do BMW Group”, disse Krüger.
“Para marcar o centenário da empresa, estamos novamente aumentando o bônus para nossos colaboradores permanentes na Alemanha, a maior quantia paga na indústria de automóveis premium alemã. Os pagamentos de dividendos para nossos acionistas também irão exceder a marca de dois bilhões de euros pela primeira vez, refletindo a boa performance do BMW Group em 2015”.
No Encontro Geral Anual que ocorrerá em 12 de maio, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal irão propor aos acionistas que o dividendo aumente para € 3,20 por ação ordinária (2014: € 2,90) e € 3,22 por ação preferencial (2014: € 2,92). A taxa de distribuição é de 32,9% (2014: 32,7%), dentro da meta do BMW Group de 30 a 40%.
Rentabilidade do segmento de automóveis dentro da meta – A receita do segmento de automóveis cresceu 13,8% no período atingindo € 85,53 bilhões (2014: € 75,17 bilhões), o que se deve principalmente à boa performance do volume de vendas, novos modelos e condições cambiais favoráveis.
O EBIT subiu 8,2% atingindo € 7,83 bilhões (2014: € 7,20 bilhões). A margem EBIT foi de 9,2% (2014: 9,6%) estando assim na maior metade da meta esperada (entre 8 e 10%). O lucro antes dos impostos do segmento (EBT) aumentou 9,3% atingindo um novo patamar de € 7,52 bilhões (2014: € 6,88 bilhões).
A marca BMW manteve sua posição de liderança no setor premium em 2015, atingindo um novo recorde de número de volume de vendas.
As entregas para clientes foram 5,2% maiores, alcançando 1.905.234 unidades (2014: 1.811.719 unidades), com performances excelentes dos modelos BMW Série 2, BMW Série 4 e da família BMW X.
Um crescimento maior é esperado para o ano atual, especialmente por conta dos novos modelos BMW Série 7 e BMW X1.
O BMW Série 2 se mostrou excepcionalmente popular em 2015, com as entregas para clientes chegando a um total de 157.144 unidades (2014: 41.038 unidades), incluindo mais de 107.000 unidades do BMW Série 2 Active Tourer e Gran Tourer, que por sua vez representou mais de dois terços dos números totais para esta Série.
O BMW Série 4 teve uma performance igualmente boa, consolidando sua posição como líder do mercado em seu segmento, com um crescimento de vendas de 27,4%, aumentando para 152.390 o número de unidades comercializadas (2014: 119.580 unidades).
O crescimento da marca também está sendo alcançado pelo sucesso da família BMW X. As vendas do BMW X4 mais que dobraram atingindo 55.050 unidades (2014: 21.688 unidades).
As vendas mundiais do BMW X5, também líder do mercado em seu segmento, cresceram 14,1% atingindo 168.143 unidades (2014: 147.381 unidades), enquanto o BMW X6 registrou um aumento de 53,1% atingindo 46.305 unidades (2014: 30.244 unidades).
O número de veículos BMW i entregues para os clientes cresceu 65,9% atingindo 29.513 unidades (2014: 17.793 unidades), das quais 24.057 unidades (2014: 16.052 unidades) do BMW i3 (+49,9%) e 5.456 unidades (2014: 1.741 unidades) do BMW i8.
A marca MINI alcançou um novo recorde de vendas em 2015, com entregas aumentando 12%, atingindo 338.466 unidades (2014: 302.183 unidades). As vendas mundiais do novo MINI 5 portas totalizaram 94.788 unidades (2014: 13.113 unidades), enquanto a venda do MINI 3 portas subiu ligeiramente para 127.194 unidades (2014: 126.938 unidades; +0,2%).
O novo MINI Clubman começou a ser vendido em outubro e registrou a venda de 8.003 unidades até o fim do ano.
A Rolls-Royce Motor Cars registrou sua segunda melhor performance em seus 112 anos de história. A empresa que tem sede em Goodwood vendeu 3.785 unidades no mundo inteiro em 2015 (-6,8%), com os modelos Wraith e Ghost fazendo as maiores contribuições para os resultados de vendas.
A demanda para a marca permaneceu alta pelo mundo, com exceção da China, onde o segmento de luxo caiu sensivelmente.
Em paralelo a sua estratégia de conseguir uma distribuição equilibrada de vendas mundiais, o BMW Group marcou um crescimento do volume de vendas em todas as suas principais regiões de vendas. Os quatro maiores mercados de vendas do BMW Group no ano passado foram a China, os EUA, a Alemanha e a Grã-Bretanha.
As vendas dos veículos do BMW Group na Europa em 2015 excederam a marca de um milhão de unidades pela primeira vez, com um total de 1.000.427 unidades (2014: 914.587 unidades; +9,4%) entregues para os clientes.
O volume de vendas foi 5% maior na Alemanha – 286.098 unidades (2014: 272.345 unidades) e 12,6% maior na Grã-Bretanha – 230.982 unidades (2014: 205.071 unidades).
O passo de crescimento na Ásia diminuiu em 2015 como resultado da normalização contínua do mercado chinês. O BMW Group vendeu 685.792 unidades (2014: 658.384 unidades) nessa região, 4,2% mais que o ano anterior, incluindo as vendas no continente chinês, que cresceram 1,6% atingindo 464.086 unidades (2014: 456.732 unidades).
O BMW Group também aumentou o volume de vendas nas Américas em 2,8%, com o número dos veículos vendidos de 495.897 unidades (2014: 482.257 unidades), incluindo 405.715 unidades (2014: 396.961 unidades) vendidas no EUA (+2,2%).
Aumento significativo nos lucros do segmento de motocicletas – Os rendimentos do setor de motocicletas cresceram 18,5% em anos sucessivos, alcançando €1,99 bilhão (2014: € 1,67 bilhão). O EBIT melhorou em 62,5% para € 182 milhões (2014: € 112 milhões), enquanto a lucratividade avançou 67,3% para € 179 milhões (2014: € 107 milhões).
O volume de vendas aumentou 10,9% para 136.963 unidades (2014: 123.495 unidades), aumentando assim o desempenho no mercado como um todo. Os cinco maiores mercados da BMW Motorrad foram a Alemanha, os EUA, a França, a Itália e a Espanha.
Segmento de Serviços Financeiros continua a crescer – O segmento de Serviços Financeiros também continuou com um bom desempenho em 2015. As receitas do segmentoforam 15,2% maiores a € 23,79 bilhões (2014: € 20,59 bilhões), enquanto os lucros antes dos impostos melhoraram 14,6% atingindo € 1,97 bilhão (2014: € 1,72 bilhão).
No total, 1.655.961 (2014: 1.509.113) contratos novos foram assinados em conjunto com os negócios de financiamento e locações, registrando um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior. O portfólio de locações e contratos financeiros estabelecidos com revendedores e consumidores no varejo, na data de 31 de dezembro de 2016, aumentou 8,2% atingindo 4.718.970 contratos (2014: 4.359.572 contratos).
Aumento da mão de obra e no número de aprendizes – O quadro de colaboradores do BMW Group aumentou 5,1% se comparado com o ano anterior. No geral, o BMW Group possui uma força de trabalho no mundo inteiro de 122.244 funcionários (2014: 116.324 funcionários) ao final do período do relatório.
Este aumento reflete principalmente a expansão contínua da rede de produção internacional do grupo e o recrutamento de engenheiros, especialistas de informática e funcionários habilidosos necessários para fazer o desenvolvimento de futuras tecnologias e novos serviços.
O BMW Group aumentou suas atividades de treinamento no mundo inteiro. Durante o ano passado, aproximadamente 1.500 jovens se tornaram aprendizes dentro da organização, incluindo 1.200 na Alemanha.
No fim do período do relatório, 4.700 jovens do mundo inteiro estavam no treinamento vocacional e nos programas de treinamento para jovens talentos dentro do BMW Group.
BMW Group tem como meta um maior crescimento no volume de vendas em 2016 – A tendência mundial de crescimento do volume de vendas é prevista para continuar em 2016 considerando o grande portfólio de modelos atrativos do BMW Group, renovado recentemente com o novo BMW Série 7.
“Temos novamente como meta alcançar um novo recorde de volume de vendas em 2016, esperando que as vendas cresçam um pouco em comparação ao ano anterior”, disse Krüger. Também se espera que o ambiente político e econômico global continue instável.
Conselho Fiscal – O Conselho de Supervisão irá propor no Encontro Geral Anual, que acontecerá no dia 12 de maio de 2016, que Simone Menne, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, seja reeleita para o Conselho Fiscal da BMW AG.
Mais informações sobre as demonstrações financeiras do BMW Group em 2015 e sobre as perspectivas de negócios para o ano atual serão comunicadas na Coletiva de Imprensa de Demonstração Contábil Anual, que acontecerá no dia 16 de março de 2016 em Munique.
O BMW Group – overview |
2015 |
2014 |
Variação % |
|
Volume de vendas | ||||
Automotivo |
Unidades |
2.247.485 | 2.117.965 | 6.1 |
Do qual: | ||||
BMW | Unidades | 1.905.234 | 1.811.719 | 5,2 |
MINI |
Unidades |
338.466 | 302.183 | 12,0 |
Rolls-Royce |
Unidades |
3.785 | 4.063 | -6,8 |
Motocicletas |
Unidades |
136.963 | 123.495 | 10,9 |
Força de trabalho1 | 122.244 | 116.324 | 5,1 | |
Receitas |
€ milhões |
92.175 | 80.401 | 14,6 |
Das quais: | ||||
Automotivo | € milhões | 85.536 | 75.173 | 13,8 |
Motocicletas |
€ milhões |
1.990 | 1.679 | 18,5 |
Serviços Financeiros |
€ milhões |
23.739 | 20.599 | 15,2 |
Outras Entidades |
€ milhões |
7 | 7 | – |
Eliminações |
€ milhões |
-19.097 | -17.057 | -12,0 |
Lucro antes do resultado financeiro (EBIT) |
€ milhões |
9.593 |
9.118 |
5,2 |
Do qual: | ||||
Automotivo | € milhões | 7.836 | 7.244 | 8,2 |
Motocicletas |
€ milhões |
182 | 112 | 62,5 |
Serviços Financeiros |
€ milhões |
1.981 | 1.756 | 12,8 |
Outras Entidades |
€ milhões |
169 | 71 | – |
Eliminações |
€ milhões |
-575 | -65 | – |
Lucro antes dos impostos (EBT) |
€ milhões |
9.224 | 8.707 | 5,9 |
Do qual: | ||||
Automotivo | € milhões | 7.523 | 6.886 | 9,3 |
Motocicletas |
€ milhões |
179 | 107 | 67,3 |
Serviços Financeiros |
€ milhões |
1.975 | 1.723 | 14,6 |
Outras Entidades |
€ milhões |
211 | 154 | 37,0 |
Eliminações |
€ milhões |
-664 | -163 | – |
Imposto de renda |
€ milhões |
-2.828 | -2.890 | 2,1 |
Lucro líquido |
€ milhões |
6.396 | 5.817 | 10,0 |
Lucro por ação2 |
€ |
9,70/9,72 | 8,83/8,85 | 9,9/9,8 |
1 Os dados excluem os contratos de trabalho inativos, colaboradores no trabalho e em períodos fora do trabalho, com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria, e fatias salariais inferiores.
2 Lucro por ação ordinária/preferencial.