Com investimentos de R$ 200 milhões, a Volkswagen do Brasil acaba de lançar no mercado nacional a Nova Saveiro, a picape leve da marca e a mais conectada do seu segmento no Brasil. O montante foi direcionado para o desenvolvimento do produto e de manufatura para modernização do processo produtivo.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Montante contempla novos equipamentos e dispositivos na linha de produção da picape, a mais conectada do seu segmento;
– A picape já acumula mais de 1,1 milhão de unidades produzidas, das quais 200 mil foram exportadas;
– O modelo ganha identidade própria, com visual que transmite robustez e modernidade.[/box]
Lançada em julho de 1982, a Saveiro já acumula mais de 1,1 milhão de unidades produzidas, sendo que desse total, mais de 200 mil foram exportadas para mais de 60 países, principalmente da América do Sul.
“As qualidades da Nova Saveiro, certamente ajudarão a marca a conquistar novos clientes no Brasil e também novos mercados para exportação”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha agora identidade própria. Com visual totalmente independente a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, robusto e refinado.
Todas essas mudanças com ainda mais itens tecnológicos instalados na picape, exigiram alterações importantes no processo produtivo das áreas de Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final na fábrica de São Bernardo do Campo, onde é produzida exclusivamente.
Na Estamparia, onde o processo de fabricação do carro é iniciado, foram adquiridos equipamentos de medição de última geração. A área também conta com uma nova esteira para a inspeção das peças da superfície. Já na Armação da Nova Saveiro, um novo equipamento é responsável pela junção (grafagem) das peças da tampa dianteira do veículo.
A área da Pintura da fábrica Anchieta conta com novos dispositivos específicos para a colocação dos apliques no veículo como, por exemplo, o novo friso para a lateral externa e para as soleiras da Saveiro Cross.
Além disso, todos os robôs das cabines de pintura foram programados para a produção da Nova Saveiro. O modelo receberá agora uma nova e exclusiva opção de cor metálica, o “Azul Ravenna”, ofertada na versão Saveiro Cross (cabine estendida e cabine dupla).
A Nova Saveiro também será ofertada nas cores branco Cristal, preto Ninja e vermelho Flash (sólidas); azul Night, cinza Platinum e prata Sírius (metálicas); além do laranja Cannyon (especial), também exclusivo para a Saveiro Cross.
Na Montagem Final foram instalados novos dispositivos para o encaixe do painel (cockpit) da Nova Saveiro, onde estão as principais inovações tecnológicas do modelo, como o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Outra nova ferramenta é o manipulador, um dispositivo para facilitar o processo de montagem do conjunto frontal do veículo, o “front end”. O equipamento transporta, centraliza e encaixa o conjunto facilitando a montagem e a fixação na carroceria.
Também foram instalados equipamentos para a montagem do novo porta-luvas e do logo na tampa traseira da picape, que agora possui sistema de abertura semelhante ao Novo Golf.
A Saveiro nas Versões Robust, Trendline e Highline são equipadas com o consagrado motor 1.6l Total Flex, de até 104 cv (etanol). Já a versão Cross está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O modelo estará disponível a partir de abril nas concessionárias da marca no Brasil.