Quer ver um motorista inexperiente em pânico? É na hora de fazer a temida baliza. A situação é ainda mais complicada nos grandes centros, onde as vagas para estacionar na rua são poucas e o espaço para deixar seu carro geralmente é pequeno.
Ainda assim, há algumas precauções que qualquer motorista, inexperiente ou não, pode seguir para ter menos dificuldades nessa hora. Veja a seguir.
Enxergou uma vaga próxima? Já acione a seta para sinalizar que vai estacionar. Isso pode livrá-lo de grandes dores de cabeça, como discutir com outro interessado na vaga sobre quem “viu primeiro” o espaço.
Ao começar a manobra, sempre verifique se nenhum veículo se aproxima.
Regule os espelhos retrovisores para fazer a manobra. Alguns modelos de veículo têm um sistema que regula automaticamente os espelhos quando a ré é acionada.
Muito cuidado ao estacionar o veículo em ladeiras. Sempre verifique se o freio de mão está bem acionado, e deixe o câmbio manual engrenado.
Uma questão muito importante é fazer manutenção periódica em seu freio de estacionamento. Geralmente este freio é acionado por cabo de aço, que, com o passar do tempo, tem a tendência de dilatar, o que diminui sua eficiência.
Tecnologias ajudam – Mas a vida do motorista iniciante vai ficando cada vez mais fácil – graças à tecnologia. Hoje, temos sistemas que ajudam muito nas manobras para estacionar, como câmera de ré, sensor de estacionamento e tecnologia de assistência a estacionamento.
Câmera de ré e sensor de estacionamento são tecnologias bem difundidas, que já se tornaram viáveis economicamente. Ao acionar a ré, a câmera começa a transmitir a imagem do que está atrás do carro via sistema multimídia.
Já o sensor de estacionamento, conforme o carro começa a se deslocar de ré para estacionar, emite um som que vai aumentando à medida que o carro se aproxima da parede ou de um veículo já estacionado.
Mas, atenção: quando estiver fazendo a baliza, não se baseie apenas na câmera e nos sensores; use-os como complementos que vão ajudá-lo com a manobra, mas não vão parar o carro por você.
Quem faz isso é outra tecnologia: o assistente de estacionamento. Recurso presente em modelos premium, o sistema analisa a vaga e praticamente estaciona o carro sozinho. O motorista só tem o trabalho de engrenar o veículo, acelerar e frear. As manobras ficam por conta da tecnologia.