O Toyota Etios pode ser considerado um dos modelos mais injustiçado pela imprensa quando do seu lançamento em 2012. O visual externo fugia de traços envolventes com características de esportividade que agradam o cliente brasileiro. E o interior recebeu muitas críticas. Ao mesmo tempo, não haviam dúvidas que o aspecto mecânico e construtivo do modelo ofereciam toda confiabilidade já conhecida dos modelos Toyota.
E claro que a engenharia da Toyota no Brasil atentou para a necessidade desses ajustes visuais. E a linha 2017 do Etios, tanto na versão hatch, quanto na sedã, chegam para agradar em cheio o consumidor mais exigente e vai além, pois o pacote de novidades agrega a família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, transmissão manual de seis velocidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno.
O grande diferencial, no entanto, é a adoção da transmissão automática de quatro velocidades para toda a família Etios 2017, tanto nas versões hatchback quanto nas versões com carroceria sedã.
Destaque também para a capacidade do porta-malas do sedã, de 562 litros, uma das maiores da categoria. Ao longo de sua trajetória, o Etios se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil. Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]As vendas da linha Etios 2017 têm início em 28 de abril, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 43.990,00.[/box]
A Toyota resolveu deixar a linha 2017 do Etios mais completa. Desde a versão de entrada X, a linha traz de série novidades como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
Etios Hatchback | X 1.3L 16V manual | R$ 43.990,00 |
Etios Hatchback | X 1.3L 16V automático | R$ 47.490,00 |
Etios Sedã | X 1.5L 16V manual | R$ 48.495,00 |
Etios Sedã | X 1.5L 16V automático | R$ 51.995,00 |
A versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
Etios Hatchback | XS 1.5L 16V manual | R$ 48.995,00 |
Etios Hatchback | XS 1.5L 16V automático | R$ 52.495,00 |
Etios Sedã | XS 1.5L 16V manual | R$ 51.695,00 |
Etios Sedã | XS 1.5L 16V automático | R$ 55.195,00 |
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Etios Hatchback | XLS 1.5L 16V manual | R$ 53.895,00 |
Etios Hatchback | XLS 1.5L 16V automático | R$ 57.395,00 |
Etios Sedã | XLS 1.5L 16V manual | R$ 56.795,00 |
Etios Sedã | XLS 1.5L 16V automático | R$ 60.295,00 |
A Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.
Etios Hatchback | Cross 1.5L 16V manual | R$ 57.395,00 |
Etios Hatchback | Cross 1.5L 16V automático | R$ 60.895,00 |
Mecânica Online – A linha Etios 2017 marca o início de um novo tempo na história da Toyota do Brasil. O modelo é o primeiro do portfólio a ser equipado com propulsores produzidos na nova planta de motores, localizada em Porto Feliz (SP).
Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
São dois tipos de motores disponíveis:
– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.
– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.
Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade. O Etios 2017 também não utiliza o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.
Na zona de operação do Etios 2017, os comandos do ar-condicionado são manuais e foram aprimorados, com a introdução de um compressor de software mais avançado. Com ele, após um período constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por alguns segundos e religar automaticamente, a fim de não subtrair a potência do motor e auxiliando na economia de combustível.
A linha Etios 2017, tanto hatchback quanto sedã, teve a direção eletroassistida progressiva recalibrada, garantindo ótima dirigibilidade e mantendo os excelentes raios de giro de 4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã.
Paralelamente, o desempenho dinâmico do modelo melhorou com o ajuste da suspensão. Molas e amortecedores foram recalibrados, tornando o Etios 2017 ainda mais estável e confortável no uso diário.
Todas as versões do Toyota Etios 2017 (X, XS, XLS e Cross), tanto hatchback quanto sedã, dispõem de novas opções de transmissão: manual, agora com seis velocidades, e automática, de quatro.
O diferencial da transmissão automática é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Como resultado, o motorista tem uma sensação agradável ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada.
Para as versões manuais, a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, adicionada a sexta marcha e aperfeiçoada a relação da transmissão, resultando em economia de combustível e maior conforto ao rodar em velocidade de cruzeiro.
Relação de marchas da linha Etios 2017:
Transmissão | M/T | A/T |
1ª | 3.538 | 2.875 |
2ª | 1.913 | 1.568 |
3ª | 1.310 | 1.000 |
4ª | 0.971 | 0.696 |
5ª | 0.818 | — |
6ª | 0.700 | — |
Ré | 3.333 | 2.300 |
Diferencial | 3.944 | 3.82 |
Quando o assunto é manutenção, até os 60.000 km, o custo total com revisões é de R$ 2.400,00, um dos menores do mercado.
Acertando no ponto fraco – Evolução – Não há outra palavra que retrate melhor o interior do Etios na linha 2017. Todas as versões têm interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black. Os materiais de revestimento das portas e o tecido dos bancos são de alta qualidade.
O painel de instrumentos foi incrementado com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius), o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. A Toyota foi no ponto certo e melhorou muito a leitura das informações.
A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.
Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
Segurança – O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
O mérito é resultado da preocupação que a Toyota tem com a segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo os padrões globais da marca.
Para a linha 2017, a Toyota do Brasil aprimorou os sistemas de segurança do modelo, com a inclusão do encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Duas cores foram introduzidas – Prata Premium e Cinza Cosmopolita –, complementando o portfólio já existente, composto por Azul Journey, Branco Bossa Nova, Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Vermelho Fúria.
Os preços da linha 2017 do Etios são os seguintes:
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Toyota Etios
hatchback 2017 |
X 1.3L 16V manual | R$ 43.990,00 |
X 1.3L 16V automático | R$ 47.490,00 | |
XS 1.5L 16V manual | R$ 48.995,00 | |
XS 1.5L 16V automático | R$ 52.495,00 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$ 53.895,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5L 16V manual | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5L 16V automático | R$ 60.895,00 | |
Toyota Etios
sedã 2017 |
X 1.5L 16V manual | R$ 48.495,00 |
X 1.5L 16V automático | R$ 51.995,00 | |
XS 1.5L 16V manual | R$ 51.695,00 | |
XS 1.5L 16V automático | R$ 55.195,00 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$ 56.795,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 60.295,00 |