Dá pra ter um carro sem antenas e sistemas de transmissão? Até dá, mas neste caso você ficará sem alguns dos benefícios e facilidades do dia a dia pra quem passa bastante tempo no carro. Um carro sem antena, vai te deixar sem:
GPS – Tá certo que hoje em dia existe o Waze pra não deixar ninguém perdido por aí, mas e se o sinal do celular falhar?
A gente sabe bem que nenhuma operadora oferece cobertura completa de dados, e você acabará ficando sem mapa e terá que contar apenas com a intuição.
Mas se tiver com antena receptora e transmissora no carro, poderá usufruir dos sistemas de navegação do GPS através dos sinais de radiofrequência.
Sistema de som – Não ter antenas receptoras e transmissoras significa ficar sem o funcionamento básico de telecomunicação no carro.
Seria impossível escutar as suas estações de rádio preferidas e escutar o noticiário ou as informações das estradas, por exemplo. Seria possível escutar música apenas através dos dispositivos de CD, DVD, Bluetooth.
Rastreadores e alarmes bloqueadores – Para quem não abre mão de itens de segurança e antifurto no carro, ter antenas é fundamental pra usar rastreadores e alarmes bloqueadores que emitem sinais de radiofrequência.
Agora que você sabe o porquê precisa de uma antena no carro, é hora de saber os tipos e onde podem ser instaladas.
Existem as antenas externas longas, as curtas e até antenas internas. As externas, geralmente são instaladas no para-lama, no teto na parte traseira, no teto na parte dianteira e são usadas nos veículos que saem de fábrica já com o cabo instalado no teto, que precisam de conectores adaptados aos originais.
Já as antenas internas de para-brisa são mais discretas, mas caso use as passivas, tenha em mente que são fracas e provavelmente precisarão de uma antena de teto traseira ativa (já tem modelos menores e compatíveis com a antena interna).
Os modelos de antena interna mais encontrados são do tipo que vão colados no vidro, perto do retrovisor interno.